A História do Kubelwagen

Post Reply
HUGO bOSS
Site Admin

A História do Kubelwagen

Post by HUGO bOSS »

Como prometi, aqui vai. mais uma história de um pré-histórico. :P
Tentarei não me esticar muito, :oops: , mas como gosto de história e acho que às vezes os pormenores mais insignificantes por vezes revelam muita coisa, poderei entusiasmar-me. :twisted:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

A história do Kubelwagen mistura-se com a do Carocha, como é óbvio.

Estavamos na década de 20 do século passado e a Alemanha recuperava da Grande Guerra. O Tratado de Versalhes não permetia ao governo alargar-se em despesas de rearmamento. Os veículos do exército eram basicamente veículos idênticos aos civis, com excepção da cor, com camuflagem.

Na década de 30 os carros militares começaram a ser em maior número e descapotáveis. A sua carroçaria aberta permitia aos seus ocupantes saltarem do carro mais facilmente em caso de ataques. Para se protegerem da chuva e sol teriam uma capota simples e rápida de montar. As portas metálicas por vezes eram inexistentes, sendo de cabedal enrolado (tipo os Hebmuller da polícia, anos mais tarde).

A língua alemã muitas vezes é formada de palavras que são a união de outras, como é o caso do Volkswagen (Volks para povo e Wagen para carro). A palavra Kubelwagen é outra.
Dado a forma dos bancos destes carros, cedo começaram a ser denominados "Kubelsitze", o que levou a "Kubelsitzwagen" e depois a "Kubelwagen", o que numa tradução à letra dá-nos "Carro balde".

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Amanhã continuo.
Miguel, vai complementando! :wink:

Image

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Na foto, reparem que o da frente já não traz pneu metido na jante do sobresselente.
O sucesso do kubel era tal que quando atolava, aqueles quatro soldados saiam do carro, puxavam-no à mão até desenterrar, e depois voltavam a entrar e a continuar caminho.
As estradas, na frente ocidental, estavam muitas vezes reduzidas a lamaçais esburacados, e um veículo de baixo peso trazia vantagem.
Reparem que pela postura dos combatentes, esperavam uma emboscada a qualquer momento, prontos a saltarem para fora.
Os farois possuem um resguardo em lona, com apenas uma fenda para saída de luz, para evitar serem detectados de noite pelo inimigo.
A matrícula indica uma unidade SS, talvez a fugirem do desembarque aliado do dia "D"...
O baixo peso era uma vantagem para a transposição de obstáculos:
Image
Conseguiam subir taludes "impossíveis".
Era um veículo que gerava confiança:
Image
Image
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Kastenwa

História do Kubelwagen

Post by Kastenwa »

O Kubelwagen era fiável, tinha um peso reduzido, consumia pouca gasolina e fundamentalmente, por ser refrigerado a ar, não tinha os problemas de congelamento de água nas baixas temperaturas da frente russa e de aquecimento no deserto na África.

À época, se comparamos os consumos, o peso, a simplicidade mecânica do Kubelwagen com os dos Jeeps americanos e outros veículos semelhantes, era francamente melhor, acrescentando a versatilidade de utilização.

Os Aliados, quando capturaram os primeiros Kubelwagen, ficaram admirados com as capacidades que eles tinham.

Outro factor decisivo, era a facilidade com que eram efectuadas as reparações, no cenário de guerra.

El Yorn

Post by El Yorn »

kastenwa escreveu: por ser refrigerado a ar, não tinha os problemas de congelamento de água nas baixas temperaturas da frente russa...
A água não congelava, mas o óleo sim! Os motores por e simplesmente soldavam e não havia maneira de os por a trabalhar sem antes fazer uma fogueira por baixo, afim de derreter o óleo do cárter! Os óleos da época eram do tipo “monogrado”, de fraca qualidade e não adaptados para uma invernia daquelas.
Aliás, segundo os historiadores, as temperaturas sentidas durante a frente russa tinham sido das mais baixas registadas nos últimos 40 anos.
Nem pelo facto de ser arrefecido a ar, fez com que o kübelwagen vingasse na frente russa, ao contrário do que aconteceu, como disse bem o Kastenwa, no Norte de Africa com a famosa “Afrika Korps”.

Agora, não quero com isto dizer que não gosto do Kübel, antes pelo contrário é capaz de ser dos veículos da gama VW que mais admiro!

Bom tópico :wink:
Cool as air!!

Kastenwa

Post by Kastenwa »

Claro, na frente russa, o problema de congelamento era extensível a todos os veículos militares.
Porém, no Kubelwagen, só o óleo é que congelava, enquanto nos outros, a água era o primeiro elemento a dar problemas...
Na frente russa, o problema não era o Kubelwagen...era o inverno anormalmente rigoroso, mesmo para a época...

Eu tambem sou da opinião que, pelo ponto de vista da resistência e utilização para que foi concebido, o Kubelwagen deve ser o melhor VW.

Pedro
✘✘

Post by Pedro »

aqui fica o meu contributo... :lol:

Image

Image

Image
Image

Image
Image

Image
Image

Image
Image

Image
Image

Desculpem a qualidade, mas foi digitalizado da revista "Topos e Classicos" se fizerem guardar a imagem conseguem ler melhor...

:wink:

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

He!He!

Post by Eduardo Pinela »

Mais uma axa para a fogueira! Já repararam neste tablier? ^Ñ têm nada a ver com o que desencadeou tanta polémica por aqui! Digam de vossa justiça! A mim parece-me que as coisas nem sempre são como aparentam e a economia de guerra deve de ter das suas...

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Bem, com estes vossos contributos e o do Pedro, pouco mais há a dizer! :lol:

Resta-me acrescentar os números de produção:

Kubel 4 lugares - 37.320
Kubel comando - 7.545
Kubel radio - 3.326
Kubel oficina - 273

Estes são os seus códigos:

Type 87 - Chassis tracção às 4 rodas
Type 87 0 - Carroçaria Kubel (4 lugares)
Type 87 1 - Carroçaria Kubel (3 lugares)
Type 87 7 - Chassis do Kubel com carroçaria do Carocha

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Quanto a outras versões e estudos, irei colocar aqui mais umas fotos depois...
:wink:

Quanto ao tablier, efectivamente nunca vi outro igual noutro Kubel. Realmente poderá ser uma variação feita depois da guerra...

Poupanças nos Kubel, conheço a do pára-brisas dividido ao meio, para pouparem nos vidros quando partisse...

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Eis um tablier igual ao da reportagem:
Image

É dum Schwimmwagen Type 166, o VW anfíbio também da Segunda Guerra Mundial...

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Uma versão testada para a neve... Também montavam-lhe esquis nas rodas da frente...

Image

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Um Kubel das últimas séries, com o pára brisas dividido...
Image

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

split4ever
✘✘✘✘

É uma pena

Post by split4ever »

Oi,

Já repararam na foto do motor?
Este carro estava o ano passado na automobilia de aveiro, está espectacuar, mas sobre o melhor pano cai a nodoa.
Desculpem-me mas eu acho q temos de ser exigentes com a originalidade.
O motor n tem de origem o destribuidor, o dinamo e o regolador. É uma pena, até porque são peças q n são assim tão dificeis de encontrar.
Não entendo como é q este carro ganhou (segundo diz n artigo), prémios de restauro.

Saudações carochisticas,

Splt4ever

Post Reply