Ajuda com cabo de acelerador Carocha 67

BasketMan69

Ajuda com cabo de acelerador Carocha 67

Post by BasketMan69 »

Boas pessoal.
Pois é, estou a ter algumas dificuldades em meter o cabo do acelerador novo no sitio.
O problema é que o cabo antigo partiu-se, e ficaram alguns restos no sitio, o que faz com que o cabo novo não passe. Os restos estão +- próximos do pedal do acelerador.
A primeira solução que encontrei, foi arranjar um cabo de aço e fazer um pequeno gancho na ponta. Após várias tentativas, o meu amigo conseguiu tirar um bocadito, mas ainda lá está mais um pouco...
Existe alguma solução fácil/prática para conseguir tirar o resto do cabo?
É que só me falta substituir o cabo e rever umas coisitas para o levar á inspecção...
Agradeço desde já a vossa disponibilidade.
Cumprimentos

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Tens de fazer isto a modo dos electricistas a recuperar cabos perdidos na tubagens.
Ou podes tentar o empurrar desde da parte de traz, com um cabo d' aço...resulta, mas o problema é encontrar um cabo com o comprimento ao suficiente bastante rijo, um cabo velho da embraiagem com a ponteira cortada serve bem.
Senão, enfia um cabo tipo travão de bicicleta até tocar o bocado perdido. Do lado do pedais (tira-os, será mais simples para trabalhar). A partir de ai dobra o cabo, e faz o rodar (tipo estou a ralar cenouras) empurra suavemente ao mesmo tempo. O cabo de travão vai se enrolar a volta do cabo de aço. Puxar!
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Que tal usar a mangeira de ar comprimido e um pouco de WD40?
VW ar para amar Mercedes para andar
CF Carro Formidável viewtopic.php?t=81
Amarelo Espampanante viewtopic.php?t=3044
Daily Drive Mercedes 200E 1994

BasketMan69

Post by BasketMan69 »

Hong Kong Syndicate wrote:Tens de fazer isto a modo dos electricistas a recuperar cabos perdidos na tubagens.
Ou podes tentar o empurrar desde da parte de traz, com um cabo d' aço...resulta, mas o problema é encontrar um cabo com o comprimento ao suficiente bastante rijo, um cabo velho da embraiagem com a ponteira cortada serve bem.
Senão, enfia um cabo tipo travão de bicicleta até tocar o bocado perdido. Do lado do pedais (tira-os, será mais simples para trabalhar). A partir de ai dobra o cabo, e faz o rodar (tipo estou a ralar cenouras) empurra suavemente ao mesmo tempo. O cabo de travão vai se enrolar a volta do cabo de aço. Puxar!
Se calhar vou ver se consigo comprar um cabo de aço com quase o mesmo diametro do tubo e vou empurrar para ver se sai.
Experimentei com o cabo do acelerador, mas claro que não é suficientemente rigído para fazer a força necessária...
Onde posso arranjar esse material?

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

O cabo de bicicleta, numa loja de bicicletas, ou num bicicleta velha, serve muito bem.
O cabo de aço "grosso", podes tentar ir até a Bidoeira ver o Alvaro da Fuscomania se ele não tem um cabo velho de embraiagem para te dar. Os cabos de aço vende-se igualmente ao metro em lojas tipo AKI, Mestre Mako, etc...

BasketMan69

Post by BasketMan69 »

Já fui ao Aki e já comprei cabo de aço :) .
É mais ou menos do diâmetro do tubo! Se aquilo não empurrar o resto, acho que mais nada o vai fazer...
No pedal do acelerador onde fica o sitio do tubo que vai dar ao motor?
Aquilo é tão apertado que não consegui ver nada...

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

A entrada do cabo de travão é ai
Image
Agora convem verificar de que lado a ponta do cabo partido esta mais perto

BasketMan69

Post by BasketMan69 »

Hong Kong Syndicate wrote:A entrada do cabo de travão é ai
Image
Agora convem verificar de que lado a ponta do cabo partido esta mais perto
Muito obrigado.
Hoje não sei se vou ter tempo, mas amanhã estou de folga e trato disso.
Cumprimentos

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Tenta com um arame fino para ver se passa. O cabo de aço não tem que ser do mesmo diâmetro que o tubo, senão vais ter problemas nas curvas do tudo. Podes usar um cabo mais fino desfiado na ponta. Enfias o cabo e rodas no sentido anti-horário para que não se defie todo.

João

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

O tubo do cabo tem curvas muitas abertas, acho que o risco é minimo. Ja fiz o que escreveste JSCE, mas foi para limpar o tubo da gasolina que estave cheio de goma, lamas, etc.... Resultou muito bem

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Não estou a falar de risco. :wink:
Estou a tentar disser, que o cabo não conseguir passar nas curvas, porque as curvas são apertadas.

João

BasketMan69

Post by BasketMan69 »

jcse wrote:Não estou a falar de risco. :wink:
Estou a tentar disser, que o cabo não conseguir passar nas curvas, porque as curvas são apertadas.

João
É capaz de passar nas curvas, que ele é grosso, mas é fléxivel...(não pensem outras coisas :oops: )
Posso tentar com um cabo fininho, passá-lo de um lado ao outro e fazer um gancho, depois quando for para trás puxa o outro para fora :!: :?: :idea:

BasketMan69

Post by BasketMan69 »

Bem pessoal, PROBLEMA RESOLVIDO.
Depois de quase duas horas a martelar com aquilo, lá foi ao sitio.
Com alguma sorte, conseguimos passar um cabo, não era nem muito grosso, nem muito fino, e na ponta fizemos uma espécie de nó. Ao puxar, verificámos que era uma espécia de anilha muito pequenina que não estava a deixar o cabo passar.
Agora já trabalha tudo na perfeição :D .
Agradeço imenso as ajudas que me deram.
Cumprimentos

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Como é que uma anilha vai perder-se no tubo do cabo do accelerador? :shock:

BasketMan69

Post by BasketMan69 »

Hong Kong Syndicate wrote:Como é que uma anilha vai perder-se no tubo do cabo do accelerador? :shock:
Se queres que te diga, também não faço a minima idéia, o que é certo é que o cabo entrou sem nada e saiu com a anilha :?

Post Reply