Viagem Histórica Comboio Eléctrico para Sintra

: Outro Veiculos & Projectos : Vendas : Procuras :
Post Reply
Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Viagem Histórica Comboio Eléctrico para Sintra

Post by Miguel Brito »

VIAGEM HISTÓRICA DO PRIMEIRO COMBOIO ELÉCTRICO

Para quem gosta de coisas históricas: a não perder!
http://www.cm-sintra.pt/NoticiaDisplay.aspx?ID=4823

Image

"Recuar 50 anos na História e reviver a viagem inaugural do primeiro comboio eléctrico da linha de Sintra. A proposta é da Câmara de Sintra que lança um desafio à população: comparecer, dia 19, às 15H45, na estação de comboios de Sintra e dar as boas-vindas ao comboio histórico que parte nesse dia, às 15H00, de Alcântara Terra rumo a Sintra."

15h00 – Partida do Comboio Histórico da Gare de Alcântara-Terra rumo a Sintra. Paragem no Cacém para a entrada do Rancho Folclórico de D. Maria

15H45 – Chegada à Estação de Sintra e actuação da banda da Sociedade Filarmónica e Recreativa de Pero Pinheiro

Interessante também este link para o passado recente de Sintra ( e em 1958 já havia muitos carochas...)

http://bairrodosafoitos.blogspot.com/20 ... co_28.html

E também houve direito a desfile automóvel, liderado pelo Cadillac presidencial...

Image
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

:shock: Vidros partidos, sangue, metal retorcido: Miguel Brito escapa à Morte... por pouco.

Foi um acaso: não estava naquele momento na plataforma metálica.

Hoje decorria a viagem comemorativa dos 50 anos do início do comboio eléctrico para Sintra. Mas... o que prometia ser uma festa revivalista de 1958 acabou por ser quase uma tragédia.

Image

Conforme previa, estive presente na estação de comboios de Sintra, para a recepção do comboio comemorativo dos 50 anos do comboio eléctrico na linha de Sintra, na tarde deo 19 de Janeiro de 2008, onde às 15.47H aconteceu um inesperado acidente, quando o antigo comboio, mais largo que os actuais, destruiu parte da plataforma, arrastando na amálgama de ferros e vidros a partirem-se, um senhor que ficou ferido na cabeça.

Image

O comboio parou de imediato, os estragos na plataforma foram relevantes, parte da estrutura foi arrancada e projectada contra um pilar, partindo-se e estilhaçando os vidros que continha, com a vítima enrolada nos destroços.

Foi prontamente assistido no local, mas o facto assombrou uma tarde que se previa de festa e de euforia.

Podia ter sido uma tragédia, mas para além do susto há a lamentar o estado do senhor acidentado, combalido e ferido, que foi levado para o hospital, e os nervos da filha, uma miúda muito assustada com o sucedido.

Image

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

acidente

Post by Carlos Baptista »

Ó Brito! Estou a saber do acidente neste preciso momento através do teu post e congratulo-me pelo facto de nada te ter acontecido. Ou eu não ouvi as notícias com atenção, ou a RTP não falou em nada, pelo menos às 20.00 horas. Então os engenheiros não sabiam que o comboio era mais largo? Atenção! Porque não se sabe se ainda vamos ter que andar novamente em comboios a carvão e se as carroças vão voltar à estrada. Quanto às carroças, já se sabe que cabem na estrada. Em relação aos comboios, vão ter que alargar as plataformas todas. Até amanhã. Estou na área de serviço à saída da VDG à vossa espera.

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

O Guru está em todas... E esta notícia é primeira mão aqui no garagemvw: eu estive lá, infelizmente constatando o sucedido...

No entanto, claro que não seria nada, mas mesmo nada conveniente a RTP 1 ter acrescentado esta notícia à de hoje, da morte ocorrida esta semana por atropelamento de uma jovem, colhida por um comboio ao passar na linha de sintra.

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?he ... 76&tema=27

"A REFER anunciou que as obras na Linha de Sintra vão começar este mês. A companhia de comboios vai construir passagens superiores, um anúncio que surge dias depois do atropelamento de mais uma pessoa na linha."

Todas as histórias, completas, aqui sempre, no vosso garagemvw!...

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Miguel tu estás em todo o lado. Não te escapa nada!!! :lol:

João

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

E eu tinha ido lá só para tirar as novas fotografias que actualizam as de Abril de 1957...

Image
Image
Reparem que o relógio é o mesmo...

Image

Com a confusão que se gerou no acidente à entrada da gare, a banda já não actuou em recepção calorosa...
Image

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

A outra fotografia que me levou até lá, foi esta:

Image

Com um cadillac do ano que eu gosto, forte, potente e discreto: um carro eterno.
A fotografia do mesmo local actualmente, o antes e o depois:

Image

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Mais uma, de antes e depois, de 1957 e 2008:

Image
Image

Image

Por um acaso, na fotografia seguinte, aparece a ponta da plataforma metálica que foi arrastada pelo comboio no acidente:
Image

seventropical

Post by seventropical »

Miguel,até pareces um reporter do canal 1..... :wink:
obrigado pelas fotos antigas.....não conhecia
mais um pouco da nossa historia do nosso Portugal.
Image
http://www.seven32.skyblog.com/

Carochas do Berço - Parque do Triângulo Comercial. Encontro Mensal - Ultimo Domingo - 10:00 horas.

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Lá vai a notícia a espalhar-se...

http://riodasmacas.blogspot.com/

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Pois, mas o relogio da estação ainda é do tempo dos (numerais) romanos!

O meu avô trabalhou na linha nos anos 60 e ainda e do tempo em que se mudava de comboio no cacem para ir para Sintra! provavelmente ninguêm se lembra disso.

Eu costumava fazer a linha muitas vezes pois frequentava com ele e a minha avó a praia das maças, e por consequência o electrico.
Plastic cars sucks!

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Desculpem insistir com este tópico, mas escandaliza-me o facto de esquecerem os factos acontecidos.

Veja-se a edição do jornal Público do domingo:

http://jornal.publico.clix.pt/magoo/not ... &sid=51535

Que estranho! Nem uma palavra em relação ao acidente... :evil:

Um bom comentário, sério, completo, detalhado e sem ser sensacionalista, pode ser encontrado em http://autoclassicos-lisboa.blogs.sapo.pt/, em mais um excelente artigo de Nuno Cabeleira.

Hugo
✘✘

Post by Hugo »

O horror, o drama a tragédia!!!!
:cry: :cry:

:wink:
Faço transporte de viaturas

Compro carros sinistrados/batidos em qualquer estado.

Vendo todo o tipo de peças auto usadas, guarda lamas, farolins, motores etc

Executo trabalhos de Bate-Chapas.

Preparaçao de carroçarias p/competiçao.

Post Reply