Abate de veiculos
-
Pedverca
Abate de veiculos
Pois é muitos já devem ter visto, outros nem por isso veículos que foram dados para abate, ou que as matriculas deixaram de existir. Venho pois colocar a seguinte questão: será que é possivel recuperar um veiculo que já foi dado para abate, e que nada conste sobre o veiculo nos sitemas informáticos da ex-DGV? É que a minha VW de 1973, está em minha posse, com documentos (Livrete e Registo de Propriedade) de outra pessoa, ou seja, o seu antigo proprietário que me disse que deu a carrinha para abate á já alguns anos! Eu já fui a DGV e lá disseram-me que era possivel recuperar o carro, bastando para isso leva-lo a inspeção da categoria B, e de seguida dirigir-me de novo á DGV para tratar da legalização do mesmo! Como tal, não sei se é possivel recuperar a carrinha, e passá-la para meu nome? Será preciso autorização do antigo dono? Ou ele já nada tem a ver com este assunto? Estas minhas duvidas surgem devido a já me terem dito que na DGV é sempre a despachar, e dizem que sim a tudo, e que é melhor tentar informar-me melhor. Já enviei também um mail a DGV com as mesmas perguntas o qual ainda não me foi respondido, pelo que aguardo até hoje uma resposta.
- Hong Kong Syndicate
- ✘✘✘✘✘
Se referimos a antiga DGV no artigo 119 encontramos isto:
Pedido de cancelamento da matrícula
Cancelamento de matrícula por um dos motivos previstos no código da estrada (artigo 119.º):
a) O veículo haja desaparecido;
b) Se pretenda deixar de circular na via pública
Documentos necessários:
- Impresso 1402 requerendo o cancelamento da matrícula
- Documento de identificação do veículo (Livrete + Titulo de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula)
- Certidão da conservatória a confirmar a inexistência de ónus ou encargos
- Fotocópia do B.I. do requerente.
- Taxa: € 0
Ora, ainda tens os documentos originais da carrinha, seja tecnicamente a tua kombi não foi abatida visto este documentos serem necessarios! E um bom ponto ache eu
Houve ou uma falha ou alguem mentiu-te
Agora quanto a inspecção, tens de se ter o selo verde? Porque se não obrigação, vais la nem que seja de atrelado=> chumba, mas tens a inspeção feita, e ir a DGV passar a carinha ao teu nome?
Pedido de cancelamento da matrícula
Cancelamento de matrícula por um dos motivos previstos no código da estrada (artigo 119.º):
a) O veículo haja desaparecido;
b) Se pretenda deixar de circular na via pública
Documentos necessários:
- Impresso 1402 requerendo o cancelamento da matrícula
- Documento de identificação do veículo (Livrete + Titulo de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula)
- Certidão da conservatória a confirmar a inexistência de ónus ou encargos
- Fotocópia do B.I. do requerente.
- Taxa: € 0
Ora, ainda tens os documentos originais da carrinha, seja tecnicamente a tua kombi não foi abatida visto este documentos serem necessarios! E um bom ponto ache eu
Agora quanto a inspecção, tens de se ter o selo verde? Porque se não obrigação, vais la nem que seja de atrelado=> chumba, mas tens a inspeção feita, e ir a DGV passar a carinha ao teu nome?
Now I have a machine gun HO-HO-HO
-
Pedverca
Obrigado pela resposta, já me está a parecer melhor!
só não percebi a ultima parte do selo verde?! não tiver chumbam na inspecção? mesmo que vá até lá num reboque? é que antes de ir com ela a inspecção ainda tenho de meter-lhe o motor, tratar da parte electrica, ou pedir a alguem que me faça isso, arranjar novos bancos para ele, visto não ter bancos. Depois de a legalizar em meu nome, começava secalhar por fazer um restauro melhor na carrinha. Que axam?
-
RDF
-
Pedverca
Pois eu concordo, mas para isso tenho de ir com o veiculo á inspecção (penso eu) e depois não posso ir com ele á inspecção sem motor, e parte electrica não é?? eu tenho o motor dela, so tenho de o meter no sitio pois está a trabalhar! e tratar da parte electrica!!RDF wrote:Penso q 1º deves certificarte da parte burocratica, ter a certeza que podes passar os documentos para teu nome e so no fim de teres os documentos em teu nome avançavas com o restauro, é so uma precauçao
- Hong Kong Syndicate
- ✘✘✘✘✘
-
veronique
-
RDF
Em relaçao ao selo verde penso q o HKS estaria a referir-se ao selo do seguro.
