Das muitas vezes que passava por ela na sua antiga casa,aproveitei algumas vezes para falar como sr. Joaquim(antigo dono) para regatear valores,o que eu queria era baixar o preço. Não tinha €€€€ euros para a comprar,nem que custasse 3000€,mas tinha de arranjar maneira de conseguir o melhor preço e depois conseguir o dinheiro.
Numa conversa com o meu amigo Lenon,lá lhe falei da carrinha e ele foi vê-la. Já anteriormente tinhamos falado que quando ele era chavalo(+/- 12 anos) lembra-se de ver uma carrinha toda velha no meio de um silvado. Depois de ele vê-la disse-me :
Ò moço, parece a carrinha que estava em Travanca,perto de minha casa,a tal que eu te falei que vira quando era chavalo e que o meu pai esteve para comprá-la por 50 contos ou coisa parecida. Ela estava perto de uma tal oficina.
Eu :
Ai sim! Mas onde?
Lenon :
Vai a tal sítio.
Determinado dia lá decidi eu ir à procura da tal oficina para saber do histórico da DB-73-00. Acabei por encontrar a oficina(Auto Lameiro) pedi para entrar, e o senhor da oficina(Sr. Manuel) disse :
Podes entrar.
Eu :
Foi o senhor que há cerca de 7 anos restaurou “certa carrinha” do sr. Joaquim de Arada ?
Sr. Manuel:
Porquê? O que é que queres?
Eu:
Só queria saber se foi o senhor que a restaurou,e o que é que foi feito nela.
Sr. Manuel:
Não tenho que te dizer nada. Isso não te interessa. Sei lá se o senhor é das finanças ou da fiscalização?
Eu :
Quem? Eu ? Acha-me com cara disso? Nada disso homem. Só lhe estou a perguntar porque estou interessado em comprá-la e queria ter a certeza daquilo que foi feito nela. E digo-lhe mais, quem me falou da sua oficina foi um amigi meu aqui de Travanca, o Marco(Lenon), o pai dele laca móveis e mora aqui em cima.
O homem viu que realmente eu não era das finanças e que não estava ali para lhe inspecionar as facturas e ver se as contas estavam em dia,e lá começou a desbobinar.
Sr. Manuel :
- Comprei a carrinha a um senhor de S. João da Madeira. Estava em mau estado na altura,mas comprei-a. Um dia o sr. Joaquim passou por cá, viu a carrinha e perguntou se eu tinha os documentos,e eu disse que sim. Ele disse que ficava com ela e ficou cá para restauro.
Levou chapa toda nova a meia altura,o motor saiu fora para aplicar chapa nova na zona do motor. Olha,fui eu que restaurei as janelinhas da frente.
Eu :
Os safaris.
Sr. Manuel :
Deram um trabalho !
Ok. O homem lá disse o que foi feito, onde foi arranjada de chapa(Souto).
Sr. Manuel :
Está toda original,menos as borrachas dos vidros. Até chegueia ir a Fátima à procura de peças para ela. Acabei por ir buscá-las à casa das borrachas no Porto.
Olha, se a comprares,ofereço-te o macaco original dela que ainda o tenho aqui. Na altura que o sr. Joaquim comprou-a não lhe dei o macaco.
Eu :
Combinado. Olhe que não me esqueço.
Entretanto já tinha passado Verão e eu sem a Bimba. Faltava o melhor : €€€€€€€€€€€ .
Afinal o que o sr. Joaquim(antigo dono) em relação ao restauro é verdade, disse eu.
Em Dezembro lá consegui os €€€€€€€€€€ para comprar a Bimba. A compra foi feita a 05/12/2009 com documentos e chave na mão.
Não tenho fotos do que foi feito durante este tempo. Mas apenas se rectificou os travões. A bomba central dos travões está boa e o chassis está “impec”, segundo o mecânico(Quinzinho) devem trte-lhe aplicado flit couto por baixo,daí o seu bom estado nas “partes baixas”.
Bem,por agora é isto. Espero em breve colocar fotos mais pormenorizadas para vocês acompanharem a Dona Bimba.
Verdade, o nº de janelas é o mesmo nº de janelas da Gilda.
A Dona Bimba é modelo de 1967 mas o seu primeiro registo foi a 22-12-1966.
Na M-Plate está este nº 211 270 403 21.
Até Jah e comuniquem

*