Tu tens um motor AB ou seja um motor 1300 que equipava os VW1302. Este motores tinham alguma novidades para resolver um problema antigo.
Qual era esse problema? Dentro da caixa da turbina esta o radiador de óleo, que está no enfiamento do cilindro #3. Ou seja o ar quente que sai do radiador de óleo vai arrefecer o cilindro #3. Conclusão o cilindro #3 vai trabalhar mais quente que os outros. Para contornar esta situação a VW optou por atrasar o ponto de ignição do cilindro#3 para que este trabalhasse mais frio e portanto o ar quente recebia do radiador de óleo não afectasse muito esse cilindro. Para isso o ressalto do distribuidor do #3 está numa posição diferente. Por isso é importante colocar o distribuidor na posição correcta, coisa que raramente é feita e que eu tanto tenho chamado a atenção.
Mesmo assim a válvula de escape do cilindro #3 era bastante castigada, porque esse cilindro acaba por trabalhar sempre um pouco mais quente que os outros acabando a válvula por gripar.
Com o aumento de cilindrada compressão e potência a VW foi obrigada a encontra outra solução. Para isso desenvolveu um caixa de turbina em que o radiador de óleo ficava do lado de fora e os 4 cilindros recebiam o ar à mesma temperatura. Os primeiros motores a receberem esta solução foram entre outros os AB como o teu.
Então porque que é o teu teve este problema? Simplesmente porque a caixa da turbina não é a original mas a antiga ( por isso eu pedir uma foto da parte de trás) sem o radiador fora e o distribuidor é o que não tem a ignição do cilindro #3 atrasado. Além disso faltam os flaps e chapas no sistema de refrigeração. O que te aconteceu era inevitável.
Consegui acertar na avaria, porque o motor tinha sido alterado de forma a que isso acontecesse de uma forma inevitável, mas não consigo acertar nos números do euromilhões porque os acontecimento são independentes e as leis da probabilidade dizem, que a probabilidade de um numero sair é igual todas as semanas.
Aqui tens uma foto da caixa da turbina correcta. Se calhar não a colocaram por falta de espaço.

No teu caso pode bastar reconstruir a cabeça e colocar guias e válvulas novas.
Em relação à embraiagem pode estar gasta e ou mal alinhada.
João