O carro tem de ir sempre á inspeçao, convem é saber a qual, se á inspeçao periodica ou á inspeçao da dgv ( ja nao é dgv agora é instituto). Mas penso q podes tratar de passares para teu nome primeiro antes de começares a "envestires" na carrinha. Podes sempre começar a procurar material q vais precisar.
O carro tem de ir sempre á inspeçao, convem é saber a qual, se á inspeçao periodica ou á inspeçao da dgv ( ja nao é dgv agora é instituto). Mas penso q podes tratar de passares para teu nome primeiro antes de começares a "envestires" na carrinha. Podes sempre começar a procurar material q vais precisar.
- Hong Kong Syndicate
- ✘✘✘✘✘
-
RDF
-
FRAN
Legalizaçao
Olá
Primeiro de tudo ,deves pedir um print dessa matricula para ver quem é o proprietário.Confirmar o abate se foi feito ou nao,..imagina que o dono deu o abate e agora o que te mostra ,pode ser uns docs (que encontrou depois de pedir uma segunda via por algum motivo).
J.Alves
Primeiro de tudo ,deves pedir um print dessa matricula para ver quem é o proprietário.Confirmar o abate se foi feito ou nao,..imagina que o dono deu o abate e agora o que te mostra ,pode ser uns docs (que encontrou depois de pedir uma segunda via por algum motivo).
J.Alves
- Hong Kong Syndicate
- ✘✘✘✘✘
Ele relatou isto no forum da motor classico:
"só que quando fui com o meu pai falar com o antigo proprietário este não quis assinar o papel para mudar de proprietário dizendo que a deu para abate e que nada tem a ver com isso!!"
O mais simples seria de convencer o dono actual (esse com o nome nos documentos) em assinar uma declaração de venda, e visto o veiculo não ter sido destruido havia de ser possivel. Agora como o convencer?
é uma ideia 
Ou o assustar com este decreto de lei que obriga a declarar os veiculos que te pertence as finanças, visto o carro não ter sido abatido (o sucateiro tera preferido o vender como estava na possa dos documentos calando o bico com o veiculo supostemente destruido), e não compensar pedir uma segunda via para poupar no selo, pode ser que seja o suficiente
"só que quando fui com o meu pai falar com o antigo proprietário este não quis assinar o papel para mudar de proprietário dizendo que a deu para abate e que nada tem a ver com isso!!"
O mais simples seria de convencer o dono actual (esse com o nome nos documentos) em assinar uma declaração de venda, e visto o veiculo não ter sido destruido havia de ser possivel. Agora como o convencer?
é uma ideia Ou o assustar com este decreto de lei que obriga a declarar os veiculos que te pertence as finanças, visto o carro não ter sido abatido (o sucateiro tera preferido o vender como estava na possa dos documentos calando o bico com o veiculo supostemente destruido), e não compensar pedir uma segunda via para poupar no selo, pode ser que seja o suficiente
Last edited by Hong Kong Syndicate on 19 Sep 2007 17:29, edited 1 time in total.
-
Pedverca
pois é! é que já é a segunda vez que o meu pai lá vai, falar com o sr. ele já tem uma certa idade, e diz que já assinou uma vez o papel para abater o veiculo, e que agora já não é o responsável pelo veiculo. o meu pai até lhe disse que se responsabilizava se alguma coisa acontecesse. Mas o sr. disse que já tinha falado com o advogado ,aquando da 1ª vez que o meu pai lá foi flar com ele, e o advogado aconselhou-o a não assinar nada, porque ele tem lá os documentos como prova que deu a carrinha para abate! Que fazer? A DGV disse para ir com o carro a um centro de inspecção, e depois do carro passar ir lá legalizar!
- Hong Kong Syndicate
- ✘✘✘✘✘
Então tens de encontrar um documento que diz se sim ou não a carrinha foi abatida, mas como tens os documentos da para pensar que não. O mais certo, e o velhote ter pedido ao sucateiro para tratar da papelade, e este não o fez, ficando com uma carinha com documentos para vender. Sera que passando pelo sucateiro consegues alguma coisa?