14º Clássico em Viana do Castelo VW Ar Club de Pt 27/28-9

Post Reply
User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

Image

(imagem e arte fotográfica de AlfElísio)

:cool: Inevitável ter que deitar as mãos às chaves deste carro... Um "EI" de 1963, um pouco kitado, e com adereços suficientes para atrair as atenções por onde passava.

Image

O motor 1300 que lá está montado, tem mais 10cv que o 1200 original, e isso nota-se. O fenómeno é compensado pelas jantes mais largas, tal como no Herbie dos filmes, e permite entrar "a abrir" nas curvas, com melhor aderência.
Image

No motor, temos a clássica transformação de dínamo para alternador, com a necessária substituição do pé de apoio respectivo. Permite dar "mais pica" à electricidade,embora eu prefira a solução que tenho no meu, uma combinação do dínamo original com um regulador electrónico da Bosch mexicana, dando a mesma melhoria sem necessidade de alternador.

O bocal de óleo é também um acessório "aftermarket", com a vantagem de reduzir as eventuais fugas pela gola.

O filtro de gasolina está naquela posição em que convém usar um extintor grande dentro do carro: nunca foi boa ideia meter o filtro sobre o distribuidor, na parte dsob pressão do circuito de gasolina...
Era preferível antes da bomba, com braçadeiras para o afastar do aquecimento do tubo de admissão.

O carburador tem a alteração muito favorável de meter a mola a "puxar", em vez de ser a "empurrar" ao longo do cabo. Melhora substancialmente o comportamento do pedal, e consequentemente, o dóminio da (pouca) potência em curva e aceleração, em pontos que podem ser criticos no controle de um carocha em velocidade extrema em curva. Essa sensibilidade extra faz toda a diferença.
E de facto, os modelos que vieram depois adoptaram essa modalidade, nunca regressando à mola de empurra.

Há para ali umas invenções na vareta (arame?) do óleo, nada ortodoxas... Talvez para ligação aos instrumentos extra do painel do condutor. A vareta original está lá atrás, apenas para medir o nível de óleo quando necessário.

E há também uns fios "a sobrar" do lado esquerdo, que se estiverem mal fixos, podem ser sugados pela força da turbina, com eventuais complicações.

Sendo um motor 1300 seria bom meter o tubo de cartão que falta na admissão da panela do filtro, orientado e dirigido para a dianteira do motor, apanhando mais ar directo e facilitando os regimes altos.[/QUOTE]

Image

No tablier, os instrumentos extra dão o toque necessário ao "look" Herbie, embora se conduza no habitual modo, de ouvido...

Image

Os interiores não são os dele, embora combinem bem com a cor exterior. Podem servir para termos uma noção das características de anos anteriores:

O banco do condutor é de 1959, o que se entende bem pelas "duas cores", diferentes entre costas e assento e ilhargas laterais. É de vinil, a que chamavam de forma excessiva "pele deluxe". Os restantes bancos são parecidos, mas em tecido, e de 1958. Um ano de diferença, mas muito diferentes ao tacto.

As forras de portas são também de 1958.

O carro está muito interessante, embora nitidamente fora de estado "de concurso", mas apetecível no seu estado natural "de vadio", convidando a aventuras na estrada, libertando o dono de preocupações excessivas de originalidade e detalhe, mas convidando a usufruir do aspecto lúdico de uso e aventura.

É essa afinal a vocação de um carro que é mais que isso, é um companheiro de aventuras, camarada da estrada, um sonho da Disney, um Herbie!...

Image

O carro apresenta as principais características que o permitem assemelhar-se ao Herbie do cinema:

É um modelo de 1963, tem tecto de abrir (da Golde) de origem, em lona. Tem jantes alargadas, pára-choques de exportação "de toalheiro" (apesar de não ter os reforços e fixações), e até a matrícula do filme "OFP857".

As riscas azuis e vermelhas e os números "53" no círculo estão bem conseguidas, fieis quanto baste ao original.

A mais evidente diferença é a tonalidade de branco, aqui "frigorifico", e no original Branco Pérola ref. L87.

No entanto, é um bom resultado global, e um sucesso ao olhos de quem o vê passar. E é essa a maior função de um carro clássico, manter nos corações a chama da fantasia, da paixão e emoção.

Image

Um especial agradecimento ao proprietário, que me deixou fazer alguns km's, que foram um prazer e uma honra.

(Há mais algumas 3 ou 4 réplicas "Herbies" nacionais por aí. O mais conhecido e detalhado é o do Estoril, o "Herbie" de Rui Cristina, o "Berto53")
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

pmachado
Posts: 508
Joined: 25 Jan 2007 20:44

Post by pmachado »

Boas...
Alguem me sabe dizer a referênçia da cor do karman guia verde com a matricula ld - xx - xx?

obrigado

User avatar
antoniocarlos
✘✘✘
Posts: 2304
Joined: 22 Jan 2008 17:14
Location: Albarraque/Sintra e Santarém

Post by antoniocarlos »

Estava eu a voltar a por os olhos nas belas fotos que este tópico contém quando começo a ver a foto do Miguel Brito ao volante do 53...

:D :D
Só não consegui perceber qual era o mesmo nas imagens mais pequenas da mesma foto. Será que também é o Miguel? E qual deles será? Fica a dúvida... A resolução das imagens não permite visualizar! 8)

Image
Last edited by antoniocarlos on 27 Nov 2008 21:46, edited 1 time in total.

VWAUTOMATIC
Posts: 60
Joined: 14 Feb 2007 16:57
Location: Viana do Castelo

fotos reçaca do 14º clácico vw ar clude de portugal

Post by VWAUTOMATIC »

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Estas são algumas das imensas fotos que tirei neste encontro, só mesmo agora me dispus a colocar porque achei que no imediato avia já muita documentação referente ao evento, por isso agora talvez tenha um pouco mais de interesse, se for o caso e se estiverem na disposição de mais seca é só dizer.



[/IMG]

VWAUTOMATIC
Posts: 60
Joined: 14 Feb 2007 16:57
Location: Viana do Castelo

14º clacico vw ar clube de portugal

Post by VWAUTOMATIC »

peço desculpa mas as tres ultimas fotos nada tem aver com o encontro por lapsso passaram.

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘
Posts: 5404
Joined: 19 Sep 2007 19:28
Location: Concelho de Torres Vedras

Post by Carlos Baptista »

Não faz mal!
Foram bem vindas à mesma! Ainda bem que estão aqui estas fotos, porque ao menos tive oportunidade de matar saudades de algumas pessoas que prezo e admiro.

Por exemplo, o Martul e senhora. Mas desta vez não deu.

Longe da vista, mas perto do coração.

Se o Martul vê este forum, para el, un grande abraço, de un pobre cantante português que en una noche de fados en Leiria, te ha cantado uno fado tradicional que hablaba de três galinhas e dos galos, te recuerdas?

Hasta siempre!
Image

SuperVeeOrange
Posts: 318
Joined: 31 Jan 2007 14:47
Location: Viana do Castelo

Post by SuperVeeOrange »

Reportagem do Encontro na Revista Topos & Clássicos de Dezembro, já nas bancas, a não perder.

Obrigado Jorge Lourenço e Alfredo Elisio, os reporteres de serviço.

SV

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

A reportagem está excelente! Não percam.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

fnascimento
Posts: 640
Joined: 05 Feb 2007 18:59
Location: Porto
Contact:

Concentração em Viana

Post by fnascimento »

Segem em baixo algumas fotografias tiradas na concentração de Viana.


http://s373.photobucket.com/albums/oo176/fnascimento/


Fernando Nascimento

Post Reply