XII Encontro Europeu VW Carocha-Lisboa/ 15 e 16.07.07

Post Reply
57Cabrio

Post by 57Cabrio »

Esta é uma discussão condenada a não chegar a lado nenhum. Tudo depende de gostos e preferências pessoais e como tal não passível de discussão. Eu inclino-me muito mais para o lado do HKS, Kastenwa e Zandvoort (por exemplo). Gosto muito mais de Vintage e completamente originais, apesar de que um carocha de 50's ou 60's, com o exterior e interior o mais original possível mas com um "motorzaço à maneira" capaz de deixar 90% dos carros modernos para trás exerce sobre mim um fascínio especial :wink: . Mas acho que os gostos são passíveis de evolução e que por vezes os "soviet look" vistos por aí são resultado de pouca informação, também acerca das várias linhas de modificação de VW's que já existem há muitos anos. Posso dar o meu exemplo: o meu 1º carocha (há já uns anos :shock: ) foi um decapitado. Era um daqueles que parece que tem uma tenda de campismo por cima, com uns ferros que se colocava entre os dois vidros laterais quando queríamos fechar a capota e corria os vidro traseiros para baixo mas não diagonalmente. Quando o comprei achava que era o carro mais bonito que já tinha visto e era a realização de um sonho antigo. Contudo à medida que fui vendo e aprendendo comecei a querer mexer nele e transformei-o nisto:

Image

Conclusão: Ficou o mais perto de um original possível, não que eu quisesse enganar alguém mas porque achei que efectivamente era o que lhe assentava melhor e como ele ficava mais bonito. Acabei por o vender mais tarde mas confesso que me deixou memórias muito agradáveis e muitas saudades apesar de não ser original.
vw airCOOLed

N.Moinho
✘✘

Post by N.Moinho »

Agora se os donos dos carros fossem dar uma vista de olhos "la fora" ou participar num encontro a serio ao nivel europeu, eles ia se sentir bastante fora do contexto dos "custom" e igualmente apontados pelos outros participantes como "fora de contexto"
Ha falta de ar novo e de ideias nesta tendençia
A minha resposta e so quanto a isto que escreveste mais nada, SO para dizer que ha alterados em todo o mundo mais nada ,nao e nada pessoal mas acho que ha pessoas que preferem ver um carocha na sucata que um alterado a andar na estrada eu sei o que penssas do meu sei que nao tens o mesma ideia que outras pessoas do forum.Mas o que tenho que dizer digo ha muitos puristas neste forum .Acho que isto e um FORUM de VWs e nao de criticas de mau gosto!!!!!.Afinal tudo sao VWs acho eu embora esse sofa para mim tambem nao tem nada a ver acho tambem muito foleiro mas se assim o fizeram e porque gostam e mais nada...

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

Acho que o principal problema é haver gente que não imagine outra forma de ver as coisas que não a sua.

Gosto do carro do supersonico? não!! gosto das pardalices? não!!

Gostaria que todos pensasem como eu, tomassem as minhas opções, e todos juntos fizessemos um mundo perfeito de gente e carros perfeitos ?

NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

nuno g

RDF

Post by RDF »

Concordo plenamente. Nao podia estar mais de acordo com as palavras do zandvoort

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

lololo

rdf tb não gosto muito do teu buggy... mas fora não gostar que é que eu tenho a ver com isso?

nuno g

RDF

Post by RDF »

