kombi split de 61

Post Reply
superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

agora o que há a fazer é adaptar uns farolins alternativos do modelo "desenrasca-te pelo mais barato". uns que não seja preciso furar muito a chapa.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Eu colava o farolin até poder arranjar outro.

João

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

descobri hoje que a minha carrinha não é uma kombi mas sim uma panelvan e que não é vermelha e branca como aliás já suspeitava mas sim toda vermelha.

achava esquisito no livrete estar tipo 21 e não 23 como as kombis e para ser sincero nunca me tinha debruçado muito na investigação mas tropecei ontem num tópico do thesamba.com e resolvi ir á caça da minha m-plate. eis a informação que consegui apurar:

05 12 0
309
PO 211 ROT

data de fabrico: 05 de dezembro de 1960 (fez 48 anitos a semana passada!!)

exportada (da alemanha, claro) para portugal-odivelas

tipo 211 (porta de carga à direita e volante à esquerda)

cor: vermelho

quanto ao código de extras 309, não consegui informações. se alguém puder ajudar agradecia muito

pois parece que o anterior dono consegui fazer uma alteração a nível de livrete de 3 para 8 lugares, meteu-lhe as 3 janelas da kombi, que por acaso até são originais vw e mudou a cor para branco.

espera aí!!!!!!!

lembrei-me agora mesmo que o que poderá ter acontecido foi uma troca das chapas de uma carrinha para outra!!!!! será que houve aqui alguma espécie de falcatrua? é que esta carrinha tem tudo para ser uma kombi de origem, é de desconfiar as janelas estarem tão bem colocadas, assim como ter ainda os buracos onde se aparafusa a peça para abrir os últimos vidros da zona de carga e ter os buracos no chão para aparafusar os bancos.

agora não sei o que fazer, sempre gostei muito das panelvan mas os oito lugares dão muito jeito.

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Deve ser uma das muitas que eram transformadas em Portugal antes do 25 de Abril pela própria VW...
Vidros Covina, bancos Molaflex... etc..
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

e o topico???? agora vou ter de mudar o título do tópico!!!

algo do género:

panelvan de 60 transformada em kombi ou
panelvan falcatruada para kombi

n3oNx

Post by n3oNx »

Praticamente todas as carrinhas que vinham para Portugal eram panelvans e só depois cá em Portugal (na Sociedade Guérin) é que faziam as alterações diversas. Isto porque o Estado Novo queria que alguma parte dos carros "fosse" portuguesa. Sendo assim, chegavam como panelvans e depois metiam as janelas e afins.

Se fores pedir o registo dos antigos donos da carrinha vais ver que o primeiro é de certeza "Sociedade Guérin".

Cumprimentos :)

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

não é falcatrua nenhuma, é tipico das splits portuguesas. era um estratagema para não incidir muito imposto sobre o carro tornando-o mais barato na venda ao publico

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

bem mas o trabalho de hoje não foi só de CSI, ainda sujei um pouco as mãos.

comprei os farolins mais baratos da loja e até têm um ar simpático; 3 euros cada um e estão certificados portanto não vai haver problema na inspecção.
vou colocar 2 de cada lado, ainda não me decidi se um por cima do outro ou os dois lado a lado, um será para luz de presença e outro para stop e pisca, visto que os piscas de trás são como os carros americanos, funcionam com os stops.
para os piscas da frente acabei por aproveitar umas lentes que estavam enxertadas e com alguma paciência consegui metê-los dentro das virolas e apertá-los aos reflectores originais.

na foto em cima á esquerda, o resultado final; á direita em cima e ao meio á esquerda as peças respectivas, claro que ainda falta pintar. podem ver-se também em baixo os tais farolins provisórios.

Image

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

essa alteração explica também a existência das grelhas de ventilação em cima.

então isso quer dizer que a tal hipótese de ser falcatrua é pouco provável e sendo a alteração feita na guérin torna a coisa assim como que oficial.

muito obrigado pessoal, por acaso ninguém sabe dizer o que é o tal código de extras 309?

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

só procurando nos arquivos, no que tenho aqui à mão não encontro esse. amanha posso procurar mais

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

HUGO bOSS wrote:Vidros Covina
Do que tenho visto a guérin utilizava nas duas pop-outs das de 11 janelas, vidros originais da sekurit, e nos restantes 4 laterais nunca encontrei qualquer símbolo. Esses 4 são de menor qualidade e têm uma espécie de plástico no meio que com o passar do tempo ganha bolhas de ar.

Com símbolo covina só vi numa de 66 e noutra de 67, inclusivamente nos vidros das portas e safaris, o que é estranho pois mesmo panel vans deviam ter vidros sekurit da fábrica.
Talvez substituição ao longo da vida da carrinha?!
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

é provável, a minha dum lado tem covina e de outro sekurit, mas tb já vi todos covina e todos sekurit

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

acho que já sei como vou fazer para montar os tais farolins sem estragar a chapa e o buraco de origem.
primeiro leva por dentro uma demão da tinta anti ferrugem, depois colo por cima da tinta, com tec7, uma chapa de fibra de vidro, encho o espaço com betume e pinto por cima. quanto aos farolins ficam um por cima do outro e os furos para o parafuso e para o cabo ficam todos na zona do remendo em fibra de vidro, assim não furo a chapa. quando for para colocar os farolins de origem é só descolar a chapa de vibra de vidro.

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

não achei o código M309 :roll:

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

obrigado nirvana, eu procurei no thesamba.com. também fiz pesquisa no google e não encontrei nada. pode ser que alguém que saiba alemão possa ajudar.

Post Reply