O MP LAFER DO MEU TIO

Post Reply
zandvoort
✘✘✘

O MP LAFER DO MEU TIO

Post by zandvoort »

Hoje no bau à procura de uma fotos revi este carro...

Um tio meu esteve uns anos a trabalhar no Brasil e trouxe para portugal nos anos oitenta um MP LAFER 2, replica "modernizada" do MG TF com base no chassis e mecânica Brasilia. Parece que o MP LAFER 1 era mais fiel à cópia.

Bem o meu tio no Brasil começou por comprar um Bianco, mas cedo se apercebeu que uma mecanica de VW ar de origem numa cópia de ferrari não casavam muito bem . Tambem parece que o Bianco não tinha la muito bons acabamentos e a qualidade de construção deixava muito a desejar, reza a lenda familiar que uma vez uma das portas caiu ao abrir, além de que os miudos no prédio faziam escorrega no capot da frente. Vai dai o meu tio comprou o MP2, com muito bons acabamentos, qualidade de construção e a performance coincidia com o aspecto do carro.

Trouxe-o para portugal e o carro na altura era um sucesso na familia e sempre que saia à rua.

Esteve em minha casa guardado uns meses largos à espera do regresso definitivo do meu tio e (espero que o meu pai não leia isto) eu e o meu irmão não resistiamos a da umas voltas à socapa. Lembro-em que o meu pai tambem gostava muito de andar com ele.

Entretanto o meu tio veio e o carro manteve-se na familia andando muito pouco.
Tem hoje pouco menos de 30.000km e o meu primo que entretanto o herdou vai dando umas voltas tendo feito uma revisão no Manuel Pereira o ano passado sem praticamente nada a assinalar (velas, platinados, oleo, afinação geral e um amortecedor de direcção). Deve ser un dos MPs mais bem conservados e em melhor estado.

Vou ver se passo lá em casa para fazer uma reportagem mais alargada

Por curiosidade este carro apareceu numa cena do filme da saga James Bond "Moonraker"

fotos..

o MP 2 do meu tio ainda no Brasil pouco deposi de ter sido comprado...

Image

ja ca em portugal na casa ds meus pais..

Image

o Bianco...

Image

o MP1

Image

e no cinema...

Image
Moonraker (Ian Fleming's Moonraker [James Bond]), Movie, 1979

nuno g

josé alves da silva

MP Lafer

Post by josé alves da silva »

Olá Zandvoort

Há já alguns bons anos (+ de 30) houve uma iniciativa de 2 fulanos, de que não sei o nome, de fabricarem uma cópia desta réplica em Portugal.

Possivelmente a partir de um MG TD ou de um MP original, e com a ajuda da Polinave, firma especializada em fabrico de barcos em fibra de vidro em Beirolas, chegaram a finalizar um protótipo, de cor prata com interiores em pele azul escura, tablier em madeira, vidros eléctricos, etc..
O carro foi apresentado, com grande pompa e circustância na Casa do Leão no Castelo de S. Jorge, durante um cocktail (a reportagem saiu na altura num jornal (Motor?).
A ideia seria comercialzar aquele modelo, mas devem ter chegado à conclusão que o preço final era incomportável e a situação no País na altura, também não era a mais favorável (logo a seguir ao 25 de Abril).

A Polinave ficou com a posse dos moldes, que nunca foram pagos, de onde chegou a tirar mais um modelo, mas sem ser finalizado e que ainda os tem, embora já não em Beirolas, zona entretanto ocupada pela Expo.
A firma mudou para o pé de Negrais, antes de Pero Pinheiro, agora com o nome de Tecnifibra e com o mesmo sócio gerente, que eu conheço há uns anos.
Sei, porque o vi pessoalmente, que o carro já sofreu na Tecnifibra umas reparações da parte de fibra, após ter andado pelos alentejos abandonado e ter sido recomprado por um dos fulanos iniciais do projecto.

Esta foi só uma história para recordar!

Abraço

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

josé alves da silva,

Obrigada pela info nao fazia a mimima ideia dessa iniciativa

Aqui no porto a proprietária do hotel de miramar tinha um MP1 corde champanhe e excepto esse nunca vi mais nenhum em portugal.

Pessoalmente acho mais equilibrado do que os "Camat", mas a minha opinião é suspeita pois este carro é um dos "fetish" da minha adolescencia e como tal não serei um juiz imparcial.

Quanto à qualidade de construção também e muito superior aos "Camat"

nuno g

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Grande história! Realmente é um belo carro! :)

Cá na Madeira temos dois MP's... um vermelho e um amarelo. Realmente os acabamentos são de boa qualidade e a réplica engana os mais distraídos.
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

RENATO LIMA
✘✘

Post by RENATO LIMA »

Em Leça da Palmeira-Matosinhos houve uma oficina caseira que fechou em 2005 que fazia umas replicas muito boas dos MG. Chamam-se NG. Em 2006 restava um praticamente concluido , 1 em acabamentos e mais uma carrocaria e os moldes . O doutor Pinto da Costa tem 1 feito la. A mecanica e chassis sao do brasilia.
passear de carocha,amar e ser feliz!!!

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

RENATO LIMA wrote:Em Leça da Palmeira-Matosinhos houve uma oficina caseira que fechou em 2005 que fazia umas replicas muito boas dos MG. Chamam-se NG. Em 2006 restava um praticamente concluido , 1 em acabamentos e mais uma carrocaria e os moldes . O doutor Pinto da Costa tem 1 feito la. A mecanica e chassis sao do brasilia.
mais um buraco na minha cultura...nunca tinha ouvido falar...

nuno g

josé alves da silva

Olá

Tambem não tinha ideia nenhuma sobre essa oficina do Porto.

Será que ainda lá tem os moldes e/ou algumas peças fabricadas?

Abraço

josé alves da silva

Referi Porto, mas queria dizer Leça da Palmeira - Matosinhos

RENATO LIMA
✘✘

Post by RENATO LIMA »

Na altura ele vendia tudo por 20.000 eur. Peça a peça ele nao queria ou abria muito a boca.Vou ver durante esta semana se encontro o homem.
passear de carocha,amar e ser feliz!!!

Post Reply