Por isso mesmo estou de acordo com as tuas palavras :P

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

Kastenwa wrote:(...)Há algum princípio, conceito, estilo, nos sofás e cadeiras com motor VW?
Ou nos VW " aporschalhados "?
Ou nas transformações que nem são " Bajas ", Buggys, nem sei lá o quê?
(...)
Quando meti o nariz neste tópico e feri as susceptibilidades de um ou outro que enfiou ou enfiaram a carapuça, era a essas "categorias" de portugues look às quais me referia directamente...
O argumento de "ter que fazer para sobreviver", é facilmente rebatível, mas como quero que este "post" seja de leitura supersónica, vou explanar alguns dos meus argumentos mas sem me alongar muito.
A gestão de uma empresa requer conhecimentos em várias áreas, o que é óbvio. Se somos donos e gestores a solo, acumulamos entre outras competências, a gestão financeira e a gestão do marketing/publicidade...
Ora bem, se eu sei que tenho problemas financeiros, ou uma necessidade de aumentar a facturação produzindo mais, eu tenho que procurar novos nichos de mercado, diversificando a actuação ou aumentar a minha notoriedade e penetração nos habituais e regularmente explorados. E é aqui que a coisa se complica....
Se eu tenho que diversificar a minha actuação noutros mercados, eu posso fazê-lo mas sem o publicitar. Como? Simples: surge um cliente à porta, que me pede para cortar um carocha às postas, e eu faço-o (aumento a facturação) mas escondo a minha actuação, para não influenciar a minha imagem exterior (não afecto o marketing/publicidade).
Por outro lado, se eu quero à mesma diversificar a actuação e penetrar noutros nichos, eu também posso fazê-lo, como? Simples: surge um cliente à porta, que me pede para cortar um carocha às postas e antes de o fazer, sento-me com ele numa mesa e pergunto-lhe se é mesmo isto que ele quer fazer e porquê.... e tento, qual psicólogo, levá-lo a optar por outros caminhos (aumento a facturação) e no fim, posso mostar publicamente o que acabei de produzir (influencio o marketing/publicidade) como uma outra área de actuação da minha empresa/oficina. Neste caso, corro sempre o risco de me deparar com um daqueles clientes casmurros, que apesar de serem verdadeiros "ignorantes" na matéria, sofrem de "foosismo"...e desisto de o tentar educar "visualmente" e vendo-me, assumindo a primeira estratégia do faz e esconde...assim, como que uma prostituição no mundo automóvel.
Mas como disse anteriormente, é nestas opções de actuação que a coisa se complica. Como é natural, isto tudo depende da minha própria personalidade e do grau ou nível de cultura visual. Se eu for uma pessoa com uma fraca cultura automobilística, nem sequer tenho conhecimentos, argumentos ou noções para me sentar a uma mesa, portanto, sou tão inculto como o cliente...e vamos felizes, construir um trambolho.
Agora, se eu tenho um cultura automobilística diversificada e sei de facto do que falo, então neste caso, já tenho argumentos para esgrimir com um cliente inculto ou pouco "educado" nesta matéria...e no fim, tenho um cliente satisfeito não só por ter um carro mais coerente, como por ter absorvido uma outra bagagem cultural.
Este era o primeiro ponto ao qual me queria referir.

Em segundo lugar, e voltando a falar no que os donos querem, eu gostava de fazer uma pergunta: será que os sofás com rodas e restantes tretas, têm realmente dono, ou seja, alguém pediu para serem construídas?
Penso que não ou pelo menos, nem todas têm. Acho que serão apenas porta-fólio das capacidades do construtor e se assim fôr, esse argumento é deitado por terra...
No caso do construtor em questão, pode-se ver que os "porta-estandarte" no site de internet, são em grande parte, os tais trambolhos de que se fala...Parece que existe um certo orgulho em tais obras de arte.
Poder-se-ía dizer que são resquícios de uma outra década, talvez mais "eighties", mas se assim fôr, o que fazem imagens delas como exemplos de algo que se pode encomendar, no referido site?
Estamos portanto, face à opção de querer directamente influenciar a imagem que transmitimos ao público...é uma opção, como outra qualquer...mas não nos livramos das consequências ou então, temos que trabalhar muito para as alterar.

