Mais uma dica: para mim um fórum é como uma fogueira, e a comparação funciona assim:
- Há quem vá lá para se aquecer, com a lenha que os outros lá colocam. (os visitantes que não postam)
- Há quem vá sempre metendo mais um pauzinho, para alimentar o fogo e não deixar que morra. (Os habituais)
- Há quem meta lenha a mais, e se queime. (extremistas, doentes e distraídos)
O bom equilibrio está em conseguir:
- adicionar algo para beneficio da comunidade,
- retirar algo, aprendendo com os outros.
Confesso que já fiz algumas "pausas", para abrir campo à expressão e desenvolvimento de outros, e porque a minha esposa me dizia "Já estás a ser obsessivo! Estás sempre a monopolizar as conversas! Deixa os outros viverem! Eles não precisam de ti para serem felizes!"
Talvez a regra que mais uso é a de evitar responder quando apenas quero criticar. Note-se que é sempre mais fácil "dizer mal" do que produzir informação e trabalho relevante.
Penso que com algum cuidado de usar uma ética e moral para os outros com respeito, tudo se pode fazer, e assim teremos um espaço de partilha global, focado sobre os vw's clássicos, a paixão que nos une.
Abraços para todos, mesmo para aqueles que são apenas visitantes e não postadores...
[/center]