limpeza/manutenção carburador solex 28 PICT

pedro barata

Re: limpeza/manutenção carburador solex 28 PICT

Post by pedro barata »

boas,

continuando com a rectificação das superfícies onde vai levar juntas, utilizo um bocado de vidro grosso como mesa de trabalho, a lixa que estou a utilizar é uma lixa de água 400 wetordry tri-M-ite da 3M, segundo me disseram também pode ser utilizada a seco, é boa, vou no 3º carburador e ainda está boa, é só limpar o pó que se vai ficando e continuar o trabalho, em questão do empeno do carburador, todos estavam a precisar de serem rectificados, para confirmar, utilizo uma régua de metal e vou verificando conta uma luz, passando a régua por toda a superfície, num sentido e no outro procurado qualquer desnível, encontrada a área a trabalhar, mas antes de começar a lixar, a tampa já deve estar "despida" só fica o veio com a borboleta do afugador, tem que se tirar também com cuidado os dois pinos de latão que servem para segurar o veio da bóia, como eu faço é, passagens em linha recta ao de leve com o carburador bem assente na lixa, depois é ir controlando o progresso com a régua, sem pressa para ficar bem à primeira, haja paciência :mrgreen:
DSCN4345.JPG

DSCN4348.JPG
P1020142.JPG
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.

pedro barata

Post by pedro barata »

o segundo carburador é um 28 pict 1, agora que estou de volta dele dá para ver as pequenas diferenças ao nível da fundição, com o 1 a ser gravado e não fundido na carcaça, é para justificar porque estou a utilizar fotografias dos dois, estas são da tampa do segundo e são a sequência da rectificação
P1020143.JPG
princípio
P1020144.JPG
meio
P1020145.JPG
fim... ....+/- 45minutos depois :mrgreen:
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.

pedro barata

Post by pedro barata »

outra coisa que fui tratando e consegui-me desenrascar-me, foi, reparar os diafragmas velhos, consegui arranjar um bocadinho de borracha própria para diafragmas(para comprar só ao metro quadrado a 96€ mais iva :mrgreen: ), tirei no esmeril a cabeça do pino central o mais ao de leve possível, para não desbastar a anilha, mas ao mesmo tempo conseguir descravar o conjunto, fiz o molde de cartão com a furação, depois da junta feita e escarear um pouco o furo da anilha com uma broca larga, cravei outra vez com um punção, os kits de juntas que comprei e os carburadores que vou reparar só me faltava mais dois diafragmas.
P1020116.JPG
P1020117.JPG

pedro barata

Post by pedro barata »

esqueci-me destas :mrgreen:
P1020153.JPG
P1020154.JPG

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

:shock: :shock: :shock: :shock:
Bem, continua vais no bom caminho, "ouvi" dizer por aqui que em Portugal não existia ninguém a rectificar carburadores, afinal é mentira, existe sim senhor................. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

pedro barata

Post by pedro barata »

pois é :mrgreen: :mrgreen: ainda vai aparecendo alguns carolas / cabeçudos :mrgreen: :mrgreen: estamos no carnaval :mrgreen: :mrgreen:

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

nnnnnnnnnnnnnnnãããããããããããããã............................. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

pedro barata

Post by pedro barata »

boas,

depois da tampa foi a vez do corpo do carburador, seguindo os mesmos passos e atenção que a tampa, no corpo há mais duas superfícies a tratar que é do diafragma, primeiro rectifico a tampa por ser mais fácil e só depois passo para o carburador, isto porque, utilizo a tampa (já direita) como suporte da lixa, no caso deste carburador na sede do diafragma da última vez que lhe deram um jeito foi com uma lima ou lixa grossa, tinha uns bons riscos, levaram algum tempo a sair, passando para o último ponto a tratar, a oxidação do alumínio da câmara onde trabalha a mola do diafragma, ficou assim por a gasolina ter ficado estagnada e ter apodrecido em conjugação com a força da mola fez uns quantos buracos na superfície do alumínio, quando estava a lixar tive uma "alembradura" que é, onde arranjo verniz de acabamento/protecção para carburadores por cá? nos vídeos brasileiros que se vê no youtube, eles têm e aplicam esse verniz de acabamento, se calhar até existe por cá, vou começar a procurar.
P1020151.JPG
tinha restos de junta colada por causa da oxidação
DSCN4349.JPG
esta fotografia é do primeiro, esqueci-me de tirar a este, pelos vistos :mrgreen:
P1020146.JPG
tampa tratada

pedro barata

Post by pedro barata »

DSCN4354.JPG
assim para se ver melhor com estava só o carburador, com os riscos da sede a mancha escura da oxidação na parte inferior, a tampa já estava arranjada
DSCN4355.JPG
com a lixa no meio
DSCN4356.JPG
tentar eliminar a oxidação, depois de ter acabado a sede

pedro barata

Post by pedro barata »

boas,

estive à conversa com o meu mecânico e vai ser muito difícil arranjar esse tipo de verniz / acabamento por cá, não tenho a certeza de ser o mesmo, o que havia foi proibido por ser muito nocivo para a saúde, segundo ele a oxidação bem limpa não tem problema se o carburador voltara trabalhar regularmente, ou, se for para guardar, lubrificar bem com wd40, embrulha-lo em papel ensopado também em wd40 e fecha-lo num saco de plástico com minimo ar possível para evitar oxidações.
vou começar a montagem deste carburador que tenho estado a mostrar, mesmo com as peças menos boas, pelo menos não fico com um monte de peças soltas :mrgreen: , comecei pela tampa com agulha da bóia nova com as duas anilhas, uma de alumínio e outra de plástico!!!!!vinha no kit de juntas!!!, os dois pinos de latão do veio da bóia e o sistema do contra peso de afinação do veio da borboleta do afogador automático, do lado da resistência, o embolo que funciona com o vácuo do motor e é só, para finalizar a tampa falta algumas peças, vou planificar a sequência das peças da outra tampa que está pronta.
Last edited by pedro barata on 12 Feb 2016 00:47, edited 1 time in total.

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

Nunca se devem montar duas anilhas na agulha do carburador.
normalmente para um tipo de carburador mete-se uma anilha e para outro tipo mete-se outra, ou seja mais fina e mais grossa!
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

pedro barata

Post by pedro barata »

a de plástico é tão bera que a outra de alumínio é só para servir de apoio, para vedar melhor, não faz mal ter duas, tem é que se afinar o braço da bóia, para colocar o nível de gasolina na cuba à altura recomendada, com muito cuidado para não mandar a bóia para a sucata.

pedro barata

Post by pedro barata »

DSCN4358.JPG
DSCN4359.JPG
DSCN4360.JPG

pedro barata

Post by pedro barata »

mais
DSCN4361.JPG
DSCN4362.JPG
DSCN4367.JPG

pedro barata

Post by pedro barata »

DSCN4364.JPG
DSCN4365.JPG
DSCN4366.JPG
tampa completa pronta a montar,

Post Reply