cheiro a gasolina e mostrador marado

dom
Posts: 124
Joined: 31 Oct 2007 22:40
Location: Braga
Contact:

cheiro a gasolina e mostrador marado

Post by dom »

Boa Tarde,
tudo bem convosco?

Vai começar aqui o início de uma série de dúvidas que vos vou colocar, e uma séria de dores de cabeça que vou ter :? :D .

Eu tenho um 1302s de 1971, que comprei à pouco tempo (sábado passado).
Um dos problemas que tenho, é o mostrador original. Funciona, mas tanto marca cheio, como vazio, como anda palí a dançar lol. E um cheiro intenso a gasolina dentro do habitáculo. :(

Eu antes de criar este tópico, pesquisei aqui no fórum, e vi certos pontos que vou citar.

Pode ser,

Em relação ao mostrador:

- A boia presa;
- Não sei, mas se a bóia estivesse presa, o manómetro não marcava nada, não é? E caso seja da boia, há alguma maneira 'especial' para a retirar e para voltar a meter?

- O estabilizador avariado;
- É provável, como é que eu posso saber se realmente está avariado?

- Pode ser a própria boia estragada?

Como é que poderia solucionar este problema?

[outra coisa, eu tenho no meu painel de instrumentos um mostrador de gasolina instalado por um dos antigos proprietários, que eu gostaria de ligar; caso o queira ligar, continua a ser preciso o establizidor, ou já virá no próprio manómetro?]

Só sei dizer que é da marca VDO, é algo parecido com este(embora este seja do óleo):
Image

Image

Em relação ao cheiro a gasolina:

- Pode ser tubos rotos ou mal fixos;
- Não acho muito provável, visto nao ter reparado (nos 2 dias que estive com o carro) em manchas de gasolina no chão.

- Podem ser tubos porosos;
- É provável, eu quando comprei o carro, esqueci-me de perguntar se tinha sido feita algum tipo de revisão nesse sentido.

- Pode ser o tubo de respiro do depósito;
- Não faço a mínima ideia de que é feito, onde está, por onde passa :? e caso seja isso, o que é que causa o cheiro? os vossos nao o têm? [lol :lol: ]

Bem, de resto não encontrei mais nada, ou então a minha pesquisa não foi tão boa quanto pensei [nunca fui bom em pesquisas]...

Agradeço toda a vossa colaboração e dedicação.

Um abraço
Domingos Carvalho

1302S

User avatar
Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘
Posts: 5473
Joined: 24 Jan 2007 13:43
Location: On the way to Toulouse

Post by Hong Kong Syndicate »

Mostrador: afinal qual é que esta ligado? O do contas ou este ao lado?
Mesmo assim, vamos verificar que antes de tudo o sensor do deposito esta bom
Saca o sensor do deposito (5 parafusos) e verifica o estado dele. Agarra num multimetro e 1er verifica a continuidade da bobina, e a seguir a resistência e deve ter mais ou menos
Cheio 10 Ohm.
Meio deposito 40 Ohm.
Vazio: o contactor desce, já não encontra fio: resistência "infinita"
Se isto estiver ok, verifica os fios, se por acaso não esta um descarnado, a tocar noutro, massa bem ligada e sem oxidação
Se isto estiver mal, tens provavelmente o estabilizador do mostrador no contas avariado.
Podes é ligar o sensor do deposito directamente ao mostrador VDO sem mais nada.

Cheira sempre a gasolina, ou só de vez em quando, tipo curva, paragem prolongada. Mas quase de certeza que o tubo debaixo do deposito tem a mesma idade do que o carro. Muda o pelo sim pelo não.
Verifica se o tubo do respiro do deposito esta a dar para fora e o estado dele. A mínima duvida => trocar. Mesma coisa no motor. Tubo de qualidade com abraçadeiras de qualidade.
Verifica o estado da junta da tampa enroscada do deposito
Verifica o estado das juntas e colares que vão do gargalo até ao deposito
Now I have a machine gun HO-HO-HO

macsoft
Posts: 297
Joined: 06 Oct 2007 14:31
Location: Lx

Post by macsoft »

Abusando deste topico tenho um problema parecido q pode ser q alguem saiba a solução.
Tenho um VW 1300 de 1970 mas como gosto do look mais antigo, entre outras coisas fechei a portinhola do tampao entrada para combustivel. Rodei o tubo para ser acessivel apenas ao abrir da mala mas ficou exactamente como estava, ainda agarrado à "casinha" que outrora daria para a portinhola, apenas agora está ligeiramente para cima para q a mangueira de combustivel entre por cima (depois de se abrir a mala) em vez de lateralmente pela portinhola.
A questão é que noto q se o carro fica parado 2 dias ou mais parece que perco combustivel.
O tubo q sai do deposito é novo, e os tubos no motor são todos novos tambem. Os respiros não, mas parecem-me em condiçoes. Como é q é suposto funcionar exactamente os respiros? Tenho receio q o antigo dono possa ter alterado alguma coisa q nao consiga detectar...
Não tenho notado manchas de combustivel no chão. Talvez tenha fugido por evaporação, daí a pergunta àcerca dos respiros.

