Temperatura do óleo do motor - wireless

Post Reply
malmeida14

Temperatura do óleo do motor - wireless

Post by malmeida14 »

As descobertas interessantes acontecem quando duas áreas distantes acidentalmente se cruzam, neste caso grelhados com mecânica.
Andava a ver como controlar a temperatura do óleo do motor sem grandes instalações, descobri uns termómetros wireless para grelhados, testei e funciona com um custo que andará entre os 20 a 40 euros em função do modelo de termómetro escolhido.
Nota inicial, comprei com duas sondas, mas só para o óleo basta só uma sonda e fica mais barato. Há muitos modelos para além do que estou a usar.
Sonda - como não tem comprimento suficiente para o efeito acrescentei um tubo de alumínio (fui buscar aos meus sobrantes de aeromodelismo) de diâmetro interno ligeiramente maior que a sonda. Como a sonda tem uma ranhura, prendi o tubo nessa zona comprimindo-o contra a sonda:
Image

Aspecto geral da sonda. Dobrei muito mal o tubo (está mesmo com mau aspecto) e se fosse agora limitava-me a fazer um ângulo de 90º para ser mais fácil retirar. Acrescentei uma borracha que ajuda a prender o sistema no tubo da vareta do óleo (podem arranjar outro sistema). Fixei o fio à saída do tubo com fita isoladora pois tive medo que o sistema de compressão do tubo de alumínio falhasse, a sonda entrasse para o cárter e depois fosse trabalhoso voltar a tirá-la.
Image
O emissor ficou encostado ao guarda-lamas direito no compartimento do motor.
Aspecto montado:
Image

O receptor pendurei-o para já na pega do tablier. As fotos foram tiradas com o motor ainda morno. Temperaturas em Cº e F° . A segunda sonda estava desligada :D
Image Image

O sistema funciona sem problemas, a temperatura está correcta, pode-se colocar e retirar em menos de um minuto deixando tudo stock. Ainda tem a vantagem de poderem ativar um alarme sonoro para quando o grelhado estiver demasiado quente, ou neste casso o óleo do motor subir acima de um valor que estabeleçam. A outra sonda pode servir para ver se têm gasolina a arder no compartimento do motor :D Na realidade esperava usá-la para a cabeça do cilindro 3 mas ainda não pensei como fazer. Espero que isto salve alguns motores.
Agora vou fazer um post no TheSamba... :D
José Almeida

alcalinas

Re: Temperatura do óleo do motor - wireless

Post by alcalinas »

Muito à maneira...estilo professor Pardal!!!! :D

nuty

Post by nuty »

Onde compraste isso? será duravel?
Image

nuty

Post by nuty »

duravel no sentido, material em contacto com oleo/trabalhar etc etc!?
Image

malmeida14

Post by malmeida14 »

Peço desculpa pela demora mas estive ausente.
Foi comprado no eBay mas numa loja europeia. O que me apercebo é que isto é material importado da China e em 15 dias aparece e desaparece, aparecendo e desaprendo modelos similares que para mim são caixas diferentes com o mesmo miolo. É fácil encontrar é só pesquisar termómetros para grelhados (ou "grill thermometer wireless" no uk, ou "bratenthermometer wireless" no de; etc.).
Quanto ao durável:
- A sonda que fica em contacto com o óleo acredito que não se estrague. é metálica e sendo para trabalhar com carne a grelhar a temperaturas bem mais altas que o óleo do carocha, deve aguentar. Portanto não deve haver problema para o motor.
- O equipamento como um todo. Bom, é material chinês barato. Com outros equipamentos chineses baratos tenho experiências muito variadas. Tenho desde uma coisa a avariar na segunda utilização (um endoscópio por 5euros), até um potenciómetro com muitas funções comprado bem mais barato que os europeus e que continua a cumprir ao fim de vários anos. Penso que há aqui um bocado de sorte que não podemos prever à partida, mas com o valor envolvido não esperava outra coisa. Até agora tem tudo funcionado bem.
Funcionamento até agora: é rigoroso na temperatura que mede; houve uma vez que a comunicação entre emissor e receptor (é wireless) se perdeu em andamento, mas não voltou a acontecer; a temperatura do óleo meu carro, mesmo em dias quentes, tem ficado sempre entre os 80 a 90°C, mesmo em longas subidas (estou em trá-os-montes) mas sempre em movimento, mas a temperatura do óleo sobe devagar.
Até agora a experiência é positiva,é fácil de montar, mantém a originalidade do carro, coisa que no caso do meu não é importante.
José Almeida

