Andava a ver como controlar a temperatura do óleo do motor sem grandes instalações, descobri uns termómetros wireless para grelhados, testei e funciona com um custo que andará entre os 20 a 40 euros em função do modelo de termómetro escolhido.
Nota inicial, comprei com duas sondas, mas só para o óleo basta só uma sonda e fica mais barato. Há muitos modelos para além do que estou a usar.
Sonda - como não tem comprimento suficiente para o efeito acrescentei um tubo de alumínio (fui buscar aos meus sobrantes de aeromodelismo) de diâmetro interno ligeiramente maior que a sonda. Como a sonda tem uma ranhura, prendi o tubo nessa zona comprimindo-o contra a sonda:

Aspecto geral da sonda. Dobrei muito mal o tubo (está mesmo com mau aspecto) e se fosse agora limitava-me a fazer um ângulo de 90º para ser mais fácil retirar. Acrescentei uma borracha que ajuda a prender o sistema no tubo da vareta do óleo (podem arranjar outro sistema). Fixei o fio à saída do tubo com fita isoladora pois tive medo que o sistema de compressão do tubo de alumínio falhasse, a sonda entrasse para o cárter e depois fosse trabalhoso voltar a tirá-la.

O emissor ficou encostado ao guarda-lamas direito no compartimento do motor.
Aspecto montado:

O receptor pendurei-o para já na pega do tablier. As fotos foram tiradas com o motor ainda morno. Temperaturas em Cº e F° . A segunda sonda estava desligada

O sistema funciona sem problemas, a temperatura está correcta, pode-se colocar e retirar em menos de um minuto deixando tudo stock. Ainda tem a vantagem de poderem ativar um alarme sonoro para quando o grelhado estiver demasiado quente, ou neste casso o óleo do motor subir acima de um valor que estabeleçam. A outra sonda pode servir para ver se têm gasolina a arder no compartimento do motor
Agora vou fazer um post no TheSamba...