El Yorn wrote:
Jnar, se utilizares MDF marinho (de cor verde) resiste perfeitamente à humidade e não se degrada com o tempo!
(...)
El Yorn....essa do MDF marinho (de cor verde) desconhecia de todo....de qualquer forma, já me informei (está-se sempre a aprender) e mesmo assim, eu ía para o contraplacado, até porque o acabamento tem mais piada. Para as forras das portas e uma vez que ficaram em contacto com a água que entra pelas borrachas das janelas (e mesmo que tenhas os plásticos protectores - SP, atenção a isso!), eu escolhia o marítimo...que embora seja mais caro, é mais resistente e por ter mais camadas, também é mais bonito....
Tenho placas de contraplacado marítimo, que ainda pertencem ao primeiro tejadilho da carrinha (convém dizer, que foi feito em 1970 e poucos, e desmontado em 1990 e poucos....portanto, dura bastante).
SP. podes sempre pintar por cima, com alguma "tinta tapa-poros" de cor escura, tipo Bondex, depois lixar certas zonas e voltar a passar uma segunda camada...ficas com um aspecto rústico e envelhecido.
Outra coisa que podes fazer, é "marcar" alguns simbolos na madeira antes de pintar, com um pirógrafo, mas para isso é precios ter alguma paciência e jeito......mas que ficava fixe, ficava!