Restauro de 15 Janelas de 1963

nuty

Re: Restauro de 15 Janelas de 1963

Post by nuty »

nezz wrote:na minha opinião era desmontar tudo e só deixar a carroçaria. a fazer bem e certo de uma só vez :wink:

Da mesma opinião
Image

f_gomes

Post by f_gomes »

Mas atenção ao jato de areia nos painéis laterais e tecto. :roll:

Pois pode ser pior a emenda que o soneto, o mesmo que dizer que podem ficar empenados e depois mais gastas no chapeiro para os desempenar. :wink:

Quanto ao resto, concordo com o jato de areia.
"Dos 0 aos 100 no tempo suficiente ..."

Hugo
✘✘

Post by Hugo »

Atençao ao jacto de areia.

Eu faço da seguinte maneira:

Decapante em gel para tirar as camadas de tinta e betume.
Depois jacto de areia feito com "cabeça" e depois logo primario.

Discos de nylon em zonas ja com ferrugem e chapa picada nao resolve.
Faço transporte de viaturas

Compro carros sinistrados/batidos em qualquer estado.

Vendo todo o tipo de peças auto usadas, guarda lamas, farolins, motores etc

Executo trabalhos de Bate-Chapas.

Preparaçao de carroçarias p/competiçao.

rjlouro

Post by rjlouro »

Mais um Sábado, mais alguns progressos. As primeiras peças já chegaram e portanto já se pode começar no corte e costura:
  • Corte da longarina exterior esquerda
  • Corte dos triangulos do chassis do lado esquerdos
  • Aplicação dos triangulos do chassis do lado esquerdo
  • Aplicação da longarina interior esquerda (apenas ficou apontada com um pingo de solda)
  • Desmontagem dos cubos das rodas traseiros, até à caixa de redutoras
DSC_0340.JPG
DSC_0339.JPG
DSC_0336.JPG
Entretanto ficou de noite muito depressa e não tirei fotos destas peças já aplicadas.
Vou seguir a vossa sugestão e remover toda a mecânica da carrinha. Aplicar jato de areia ao chassis e discos de vinil à carroceria. Onde necessário irei recorrer a jacto de areia (areas picadas, recantos difíceis de chegar com discos, etc).

Duas dúvidas:

1- Como limpar o depósito de combustível? Ele só tem ferrugem superficial e parece bastante sólido. Aconselham mandar limpar numa fábrica de radiadores ou há soluções caseiras que ficam consideravelmente mais baratas e igualmente boas?
2- Como começar a tratar as peças que vão sendo soldadas? Depois de tudo soldado terá que ser decapado, mas até lá não vai já começar a corroer todo o material exposto?
3- Como substituir as travessas do espaço de carga onde passam tubos (embraiagem, ar quente, etc)?
4- Qual a melhor forma de tratar as peças de mecânica que tenho estado a tirar? Cubos de rodas, parafusos, tudo isto vai ser limpo mas tenho dúvidas como os tratar a seguir.
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.

nuty

Post by nuty »

Se não quiseres andar com tintas/compressor, já ha uns sprays para isso.

No entanto, eu acho que deverias limpar a carrinha toda primeiro, depois aplicar de imediato um bom primário e ires arranjando a partir dai.
Tudo o resto, os peritos das soldaduras virão aqui ajudar-te
Image

Hugo
✘✘

Post by Hugo »

Tas a começar pelo telhado.....
Faço transporte de viaturas

Compro carros sinistrados/batidos em qualquer estado.

Vendo todo o tipo de peças auto usadas, guarda lamas, farolins, motores etc

Executo trabalhos de Bate-Chapas.

Preparaçao de carroçarias p/competiçao.

Rúben Marcelo
✘✘

Post by Rúben Marcelo »

Boas,

Deixo-te a minha opinião, tenho alguma experiência e já errei algumas vezes...e continuo a errar

Planeamento é essencial para tudo, num restauro também.
O trabalho de pesquisa também é essencial, ver outros restauros aqui no forúm é primordial.

