Alteração de 6v para 12v

surfistaprateado
✘✘✘

Alteração de 6v para 12v

Post by surfistaprateado »

Boas, devido a varias sucessões de eventos decidi que será talvez melhor alterar a electricidade do meu carro de 6 para 12v. Alguem me elucida sobre o que necessito e os seus preços assim por alto?
Antes de "E" e de "I" NUNCA se usa "Ç" :-)

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Vais precisar de algum material (algum bastante obvio), agora quanto ao preço depende se prentendes o fazer tu, e se pretendes usar material novo ou de segunda mão.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

surfistaprateado
✘✘✘

Se conseguir serei eu, e com material que possa perfeitamente nao ser novo... é mais baratinho!

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Vais ser tu o mestre? :twisted:
1ª peça: um extintor. :mrgreen:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Precisas de reles de piscas e max/medios, motor limpa para brisas, lampadas o dinamo e o pedestral do mesmo pois o tamanho do 12v é maior (isto se o teu carro for posterior a 60 quando o motor 1200 cresceu, caso contrario tens de rebobinar o dinamo).

O motor de arranque pode ser o mesmo, aguenta, vais ver a rapidez com que trabalha! Parece um carro moderno!
Plastic cars sucks!

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Pergunta os detalhes todos ao HugoPeças ou ao Júlio da Montyparts... Já que são eles que irão fornecer-te as coisas necessárias...

O mais caro será a reconversão do dínamo, e o controle dos limpa-vidros. Tens que comprar lâmpadas, incluindo as pequeninas do mostrador e da matrícula, e do interior... Mas as baterias 12V são a metade do preço...
O motor de arranque pode ser que aguente como está, a 6V.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

6 para 12

Post by Carlos Baptista »

Isso. Deixa-lhe ficar o motor de arranque de 6v que vais ver que o motor anda nas horas do....... Eu já fiz uma coisa dessas num 1200 de 59. Boa sorte.

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Até porque se mudares o motor de arranque de um de 6V para outro de 12V vais descobrir que não engata nos dentes da roda do motor, o que levaria à necessidade de substituir o volante motor por um de motor 12V, com outro número de dentes, tarefa a fazer com o motor retirado. E tudo isto são trabalhos escusados.

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

6 para 12

Post by Carlos Baptista »

Muito bem!

macsoft

Post by macsoft »

Pode acontecer as escovas do motor de arranque precisarem de ser substituidas mais cedo, mas de resto funciona perfeitamente com 12 volts. Aliás funciona ao dobro da velocidade :)
Vendem-se kits com os materiais todos que precisas (ou a maioria). Talvez te saia mais barato.
Uma vantagem da mudança é que vais ficar com mto menos perda de corrente nos cabos. dobro dos volts, metade da corrente. logo menos perdas. Alem disso vais ficar com os cabos electricos com o dobro da espessura dos carros a 12 volts, logo penos hipoteses de perdas.
VW 1300L, 1970

surfistaprateado
✘✘✘

Qcho q ja desisti da ideia! Desanconselharam-me!
Até pq acabei de dar á relativamente pouco tempo quase 50€ por 2 lampadas h3 de 6v...

Tinha-me esquecido desse promenor! :oops:

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Surfista: eu tenho os dois casos. O KG está a 6V, com lampadas de farois de halógeno para 6V (as tais caras...), e o carocha de 63 já o comprei alterado para 12V.

A minha conclusão do uso dos dois é que os 6V são bons para marcar a originalidade e respeito pela antiguidade, mas os 12V são infinitamente mais práticos para andar por aí no quotidiano.

O caso mais relevante é paragens de trânsito congestionado de noite, em que estamos de luzes acesas a gastar os últimos volts da bateria.
Mesmo passando para condução em mínimos na cidade (perigoso, ilegal e tipo taxista), é necessário manter acelaração em ponto morto nos semáforos para acrescentar carga e manter o carro ligado.

A despesa paga-se uma vez, o conforto fica sempre.

type82e

12v

Post by type82e »

comprei recentemente uma bateria da autosil para o oval 135€ e entretanto já subiram mais 10%, as de 12 ficam a um 1/3 do preço, só esta diferença quase que dá para fazer alteração

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

surfistaprateado wrote:Qcho q ja desisti da ideia! Desanconselharam-me!
Até pq acabei de dar á relativamente pouco tempo quase 50€ por 2 lampadas h3 de 6v...

Tinha-me esquecido desse promenor! :oops:
Podes fazer uma coisa engraçada para teres mais corrente, pores duas baterias em paralelo, assim tens sempre carga.
Plastic cars sucks!

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Não acredito que resolva. O problema está na queda de tensão e não na corrente que a baterias são capazes de fornecer.

O Negativo é transportado pela chapa do carro. A oxidação entre os guarda-lamas e a carroçaria faz aumentar a resistência eléctrica, fazendo com que haja uma queda de tenção significativa, porque nos 6V o valor da corrente eléctrica, é o dobro para a mesma potência que num sistema de 12V.
P=UI

Se tiveres uma potência de 40W tens uma corrente 3.3A num sistema de 12 V e 6.7 A num sistema de 6V.

Como a queda de tensão é igual a U=RI e supondo que tens uma resistencia de 0.1 Ohm devido a oxidação (que é pouco) temos uma queda de tensão de 0.33V num sistema de 12 e de 0.67V num de 6V.

Num sistema de 12V a queda de tensão é de 2.75% enquanto que num sistema de 6V é de 11.2% :shock:

Uma solução é passares um fio do negativo (-) da bateria às lâmpadas. Verifica qual é a tensão aos terminais das lâmpadas. Devias ter pelo menos uns 6.2V.

Porque é que pensas que o transporte de electricidade é feito em alta tensão?

João

Post Reply