Muito mais haveria para dizer, mas não estou sentado numa mesa a tentar educar ninguém. Estou apenas a argumentar o meu ponto de vista e por isso, fico-me por aqui. Afinal, também eu devo ter problemas de refrigeração pelo que não fui tão supersónico como queria...
Bom, agora vou virar as minhas palas laterais mesmo para a frente dos olhos, para não ver os meninos mauzinhos que andam por aí....
brrrr.. q'a medo, man! :oops:
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

subscrevo a analise sobre a postura comercial e gestão de objectivos, sendo que tambem acho que a cultura e o que efectivo conhecimento sobre o metier determinantes nos resultados

agora assim como os puristas não tem que se ofender com as opções dos outros os defensores de portugues look não tem que ficar ofendidos quando se lhes expõe determinadas noções

a desculpa de fazer portugues look para por comida na mesa cai por terra com o exposto acima pelo jnar e faz parte do rol de desculps tipo a do arrumador de carros que o faz para não andar a roubar, bahhh! ...é uma treta que serve de desculpa

nuno g

Por respeito ao dito chapeiro, e de modo acessório não nos trazer sarilhos com o mesmo, peço em não usar mais o seu nome e declinações a falar de carros alterados de modo generico, e o substituir por "Portugues Look” por exemplo :wink:
A moderação

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

vou só fazer mais um reparo: não é levianamente que eu escrevo estas linhas. Tal como o zandvoort que também é designer gráfico/publicitário (correcto?), também eu tive muitas vezes a necessidade de "fazer para comer" durante os 8 anos em que fui dono/gestor/técnico de uma empresa da área da Publicidade, portanto, sei do que falo...Tentei sempre fazer ver a certos clientes mais difíceis, que por vezes o caminho que tinham planeado (talvez durante uma ida ao w.c.) só iria denegrir a sua imagem a prazo, fosse ele curto, médio ou longo...Mesmo quando me vi forçado a fazê-lo, nunca o disse a ninguém e não o meti no meu porta-fólio. Está feito, deu-me dinheiro (outras vezes, nem por isso) e pertence ao passado...mas sempre soube, que ao mostrar, iria cortar as minhas próprias pernas, para tentar chegar a clientes mais importantes/interessantes...
O que me levou a escrever aqui, foi unicamente o argumento (mais do que referido) do "ter que fazer para comer" e do "falar nas costas (...) mal"...
Em relação aos carros em si, não me aquecem nem me arrefecem....e os donos podem ser as melhores pessoas do mundo, mas que não foram (provavelmente) bem indicadas e elucidadas sobre outras alternativas, tendências e caminhos. Se o tivessem sido, talvez tivessem optado por outras soluções para ter algo diferente do resto....ou por outras palavras, "cultivado o gosto".
Gostos não se discutem, no entanto, pode-se discutir se determinada pessoa está ou não "educada" sobre todos os "gostos" possíveis...Confusos?
Um breve exemplo: durante anos (6) fui estudante de história de arte, desde as primeiras pintura rupestres (conhecidas à data pela humanidade) até à pintura moderna contemporânea. Posso dizer agora, que relativamente a gostos sobre pintura, estou perfeitamente apto para decidir por mim, qual a tendência que mais me atrai...Como é óbvio, tal opinião é considerada de mau gosto para outros.
O mesmo se passa com os automóveis transformados. Penso que é da responsabilidade do construtor, tentar educar o cliente sobre as tendências existentes. Com um campo de visão maior sobre tudo o que existe, o "gosto" amadurece e a pessoa pode repensar ou afincar as suas convicções...
E hoje em dia já não há desculpa. Existe o livre acesso à internet, a livros, etc, etc...
O acesso à cultura e ao conhecimento (seja ele qual for e venha ele de onde vier) é livre. Vamos aproveitar essa conquista do século passado, para evoluirmos, para alargarmos os nossos horizontes.

É só isto que eu tenho para dizer...
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

seventropical

Post by seventropical »

já agora..........isso é mesmo SOVIET LOOK.......
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Image

Image

QUE ESPECTÁCULO..... :evil: :evil: :evil:
Image
http://www.seven32.skyblog.com/

Carochas do Berço - Parque do Triângulo Comercial. Encontro Mensal - Ultimo Domingo - 10:00 horas.