Quanto ao teu problema tambem me parece do establizador. Mas nada como tirar o mecanismo da boia e verificar. Eu tinha o meu mal calibrado e só depois de o tirar e limpar resolvi o problema.
VW 1300L, 1970

User avatar
Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘
Posts: 5473
Joined: 24 Jan 2007 13:43
Location: On the way to Toulouse

Post by Hong Kong Syndicate »

Vai te parecer uma pergunta idiota: Porque motivo estas a pensar que poderas estar a perder gasolina?
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Eduardo Pinela
✘✘✘✘
Posts: 2628
Joined: 14 Feb 2007 23:03
Location: Fog City.
Contact:

Post by Eduardo Pinela »

Os respiradores são uma complicaçlão, posso-te mandar uma foto do meu q tambem é de 70. Amanhã.

Quanto ao Super, o cheiro so pode vir de uma fuga, verifica as tubagens do depoisito ao chassi e tambem os respiradouros bem como as coisas que o HKS referiu, tem de haver razão!
Plastic cars sucks!

macsoft
Posts: 297
Joined: 06 Oct 2007 14:31
Location: Lx

Post by macsoft »

Hong Kong Syndicate wrote:Vai te parecer uma pergunta idiota: Porque motivo estas a pensar que poderas estar a perder gasolina?
Porque se o deixar parado 3 dias, quando volto noto q tenho menos gasolina. Por várias vezes já nem tenho o suficiente para q o carro pegue. Bem me vale o meu jerrican smp com 5 litros de combustivel para essas situaçoes.
VW 1300L, 1970

User avatar
Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘
Posts: 5473
Joined: 24 Jan 2007 13:43
Location: On the way to Toulouse

Post by Hong Kong Syndicate »

A gasolina ou pinga para a plataforma (ou chão), ou se evapora. Note-se algum cheiro?
Now I have a machine gun HO-HO-HO

dom
Posts: 124
Joined: 31 Oct 2007 22:40
Location: Braga
Contact:

Post by dom »

1 - O mostrador que está ligado (Esqueci-me de referir isso, desculpem) é o original (que é o que anda a balançar) (o conta quilómetros nao funciona :( [já vinha assim], nao sei se tem haver com isso)

2/3 - Vou ver isso amanha! (tenho é que arranjar um multimetro) :?

4 - Posso? então depois de fazer estas verificações, ligo-o ao VDO.

5 - Cheira sempre a gasolina :? , eu desde que tenho o carro, nao lhe meti mais de 15€ de gasolina, ele vinha paí com 5€ portanto, nem a meio foi o depósito, não deve ter havido vazamento pelo tampao em curva.

6 - Haverá em Braga (ou perto) alguma loja que venda material para Vw a ar? Gostava de gastar dinheiro, mas de uma vez só :D .

7 - Eu queria verificar e fazer uma revisão nisso tudo, mas eu nao queria comprar as peças em sucateiros, e depois ter que as comprar novamente. prefiro pagar bem, mas comprar coisas decentes. vou-me informar sobre lojas aqui perto.


Obrigado pela ajuda,

Um abraço
Domingos Carvalho

1302S

User avatar
Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘
Posts: 5473
Joined: 24 Jan 2007 13:43
Location: On the way to Toulouse

Post by Hong Kong Syndicate »

1 - Poderá ter, mas o que é que não funcione no conta?

2/3 - Podes ir até uma loja dos 300€, ou do chinês, um modelo a 10€ é suficiente. Tente escolher um que tem teste de continuidade. um com uma pequena buzina. Isto ajuda para detectar avarias eléctricas

4 - Sim, podes o ligar directo. Ao cu do teu VDO deves ter um conector marcado "G" e outros como neste esquema
Image
+15 : "+" após contacto
+58 : Luz do tablier
"-": Massa do carro
G: o fio que vem do sensor

5 - Pelo sim, pelo não compra uns metros de tubo de gasolina de qualidade, uma caixa de abraçadeiras de qualidade (inox por exemplo), e evita comprar no chinês, e um filtro novo para gasolina. E troca tudo os tubos antigos, coloca os novos com abracadeiras. Verifica se depois disto se o cheiro se mantem
O esquema vai te ajudar a perceber o que tens de controlar como tubagem
Image
Imagem tirada de Classic Parts Center

6 - Não sei, mas o mais perto devera ser o Paulo Russo. Mas podes comprar o tubo e o filtro em qualquer loja de peças para automóvel

7 - Força então, ou posso usar os nossos anúncios :)

Abraços
Now I have a machine gun HO-HO-HO

dom
Posts: 124
Joined: 31 Oct 2007 22:40
Location: Braga
Contact:

Post by dom »

