Carburador Solex 28pict 1 com giglers maiores??

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

:shock: O Dom com o motor num estado ruinoso e vocês preocupados com o consumo do carburador.

Dom, depois de rever a foto do teu motor, tenho a certeza que alguém aqui no forum teve o trabalho de a editar e colocar de uma forma clara os aspectos que deviam ser corrigidos no teu motor para evitar que ele gripe.

João

dom

Post by dom »

Loyo, Eduardo Pinela, Jcse
antes de mais obrigado. :)

"não sei se vai estar muito off topic, mas se estiver peço desculpa, é que começo a falar e não me calo - desculpem o testamento" 8)

Eu vou andar a pesquisar por aí a ver se ainda se encontra algum carburador desses; mais cedo ou mais tarde tenho que lhe colocar um carburador, isto é, como já referi, só para remediar. agora se vai ser um 34 PICT-3, ou o 31 PICT-3 ou o PDIST, já não sei, muita gente me fala bem de ambos... como já disse anteriormente, os consumos são o que menos me preocupa para já. Consoante for aparecendo, ou caso alguém saiba de algum carburador do género que me avise sff. :D

jcse wrote::shock: O Dom com o motor num estado ruinoso e vocês preocupados com o consumo do carburador.

Dom, depois de rever a foto do teu motor, tenho a certeza que alguém aqui no forum teve o trabalho de a editar e colocar de uma forma clara os aspectos que deviam ser corrigidos no teu motor para evitar que ele gripe.

João
Jcse, eles têm razão no sentido em que eu abri este tópico porque infelizmente tive problemas com o carburador e procuro soluções. :?
Agora... sim tu também tens razão, já num outro tópico, o Miguel Brito fez referência aos pontos a mudar no meu motor, mas pelo que me apercebi não estava assim num estado tão caótico... :shock:

Este foi o post do M.B.
Miguel Brito wrote:Cum caraças, tanta coisa para rever...

Essencial, prioritário, urgente: tubos de cartão para controlar o fluxo de ar. Se tens os buracos abertos, o ar quente do escape entra no compartimento e o motor aquece, e rebenta mais cedo.

Image

1- Esparguete... Cuidado para não haver fios demasiado grandes e soltos que possam ser sugados pela turbina. Se necessário usar uma braçadeira plástica para segurar os ditos.

2- A ponta parece estar desfiada. Como está comprido, cortar cuidadosamente a ponta com lâmina de metal e voltar a prender.

3- O peso (3) pode ser facilmente fixo em aberto ou fechado, pondo uma braçadeira plástica a prender em (9) ou (E).

4- Entrada de ar.

5- A tampinha de borracha (5) não está bem encaixada no orifício das velas. Corrigir e verificar se estão as quarto tampinhas de borracha todas bem pressionadas no sítio, para evitar que o ar entre.

6- Mais uma vez, o tubo cinzento está montado invertido: a "bossa" deve ficar para cima e pode ser presa por um cordel ou braçadeira plástica à mola da tampa do filtro. A "bossa" visa impedir que algum escorrimento de gasolina consiga chegar à "bolacha" lá em baixo, do distribuidor.

7- O tubo de gasolina está grande demais e faz umas curvas esquisitas. Poderá ficar pela frente do tubo (6) para evitar encostar à bobine (a "coisa" cilindrica azul). Verificar se não está danificado e se verte.

8- O tubo de entrada de gasolina para a bomba é diferente do de saída, e de muito melhor qualidade.

9- Mola da tampa do filtro.

10- Parece faltar um parafuso na dobradiça da tampa.

Os tubos de cartão:

(A) liga com (B), e é igual a (C) que liga com (D).
(E) liga com (F) e é mais comprido, e fica um bocado retorcido.

Na pior das hipóteses, não metendo tubos, mete tampões de borracha e veda (A), (C) e (E) com um pedaço de oleado preso por braçadeiras metálicas de parafuso.

Assim que vedares (E) vais notar diferença no funcionamento, pois o ar que entra ao carburador passa a ser apenas por (4), e é mais fácil regular o ralenti..

epah, tem muitas coisas a alterar, mas. . . o que me pareceu mais grave foi mesmo a falta dos tubos da turbina, mas já os comprei e o mecânico ficou de os meter quando fosse agora trocar os giglers.
Eu imprimi essa "ajuda" do Miguel Brito e entreguei ao mecânico, ele disse que ia resolver os problemas que pudesse... a ver vamos. :)

Mas Jcse, que é que o motor tem de tão "ruinoso" que pode fazer com que ele gripe para além dos tubos da turbina?

ps: falaste-me de um eixo do distribuidor estar mal colocado... acreditas que olhei para a peça que mostraste no tópico e ainda não sei onde ela é nem para que serve??

Um abraço.
Last edited by dom on 26 Jan 2008 19:29, edited 1 time in total.
Domingos Carvalho

1302S

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

A falta dos tubos faz com que o motor não tenha ar suficiente para arrefecer.
A falta de gasolina (soluços) faz com que o motor aqueça mais do que devia

João

dom

Post by dom »

jcse wrote:A falta dos tubos faz com que o motor não tenha ar suficiente para arrefecer.
A falta de gasolina (soluços) faz com que o motor aqueça mais do que devia

João
ahhh ok João, Obrigado!
Peço desculpa pela minha ignorância! :) já aprendi mais uma coisa, sabia que era grave, mas não sabia que era tãão grave.
Domingos Carvalho

1302S

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Como podes ver pelo teu exemplo, não é fácil destrui um motor destes e por isso as pessoas abusam.