Kastenwa

Post by Kastenwa »

Muito bem Nirvana, para acalmar os animos...não paro de rir!!!

Este é concerteza mais um que pensa de forma diferente!!!

seventropical

Post by seventropical »

Kastenwa wrote:Muito bem Nirvana, para acalmar os animos...não paro de rir!!!

Este é concerteza mais um que pensa de forma diferente!!!
queres dizer....seventropical.. :wink:
Image
http://www.seven32.skyblog.com/

Carochas do Berço - Parque do Triângulo Comercial. Encontro Mensal - Ultimo Domingo - 10:00 horas.

surfistaprateado
✘✘✘

Post by surfistaprateado »

l marques wrote:Fiquei foi triste com tudo o que aqui foi dito nomeadamente o trabalho do Pardal, concerteza ele em cada projecto dá o seu melhor e tem que respeitar o que o cliente quer e que os criticos quando estiverem junto dele o digam na cara para ele se defender se assim o entender.
Detesto citar, até pq aqui no forum o "citar" está na moda. A meu ver não se cita ninguem qd se fala num post logo a seguir!!! Se o post vem logo a seguir, é obvio q se está a referir ao anterior, logo, n há necessidade de o citar!!! Bem, este foi só um aparte! :roll:

Quanto ao pardal, já o disse aqui, o BACANO queria levar-me 1000contos :!: para pintar uma split! Ele está mesmo a precisar de dinheiro!

Resultado, acabei por a vender para fora de portugal pois os 400cts q a vendi na altura eram excessivos para os portugueses. Portugueses esses que tudo o que compram é caro e qd o estão a vender pelo dobro do preço aínda é barato! E aínda quando o vão comprar pedem um desconto!! PORQUÊ!? Desconto / atençãozinha PORQUÊ? Quando vão comprar pomada prá micose pedem desconto? Quando vão comprar camisas pedem desconto? sobre pena de q? o Gajo q tá a vender andar a comer a mesma gaja q nós!?!?!??
POUPEM-ME!! Quanto mais viajo mais acho que nós TUGAS somos uns BRONCOS DA MERDA!!! Posso dizer merda ou tenho de meter cá uns asteriscos a substituir o resto da palavra, fazendo-me assim mais bem educado porque passo a ideia sem a sonoridade...?
Antes de "E" e de "I" NUNCA se usa "Ç" :-)

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

surfista podes vingar-te dos teus compatriotas aqui: viewtopic.php?t=1954 :wink:
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

Cabal

Re: XII Encontro Europeu VW Carocha-Lisboa/ 15 e 16.07.07

Post by Cabal »

Por saudades vim dar a este tópico...
Triste 90% do que se escreveu por aqui...
Triste, confundirem qualquer "transformação" apresentada em fotos, como se fossem obrigatoriamente obra do Pardal, do meu pai.
Triste, os juízos de valor levantados.
Triste o português que aponta ao empreendorismo do outro, que sabe dos defeitos do outro, mas que nao repara serem os mesmos que o dele, afinal, também é português.
Triste falarem sem conhecerem.
Triste falarem aqui desta forma, e quando "face to face", terem apertado a mão ao meu pai e dizerem-lhe "parabéns mestre Pardal" e frases similares.
Triste desconhecerem que na primeira participação de um carocha (efectivamente construído pelo meu pai) em SPA, Bélgica, a nossa Limousine de 3 rodados ter sido eleita e reconhecida nos "Top 20" daquele mega-evento com participação superior a 2000 VW's Ar.
Triste a maioria dos que aqui falam, imagino que nem conheciam a realidade exacta no estrangeiro do mundo VW Ar, verificariam a presença de mil transformações, obviamente vai ao gosto de cada um. Afinal, quando uma morena pinta o cabelo de loiro, alguns homens vão ficar a apreciar mais, outros não.
TRISTE A COMUNIDADE VW AR EM PORTUGAL. São poucos os que são de "qualidade" e que sabem o que é ser realmente "carochista".

Cumprimentos a todos.

Emanuel Pardal.

Post Reply