Hong Kong Syndicate wrote:1 - Poderá ter, mas o que é que não funcione no conta?
No conta quilómetros, nao funciona o conta quilómetros em sí, nem o da velocidade (km/h), só anda palí o da gasolina a bailar.
[é o de origem, mas parece que um dos antigos donos o desmontou pa colar um autocolante que marca 200km/h (tristeza) e já veio pa minha mão sem dar]
Hong Kong Syndicate wrote:5 - Pelo sim, pelo não compra uns metros de tubo de gasolina de qualidade, uma caixa de abraçadeiras de qualidade (inox por exemplo), e evita comprar no chinês, e um filtro novo para gasolina. E troca tudo os tubos antigos, coloca os novos com abracadeiras. Verifica se depois disto se o cheiro se mantem
O esquema vai te ajudar a perceber o que tens de controlar como tubagem
Image
Imagem tirada de Classic Parts Center
Obrigada plo esquema, é de fácil compreensão (pelo menos à primeria vista. . . :roll: ) mas suscitou-me uma dúvida, os diâmetros das tubagens deve diferir de uns para os outros, correcto? no esquema reparei por exemplo no tubo n.º 24 (o segundo mais comprido a contar de cima na horizontal) que tem entrada e saída dupla.

Eu fui ver ao site de onde tiraste, e tá em alemão (pena que nao percebo) porque queria tirar a legenda disso. vou procurar em outros sites. :)
Hong Kong Syndicate wrote:7 - Força então, ou posso usar os nossos anúncios :)
Ora explica-me lá isto dos vossos anúncios, é que fiquei aos papéis. :oops:

Vá, abraço.
Domingos Carvalho

1302S

User avatar
Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘
Posts: 5473
Joined: 24 Jan 2007 13:43
Location: On the way to Toulouse

Post by Hong Kong Syndicate »

Em relação ao conta quilómetros, abra um outro tópico para não ficar tudo a mistura :)

Quanto aos tubos...em relação aos diâmetros sinceramente não me lembre :/ Mas de momento troca simplesmente o tubo que esta debaixo do deposito e que se liga ao tubo que sai da plataforma, e o tubo que sai atras: um antes do motor, mesmo ao lado da caixa. esse que vai até a bomba, e esse que vai da bomba ao carburador (isto tudo com abraçadeiras de qualidade). Em geral eles estão em mau estado, o poroso, e provoca este tipo de situações (cheiro a gasolina), em 90% dos casos basta os substituir para resolver o problema
E verifica simplesmente o resto dos tubos (estado, se estão no sitio, se nada esta partido)

Anúncios, podes meter um da secção procura-se, ou vascular as ofertas. Poderás por lá encontrar os contactos de alguns profissionais do ramos, como o Hugo Peças, Monthy Parts, Volkstore e outros.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

dom
Posts: 124
Joined: 31 Oct 2007 22:40
Location: Braga
Contact:

Post by dom »

Hong Kong Syndicate wrote:Em relação ao conta quilómetros, abra um outro tópico para não ficar tudo a mistura :)
Em relação a isso, eu penso que vou ter que meter um outro, porque aquele já foi aberto, já levou um autocolante (como já referi) [a marcar 200km/h, meter por meter, metia 340km/h) enfim, uma tristeza...


Vou tratar de verificar isso tudo sim.

Muito obrigado pelo apoio, qualquer dúvida vocês estão aqui! eheh :D

Um abraço.
Domingos Carvalho

1302S

macsoft
Posts: 297
Joined: 06 Oct 2007 14:31
Location: Lx

Post by macsoft »

dom wrote:
Hong Kong Syndicate wrote:Em relação ao conta quilómetros, abra um outro tópico para não ficar tudo a mistura :)
Em relação a isso, eu penso que vou ter que meter um outro, porque aquele já foi aberto, já levou um autocolante (como já referi) [a marcar 200km/h, meter por meter, metia 340km/h) enfim, uma tristeza...


Vou tratar de verificar isso tudo sim.

Muito obrigado pelo apoio, qualquer dúvida vocês estão aqui! eheh :D

Um abraço.
Provavelmente será a bicha partida ou desencaixada. Desatarracha a bicha por tras do conta kms, tira a roda direita da frente e no centro da tampa do tambor deves ter um furinho quandrado onde deverá enxaixar a outra ponta da bicha. Roda com os dedos a ponta q estava no Km. Se andar livremente, ou está solta lá embaixo ou partida algures. Roda o tambor (mais facil se meteres a roda) e verifica se a ponta q estava no Km roda.
A minha desencaixa de vez em qnd. Se estiver partida, compra outra q isso é barato.
VW 1300L, 1970

jcse
✘✘✘
Posts: 2372
Joined: 24 Jan 2007 14:39
Location: Leiria

Post by jcse »

O cheiro a gasolina vem dos tubos que estão porosos. Os tubos não estão rotos.

O mais provável é o cheiro vir do tubo 7. Cheira mais quando curvas para a esquerda? Aperta o tubo com os dedos e depois cheiras os dedos.

Eu aposto no tubo 7 :D

João

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘
Posts: 5404
Joined: 19 Sep 2007 19:28
Location: Concelho de Torres Vedras

cheiros

Post by Carlos Baptista »

Eu conheço essa técnica de cheirar os dedos. Só que às vezes o cheiro não é muito agradável.

Post Reply