João

dom

Post by dom »

Tens razão, tens toda a razão.

Eu como não percebo o mínimo de mecânica, e até porque o carro veio como está, diria que era uma coisa normal estar sem os tubos. . . sim levei um mecânico antes de comprar o carro, que viu o motor e me disse que estava bom, mas pelos vistos não foi o entendido na matéria porque senão tinha dado logo de caras com este problema. :?
Mas graças a vocês, aos poucos vou aprendendo sobre o meu carro e fazendo as alterações necessárias para que fique em condições.
Domingos Carvalho

1302S

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

A bomba de gasolina do carburador é a haste metálica amarela (zincada)que está mais perto do alternador.

João

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

So Para não te perderes: O 34 PICT-3 é o carburador original que não foi a melhor coisa que a VW fez e que normalmente equipa os motores 1600, portanto, visto que tens um 1600, esquece o 31, não é para ti.

Quanto ao sistema de dois carburadores PDSIT que normalmente equipam as brasilias e tipo 3, ambos 1600, muita gente, como eu que ando diariamente como meu VW, consideram melhor por proporcionar boa economia e melhor performance.

Agora tu decides, podes sim ter a certeza de que não vale a pena insestir muito nesse carburador pois foi feito para os 1200, como é obvio vai ficar sempe atraz do que é natural.

Há uma outra hipotese que é colocares um carburador 30 PICT-2 que é muito mais fiavel, as brazilias têm esse carburador com um colector especial de dupla admissão...mas tambem não é grande performance...Pergunta ao Nelsonfelix que tem esse sistema.

Boa sorte e podes sempre contar com este forum para todo o tipo de ajuda!
Plastic cars sucks!

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Talvez o ideal fosse tentares comprar um carburador mais correcto para esse motor, e depois tentares vender esse para recuperar parte da compra do outro. Ou comprando a uma loja, alguém que fique com esse à troca, com acerto de custo.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

matos
✘✘

Post by matos »

dom wrote: Eu como não percebo o mínimo de mecânica,
Pensava eu que estava sozinho neste forum :lol:
Afinal, já somos dois Dom.
UUUFFFFF........
Cumpts
Matos
Os loucos vivem mais aventuras que os normais.
Nunca sejas muito normal

dom

Post by dom »

Ok, obrigado Eduardo. :)
já percebi que o 34 PICT-3 está fora de questão.
Quanto a esse que te referes aí o de dois carburadores PDSIT, estás a falar naquela alteração de retirar o carburador central e colocar 1 de cada lado?
Image
:?:

Eu aqui à uns tempos quando comprei o carro pensei em alterar logo isso mas desaconselharam-me porque disseram que como eu ainda tenho o filtro original, que era um erro; epah, não sei, que dizem?

Mas para já vou-me manter com este lá com os giglers alterados... posteriormente, quando tiver melhor (€€€) compro o carburador ou carburadores, dependendo do que vocês me digam, adequados.
:wink:

Boas Matos, podes crer... sinto-me como bébé a aprender a andar aqui no meio deles :oops: , mas com o tempo vou lá, aliás vamos lá! :D eheh é só ter dedicação e querer aprender, afinal de contas um motor vw é como um simples complicado motor de rega!! :p

Abraço
Domingos Carvalho

1302S

matos
✘✘

Post by matos »

A propósito dos carburadorers colocados um de cada lado, já tive um sistema desses, no meu primeiro vw a ar; no entanto a dificuldade para a afinação simultânea era tal, que acabei por desistir, voltando ao método de origem.
Os carburadores zangavam-se com muita facilidade.
Na afinação, o mecânico fazia-o perfeitamente e eu vinha todo contente embora, mas sempre na dúvida se a coisa aguentava ou não; muitas vezes tive que dar a volta (e a distância era de se lhe tirar o chapéu), ir ao dito, que até ficava assim: :shock: .
Também havia uma coisa: o conjunto do triângulo e "arames" que faziam os carburadores funcionar, eram artesanais, daí a sua imprecisão; agora já há material melhor para o efeito.
Cumpts
Matos
Os loucos vivem mais aventuras que os normais.
Nunca sejas muito normal

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Para não falar da trabalheira que é para mudar as velas.

João

dom

Post by dom »

uhmm compreendo!
Também me disseram isso, que os carburadores colocados de lado, desafinavam muito rapido, e salvo erro também referiram esse caso do trabalho que dá para trocar as velas.

Então também desaconselham. :) vocês são os experts, eu limito-me a imitar-vos. :lol:

Mas só por mera curiosidade, sem ligar ao consumo, a performance é muuuito superior não? :?:

há novidades, o carro já está pronto. o meu pai disse-me hoje. Diz ele que o carro puxa que é uma coisa louca (em comparação ao que tava) até tou pa ver!! :twisted: :twisted: eheh
Eu depois dou-vos as boas novas. :)

mas recebi muitas más notícias... não sei é se este é o tópico correcto para falar nisso... mas também não quero ser mais um a encher o servidor à toa com tópicos.
Domingos Carvalho

1302S

dom

Post by dom »

Boas, há novidades!!
O carro, em comparação ao que tava dantes, puxa mesmo que é uma coisa louca... que diferença. :D :D eheh

Não tive muito tempo, mas amanha tiro fotos ao compartimento do motor, para verem a diferença! está muito melhor, mais arranjadinho. :D

Obrigados.
Domingos Carvalho

1302S

Post Reply