Pouco tempo depois de ter o meu carro pronto a andar, a turbina descentrou-se e com a trepidação partiu o apoio do dínamo e os apoios na caixa de ar. Era altura de tirar o motor do VW para substituir o q era preciso.
Já tinha tirado o motor do meu primeiro VW, mas aproveitei estar a carroçaria tirada e claro, foi mto mais simples.
Desta vez teria que faze-lo da maneira mais complicada. O motor como sabem sai por baixo. podemos levantar o carro todo e descer o motor, ou descer o motor e levantar a traseira e empurrar o carro para a frente. Optei pela primeira hipotese. É um trabalho q deve ser feito por duas pessoas, mas como verão, pode ser feito por vós mesmos sem mais ninguem.
ATENÇÃO: o procedimento foi adaptado por mim, e correu tudo bem, e embora tenha confiança no processo, não garanto que vos corra bem a vocês.
LISTA:
- 1 VW
- 1 pessoa
- 1 chave 17
- 2 macacos (um daqueles de oficina, o outro desses normalissimos)
Primeiro precisamos de elevar o carro todo à altura do motor e mais um bocadinho para folga.
eu prefiro usar o macaco de oficina no centro de cada eixo e ir subindo a traseira e a frente alternadas ate ao limite do macaco, e depois de escorados os apoios, subir a base do macaco (tijolos por baixo do macaco por exemplo), voltar a subir. Repetir até termos o carro à altura pretendida.

Em seguida vamos "inventar um macaco. O que fiz foi soldar os dois macacos, da forma que vêm na imagem. Assim têm amplitude suficiente para chegar ao motor. Não apoiar directamente o macaco no motor. Aplicar uma tabua entre os dois metais, e apontar para o centro do motor.

Agora é altura de pegar na chave 17, meterem-se debaixo do carro para desapertar as duas porcas que de baixo. O motor está fixado por 2 porcas e 2 parafusos.
Agora fazer pressão com os macacos. Não mta, mas o suficente para q o peso do motor fique apoiado pelos macacos.
Se ainda nao o fizeram, é boa altura para desligar todos os fios q estão ligados ao vosso motor, e o tubo de admissão de gasolina (tapar a saida com um lápis por ex.). Para facilitar podem retirar o filtro de ar (eu nao tirei), e se tiverem um distribuidor de vacuo,desapertem-no e rodem a camera de vacuo para dentro para nao atrapalhar na saida do motor. Desligar cabo de acelerador. Se tiverem a chofagem acopolada ( aminha está desactivada), é boa altura para desacopolar as tubagens q a ligam ao carro.
Agora no compartimento do motor, atrás da caixa de ar, é onde vao encontrar as duas ultimas porcas (uma de cada lado) para libertarem o motor. São complicadas de desaparafusar pois vao ter de faze-lo sem ve-las, só pelo tacto. Mas nao é nada de mto complicado, é preciso apenas ter paciência.
depois de desaparafusadas 4 porcas, o motor está solto. Temos de puxa-lo com pequenos safanoes, até que os parafusos grandes saiam completamente para q o motor possa descer.

Agora vamos descendo suavemente os macacos, enquanto com uma das mãos no topo do motor, o equilibramos para nao tombar para os lados ou para frente ou trás.
Comvem terem apoios laterais perto do limite mínimo dos macacos para que possam retirar os macacos.

Convem termos uma placa de contraplacado no chao por baixo do motor, quando o motor assentar na placa podemos puxa-la, e o motor sai debaixo do carro.

vista pelo compartimento do motor:

espaço entre o topo do motor e a parte mais baixa da traseira do carro.:

motor depois de puxado o contraplacado:

motor depois de trocada caixa de ar, dínamo, e mais algumas peças menores.

Para voltar a colocar o motor é efectuar o processo inverso. Será boa ideia que o motor nao rode enquanto estiver fora do carro. Podem faze-lo mas é mto mais facil encaixa-lo e as engrenagens coincidirem se nao for rodado. Aproveitou-se para dar um arzinho mais lavadinho ao compartimento do motor.

Etretanto esse carburador (34 pic 3) estava cheio de fugas e com os apoios partidos. Agora está com um Brosol H30/31 com adaptador para admissão dupla.
Boa sorte!