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

O material dos chinocas atendendo ao custo não é mau de todo regularmente sou tentado a comprar ate equipamentos de segurança e fico rendido não posso vender nada por causa das certificaçoes mas tenho muita coisa montada ao meu serviço e é uma pena não as comercializar e pelo que vi não é nada especifico mas tambem não ha nada de incompativel, dispensa a passagem de cabos e tens uma informação importante disponivel. não entendi foi como trabalha o emissor ten de ser alimentado por uma linha de corrente de chave e vai buscar a informação do sensor por cabo ate ao emissor, deve de ser assim?

nuty

Post by nuty »

PAULOSIMOES wrote:
20 Aug 2019 00:22
O material dos chinocas atendendo ao custo não é mau de todo regularmente sou tentado a comprar ate equipamentos de segurança e fico rendido não posso vender nada por causa das certificaçoes mas tenho muita coisa montada ao meu serviço e é uma pena não as comercializar e pelo que vi não é nada especifico mas tambem não ha nada de incompativel, dispensa a passagem de cabos e tens uma informação importante disponivel. não entendi foi como trabalha o emissor ten de ser alimentado por uma linha de corrente de chave e vai buscar a informação do sensor por cabo ate ao emissor, deve de ser assim?
talvez bateria? (tipo pilha)
Image

malmeida14

Post by malmeida14 »

Quer o emissor, quer o receptor têm cada um duas pilhas AA ou AAA, já não me lembro, mas é irrelevante.
Já registei temperaturas de 60°C dentro da parte superior do motor e estava com receio que o emissor não se desse bem com isso, mas até agora não houve problemas. Pendurei o emissor junto ao guarda-lama para não ficar em contacto com as chapas mais próximas do motor.
José Almeida

malmeida14

Post by malmeida14 »

O emissor deixou de ler a temperatura, não sei se terá sido por causa da temperatura do compartimento do motor ou mesmo má qualidade de fabrico. Por 15€ vou comprar outro e seguir a experiência.
José Almeida

nuty

Post by nuty »

malmeida14 wrote:
02 Feb 2020 22:29
O emissor deixou de ler a temperatura, não sei se terá sido por causa da temperatura do compartimento do motor ou mesmo má qualidade de fabrico. Por 15€ vou comprar outro e seguir a experiência.
e o resto das medições? valores?
Image

malmeida14

Post by malmeida14 »

Não andei a registar valores, que para o fazer tem de ser à mão. Mas na (micro)cidade, com as pequenas deslocações nunca vi temperaturas acima dos 90°C.
Experimentei colocar um registador de temperaturas, mas que regista a temperatura do ar. Foi colocado no compartimento do motor.
Image

O carro aquece depressa, mas é preciso notar que tem termostato a funcionar ligado às aletas de bloqueio de refrigeração do motor, mais o aquecimento do ar de admissão a frio e o tubo de aquecimento dos colectores de admissão também a funcionar.

Bom, a única hipótese de regido da temperatura do óleo é colocar uma câmara a filmar os valores no ecrã, mas vai ter de esperar pela compra do novo termómetro.
José Almeida

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

isto é uma bela ideia. Como tem sido o progresso do registo de temperaturas? Como é a temperatura com o carro a rolar em estrada aberta?

Post Reply