Som característico dos motores de origem

Post Reply
Alcino Santos

Som característico dos motores de origem

Post by Alcino Santos »

Exmos Senhores,
Caros conhecedores,

Volvidos muitos anos sem visitar a Garagem, permitam-me colocar uma questão filosófica, que me apoquenta há vários anos, respeitante ao som provocado por um motor duma das nossas máquinas:

Tenho gravado na minha memória, desde há bastantes anos, o som balanceado, bem ritmado e característico do motor 1.594 original, de dupla admissão, que equipa o 1302S que ali tenho na garagem.
Enquanto esse motor não sofreu nenhuma reparação, esse som foi inconfundível e era tão equilibrado e suave que apenas o sinto novamente, naquelas muito raras vezes em que me cruzo com outro motor igualmente original e devidamente afinado.

Este motor, precisou de sofrer uma reparação assumidamente aldrabada, uma vez que ao partir-se uma válvula, furou um pistão e, por falta de capital, foi substituído somente esse cilindro por um duma Brasília, também 1.6, que estava ali à mão (decorria o ano de 1988) e eu tinha acabado de iniciar o meu percurso militar que conta agora com mais de 34 anos de serviço (pelo menos foi isto que eu recordo da explicação do mecânico responsável pela reparação).

Acontece que além do rendimento nunca mais ter sido o mesmo, o som, esse, perdeu todo o seu encanto. Nunca mais lhe reconheci nem o equilíbrio, nem a suavidade, nem o balanço, nem a sensação de afinação que outrora transmitia.
Acontece que, ainda hoje, creio que todos os VW que vejo (poucos), também perderam esse som que tanto procuro.

Daí a minha questão: ao reparar-se um motor de origem, perde-se definitivamente algo a esse respeito? É inevitável que também essa característica desapareça ou é somente um trauma meu? Claro que espero que me expliquem razões de ordem mecânica, de ordem da distribuição da compressão, da natureza e qualidade do sistema de escape, etc. etc.
Mas o que procuro ouvir é se é novamente possível recuperar o som de antigamente, uma vez que ando a meter na cabeça restaurar o motor de fio a pavio, ou se o meu problema é mesmo do foro dum bom otorrinolaringologista.

Apreciarei as opiniões dos mestres que tive o prazer de ler e outros conhecer, nomeadamente:
Rolando Lima (meu amigo e conterrâneo)
Carlos Baptista (deu-me a melhor explicação sobre como funciona a válvula das bombas de gasolina, com recurso a uma comparação digna dum verdadeiro urologista).

Forte abraço e votos de um Bom 2021 para todos.
Tenham paciência comigo.

Alcino Santos

Re: Som característico dos motores de origem

Post by Alcino Santos »

Um mês passou e não consegui uma única reacção em relação a este assunto.
Devo concluir que não é possível, após uma reparação, o motor ficar exactamente com o mesmo característico ruído de funcionamento?
Ou por outro lado, isso é uma coisa impossível de atingir?

Obrigado.

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Porra Alcino, ninguém te liga népia :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Esse motor deve ser do século passado, estamos em 2021......................... :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

Alcino Santos

Post by Alcino Santos »

Fernando Palmela,

Pois é verdade!
Ninguém quer saber do assunto, pois têm as suas máquinas devidamente afinadas o que não se deve passar com este meu.
Com a idade deste meu, pelo menos meio século já atravessou.
E é dos mais recentes :)
A média das idades das máquinas aqui representadas deve ser cerca de 55 anos, pois a maioria deve ser da década de 60.

Eh pá, pelo menos obrigado pela tua reacção!
Fiquei foi sem saber se a malta se borrifou no tema, por não merecer sequer uma atenção, ou se estão todos como eu, que não fazem ideia da resposta :) :) :)

Abraço!!!

Luís Santos
✘✘✘

Post by Luís Santos »

Alcino, não sei que dizer, pois tenho dias que me parece que o meu, tem um trabalhar fabuloso, adoro ouvi-lo (ainda no sábado aconteceu), depois noutro dia parece que tenho outro carro....se calhar são os meus ouvidos.... :roll: ou a pdi....ainda recordo o cheiro das carrinhas do meu pai, o roncar, nomeadamente da split....e já lá vão tantos anos :evil:
Claro que um motor arranjado,e afinado, é outra coisa, agora a nossa ansiedade, o querer andar com ele, no fundo, a paixão por estes automóveis, dá sempre a sensação de que se pode ir mais além ...
Vê se o pões na estrada, e te garanto que não vais chegar a perfeição , porque faz parte, mas compensa, naqueles dias em que tudo nos agrada em relação à nossa máquina ! :wink:

Alcino Santos

Post by Alcino Santos »

Luis Santos,

Muito me agrada saber desta sua condição! :)
Fico contente em que possa saborear esses momentos que lhe transmitem satisfação.

Eu de facto, reconheço que o motor do meu, após uma reparação há muitos anos, deixou de me satisfazer os ouvidos.
É verdade que também muito raramente, lá tenho oportunidade de escutar o som "original" e fico com alguma inveja :)

Um abraço aí para as margens do Douro!

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Penso que o meu ainda tem o roncar de origem. 🤔
A gasolina já não é o que era, mas não se deve trocar apenas um cilindro, pode provocar desequilíbrios no motor, porque os pistões tem que ter aproximadamente o mesmo peso e características.
O escape, a folga das válvulas, o ponto do motor, o desgaste no carburador e distribuidor influenciam o barulho do motor.
VW 1302 Jubilee

Post Reply