1º Definir: Decapar (Limpeza) antes ou depois de soldar painéis novos?
Existem apologistas de ambas filosofias, com vantagens e desvantagens nos dois métodos, em diferentes carros já optei pelas duas soluções mas pessoalmente prefiro trabalhar num "quadro limpo".

Sugiro:
- Criar travamentos na zonas das portas.
- Decapar a carrinha (ATENÇÃO: mandar decapar grossuras, painéis direitos decapa manualmente com decapante ou se optares por jacto de areia saber se a pessoa tem sensibilidade no que está a fazer, de forma a não os empenar)
- Após a decapagem, passar com lixa fina 300 praii, passar desengordurante e aplicar primário, de preferência 2 componentes.
- Relativamente ao material de mecânica que vais desmontando mandava decapar e lacar.
- Em termos de parafusos, zincagem.
- Arranja um bom chapeiro, embora não seja fácil, de preferência que já tenha trabalho nalguma, pouparás tempo/dinheiro.

De resto é notória a tua falta de experiência e pelas tuas perguntas constata-se isso mesmo, aconselho-lhe a informar-te mais sobre restauro de forma a cometeres o menor número de erros uma vez que depois vão-te sair mais caros, o cortar chapa a torto e a direito é uma delas.

Qualquer coisa, dispõe.

Abraço
Rúben Sousa
919 255 852
rubenmpsousa@gmail.com

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Já ouvi dizer que a decapagem por areia é proibida, mas não tenho confirmação.
Há outros métodos que não empenam a chapa, como a decapagem com bicarbonato de sódio.
Faz uma investigação sobre os diferentes métodos de decapagem e vais descobrir várias soluções.
Eu não tenho experiencia prática e por isso não te posso aconselhar.
Por lazer parasse ser a mais eficaz.

https://youtu.be/dZ_90920Zbg

João
VW 1302 Jubilee

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

...aqui em baixo numa empresa que se chama Dureza é um mimo, jacto de areia por profissionais nunca tive problemas, mas o dono é que sabe da poda, lá dizia o outro................... :wink: :wink: :wink:
ó louro, antes de fazeres merd@, via devagar e com "Jeto".........................essa VIATURA, merece muitos MIMOS, mas prontos, depois vais chorar muito, dá Deus nozes a quem não tem dentes para elas, digo eu............. :wink: :wink: :wink: :wink:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

nuty

Post by nuty »

oi?
Image

N.Moinho
✘✘

Post by N.Moinho »

rjlouro wrote:
30 Oct 2017 14:12
Eta carrinha foi comprada nos anos 90 pelo meu pai, foi encontrada no meio das silvas e depois de encontrar o dono lá chegamos a um preço e fizemos negócio. Entretanto o senhor faleceu sem nos ter assinado a declaração de venda. Os filhos não quiseram saber da situação e lá tivemos que esperar pela legalização por usucapião. Pelo meio a vida deu muitas voltas e a carrinha lá ficou no quintal adormecida, até agora.

IMG_3076.JPG

Preparei uma zona para trabalhar na carrinha e meti mãos à obra no dia 14 de Outubro, mas um mal entendido fez com que as chaves da garagem da ferramenta não tivessem ficado no vizinho e foram 8 horas apenas com um martelo e uma chave de estrela que trazia no carro. Deu para limpar o interior, abrir portas e raspar os bocados de ferrugem mais visíveis para ver a extensão dos danos.

vw_14_out1.JPG
vw_14_out2.JPG
esta carrinha esta perto de minha casa estive varias vezes ao pe dela se nao estou em erro e comprei pelo menos 2 vws ao seu pai um brasilia e um preto que estava na estrada quase ao lado dessa correto agora existe outra vw ao pe da piscina

Post Reply