Aos costas, aos adalbertos e aos centenos!
Hoje deu-me para fazer um balanço de uns dias que passei no HDF !
Entrei fez ontem uma semana, por volta das 22h, vindo de um serviço de atendimento permanente, o SAP de Vila Real St António, onde me despacharam sem conseguir fazer o diagnóstico do que eu tinha, alegadamente por falta de material capaz, fizeram uns exames de sangue e urina, toma lá soro e analgésico e pira-te numa ambulância daqui para Faro!
Nas urgências de Faro entrei directo, felizmente era uma noite muito calma, fui para uma sala onde aguardavam cerca de 25 macas/camas. Aqui vi de tudo menos mortos, apesar de muitos não se mexerem, por esses não respondo, vómitos para o chão que ficam no caminho com gente a pisar sem haver ninguém para limpar, gritos e gemidos constantes, e esperei, esperei esperei... duas horas e meia depois veio um médico espanhol.
Vai fazer 2 raio X e fica cá a dormir para amanhã fazer ecografia. Não posso fazer já a eco? no cierra ás 20h00.
Fui dormir para outra sala de observação onde o cenário era pouco melhor.
Acordaram-me as 7h00 para dizer para ficar à espera da eco, tinha adormecido por volta das 5h00..., fui fazer eco ao meio dia.
Não perceberam o que tinha só pela eco, fui para uma TAC. Voltei para a sala de observações.
Nesta altura já vou com 24h00 sem por nada na boca, liquido ou sólido, 2 raioX , 1 eco e 1 TAC, muitas palpações e muitas tentativas de adivinhar o que eu tinha.
Ao fim da tarde veio o cirurgião: é grave, tem que ser operado de urgência, permite? Assino os papeis, fazem-me um electrocardiograma e depilam-me como nunca pensei que fosse possível, bata verde nele e touca na carola, Espera.
Por volta das 23h00 vou para o bloco, os médicos estavam a operar há 24h consecutivas, o que é animador...
Saí às 03h00, fui para um piso de ortopedia porque em cirurgia não havia vagas.
Balanço: apesar de tudo estou agradecido, pelo que vim a saber salvaram-me a vida, mas não deixo de pensar que fui operado por pessoas que trabalhavam há 24h, a enfermeira que me assistia tinha turno de 16h, falta gente em todo o lado, poucos são os que conseguem manter um espírito de ajuda como se espera neste locais!
E depois disto ainda temos que engolir que o estado tem que salvar bancos privados e outras coisas que tais onde filhos de uma grandessíssima P*** roubaram tudo o que puderam, assim é difícil ter um SNS capaz de funcionar bem!
Obrigado pela atenção e um grande bem haja a quem cuidou de mim, porque isso é que não tem preço!!!

Tudo sabe melhor dentro duma Kombi...