Apresentação

Post Reply
malmeida14

Apresentação

Post by malmeida14 »

Sou novo na área dos VW, embora haja muita tradição do lado da minha esposa nos VW arrefecidos a ar.
Neste momento temos um 1300L de 1969, que esperamos usar para além das simples voltas de fim-de-semana. Certamente que com a vossa ajuda a nossa experiência do uso do carro vai melhorar e espero também poder vir a dar contributos úteis.
Aqui fica a imagem do carro:
Image
José Almeida

alcalinas

Re: Apresentação

Post by alcalinas »

Boas!
Antes de comprar o meu (1303S) andei a "namorar" esse visto que era o mesmo modelo que o meu pai teve, o 1300L. Pelas fotos que vi na altura estava impecável. Boas viagens.

Abraço

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Bem vindo, abre um tópico nos Veiculos&Projectos para o teu carro e conta ai as histórias dos Ar da tua patroa, se ela tiver umas fotos dessas HISTÓRIAS, era em GRANDE ................ :wink: :wink: :wink: :wink:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Bem vindo mostra mais de ti e da máquina esse 1300l parece estar muito poupadinho

malmeida14

Post by malmeida14 »

Obrigado pelos vossos comentários.
Segundo o que me disseram há dois donos atrás o carro foi revisto e pintado, com uma despesa supostamente elevada. Desde aí não andou muito e tem estado “arquivado” em garagem.
Há no entanto algumas dúvidas que ainda vou colocar aqui no fórum. Penso que há detalhes a corrigir e compor. Por exemplo, o porta luvas não tem o sistema com chave e tanto quanto percebi no 1300L vinha com chave. A ideia geral é corrigir/compor algumas pequenas coisas e usar o carro sem problemas como está (manutenção adequada claro!), não será colocar o carro com as especificações com que saiu de fábrica (pintura por exemplo, não eram bicolores pois não?), mas também não o quero modificar.
O meu problema com os clássicos perfeitos é que acabo por entrar numa agitação mental em que os começo a poupar com medo de estragar e depois desfruto pouco.
Penso que com isto ficaram com a ideia do que pretendo deste carro.

No meio disto tudo também gostava de saber um pouco mais do histórico deste carro, casa alguém tenha informações.

Relativamente às histórias antigas, o meu sogro tinha atividade comercial e até o preço da gasolina disparar nos anos 70 sempre teve VW pão de forma, uma de passageiros para a família e outras em versão de carga para a atividade. Fotos? Nunca as vi e desconfio que hoje em dia já não existem.
Eu não tenho muitas experiências antigas em VW arrefecidos a ar porque nos anos 60, era eu miúdo, "o meu pai era mais minis" e depois em meados dos 70 passou para os FIAT até se fartar de passar os fins-de-semana a compor/afinar os carros. Ainda fiz uma viagem Lisboa - Castro Marim e volta num 1303S, laranja muito bonito e com um escape jeitoso, em 1976, no Verão. Hoje em dia os jovens não concebem viajar sem ar condicionado...

Fotos - estas ainda foram tiradas por quem me vendeu:

Image

Image

Image

Image

Image
José Almeida

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Se a tua ideia é mesmo aproximar o carro do original ele esta muito longe disso, é pena que tens muito material investido no carro e que ate esta em bom estado, que vai ser dispensavel
Nas maos de um que nao ligue a isso tinha carro ate ao fim da vida
Desses carros que te passaram por perto se tiveres fotos publica que provavelmente andaram por ca

malmeida14

Post by malmeida14 »

A minha ideia não é por o carro original e concordo inteiramente com a tua primeira frase.
Só quero acertar alguns detalhes que implicam pouco investimento e por exemplo substituir o rádio porque acho que não fica bem no conjunto, porque apenas o rádio me parece deslocado. Fazendo a ressalva que ainda estou a dar os primeiros passos com este modelo, parece-me que o carro até podia ter ficado assim nos anos 70. Mais, este carro foi uma aquisição conjunta com a minha mulher (o registo até está em nome dela) e ela até gosta bem mais como o carro está do que se estivesse original.
O meu problema (o meu defeito irracional) com os clássicos originais é que acabo por os resguardar muito com medo de estragar e esta foi a oportunidade de fazer um três em um: arranjar um carro antigo em que ponho quilómetros em cima sem problemas, pela primeira vez a minha mulher gosta de um clássico sob a nossa guarda (é importante...) e é a oportunidade de entrar num mundo arrefecido a ar que é uma falha grave na minha experiência.
Ainda por cima estou a ser recebido de forma fabulosa pelos membros deste fórum, o que posso pedir mais? Só mesmo ter uns bons anos pela frente para ir aqui "postando" sobre o tema.

Abri um tópico com o carro na área de "Veículos & Projectos". De hoje a oito dias conto colocar mais umas fotos e por algumas dúvidas. Para além disso, como moro em Vila Real, um das coisas que gosto de fazer de vez em quando é enfiar-me pelas estradas históricas a dentro como a N2 ou a N15 (esta, praticamente ao abandono). Agora já tenho carro adequado para circular aí e fazer mais umas fotos.
José Almeida

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Se fosse meu era ia arranjar a capa do tablier para voltar ao que era tirava o motor fora arranjava um jogo de cartões novos para a caixa do motor dava uma tratada mas chapas e nesses fios e arranjava um rádio da época para o tablier novo e carregava- o de KMS.
Ainda gastava mais uns trocos numa tampa de motor com as grelhas
Esse verde é lido ou metalizado?

malmeida14

Post by malmeida14 »

O verde não é metalizado.
Obrigado pelos conselhos, ficam registados.
José Almeida

Luís Santos
✘✘✘

Post by Luís Santos »

Bem vindo!

Tens um carro "honesto", bonito. Goza-o, como desejas fazer.
Alguns pormenores, que queiras ir corrigindo, vai fazendo, aos poucos, para não teres de estar privado do carro, e de tudo o que implica um gajo, não poder dar uma volta, quando tem vontade de tal..... :mrgreen: acredita que dá quase para ir ao psicólogo ou psiquiatra, pois as saudades são terríveis de suportar....
Resumindo.......... aproveita o moço! :wink:

malmeida14

Post by malmeida14 »

Obrigado pelo apoio e pelos bons conselhos.
De facto o carro parece-me estar sólido, hoje dei uma volta mais profunda pela chapa e parece-me tudo impecável e bem protegido, mas posso fazer depois umas fotos e colocar na área de projectos para uma melhor avaliação dos "foristas". Também me parece que o motor puxa bem. Os poucos problemas que me estão a aparecer (uma fuga ligeira no tubo que vai dar ao depósito de gasolina quando enchi) deduzo que decorrem do tempo que o carro esteve parado. Tenho de fazer uma revisão geral com o vosso apoio.
Quanto ao vício da condução, está a entranhar muito depressa e nunca tinha conduzido um carro destes. Uma coisa que tenho é uma folga na direcção, que provavelmente vou resolver na oficina e já estou a pensar no tempo que pode ficar parado... :(
José Almeida

Post Reply