Estofar bancos

Post Reply
jrlima

Estofar bancos

Post by jrlima »

Olá malta,

Resolvi dar uma de "faça você mesmo" e decidi-me a estofar os bancos do meu carocha. Os estofos já estão um tanto estragados e com muito mau aspecto.
Já tenho o tecido (o kit já cortadinho e cozido pronto a aplicar) que mandei vir da VWHeritage e agora falta-me aplicá-lo.
Tenho estado a ver videos e ler artigos para aprender a fazer o trabalho e para cometer o minimo de erros possível.
Pelo que tenho estado a ver, o banco traseiro é relativamente simples. Fica-me a dúvida da espessura, densidade e material de que deve ser feita a espuma.
Quanto aos bancos da frente, parece-me que não me safo com uma esponja quadrada cortada. Convém que a esponja já tenha o formato correto para que fique um trabalho bem feito.
Já vi que a VWHeritage também vende estas espumas já moldadas, mas são a preços um tanto elevados. Fica-me mais caro o recheio do que a cobertura.
As minhas questões são:

-Qual o tipo de espuma que se deve usar? Densidade, espessura e material?
-Conseguem-se arranjar as espumas já moldadas a preços mais acessíveis?
-Que conselhos têm para dar a quem nunca fez este trabalho? (para além de : "epah, não te metas nisso, entrega o trabalho a um profissional) :D

Obrigado!

jrlima

Re: Estofar bancos

Post by jrlima »

Ainda não tive respostas, mas vou dando o feedback do meu progresso para que outros vão ficando a saber como se pode fazer este trabalho.

No Hugo Peças vendem o "recheio" tanto em fibra de coco como em esponja. A opção fibra de coco é mais cara do que a esponja.
De qualquer forma os preços são bem mais baixos do que nos locais que encontrei além fronteiras, nomeadamente no VWHeritage. Com a despesa de envio+valor da libra fica mesmo impossível.

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

jrlima,

o trabalho é bem simples de fazer, talvez por isso não tenhas tido respostas

as almofadas de fibra de coco podes comprar nos nossos fornecedores habituais, depois é só colocá-las no sítio e enfiar as capas. nas costas dos bancos há também umas placas de cartão grosso.

antes de fazeres o trabalho limpa as armações e inspecciona-as para ver se há molas partidas ou soltas das estruturas

as capas prendem ao fundo das costas dos bancos, num tubo aberto. os assentos prendem com fios. é simples, é ir fazendo que descobres logo como é
alexandre vicente

jrlima

Post by jrlima »

superalex wrote:jrlima,

o trabalho é bem simples de fazer, talvez por isso não tenhas tido respostas

as almofadas de fibra de coco podes comprar nos nossos fornecedores habituais, depois é só colocá-las no sítio e enfiar as capas. nas costas dos bancos há também umas placas de cartão grosso.

antes de fazeres o trabalho limpa as armações e inspecciona-as para ver se há molas partidas ou soltas das estruturas

as capas prendem ao fundo das costas dos bancos, num tubo aberto. os assentos prendem com fios. é simples, é ir fazendo que descobres logo como é
Sim, espero que não seja muito complicado e que fique minimamente bem feito. Pior do que estão é difícil. :)
Já comprei o enchimento. Acabei por comprar cá, mas comprei esponja. A fibra de coco era mais cara e achei que não valia a pena o investimento.

jrlima

Post by jrlima »

Já iniciei o trabalho.
Retirei o banco do pendura e desmontei-o. O enchimento de fibra de coco estava mesmo em mau estado e as costas têm algumas partes da estrutura de ferro partidas que vou ter que reparar.

Já retirei a tinta do assento e a seguir vou pintar. Estou a pensar passar um spray de zinco para proteção e pintar de preto. Na parte das molas não vou fazer isto. Parecem-me em bom estado.

Alguém me sabe indicar que tipo de tinta devo utilizar na pintura da estrutura?

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

manda decapar+metalizar+termolacar e nunca mais vais ter que te preocupar

até rimou e tudo :wink:
alexandre vicente

nelsonfelix

Post by nelsonfelix »

Se o resultado final for o preto a opção do superalex é de facto a melhor, mas se queres com a referencia à cor de origem manda afinar à cor com base epoxi. Se quiseres espreita o meu tópico viewtopic.php?f=24&t=8671&start=75
Abraço
Nelson Félix

1300 1967, REDTROLLEY 1303S "Cabrio"1974, SIS-Sachs V5 1979, Macal M70 Sport 1978, Vespa 50S 1976, Pasteleira anos 40

jrlima

Post by jrlima »

Finalmente terminei o trabalho!!
4 meses depois lá consegui terminar a coisa. A metalização foi feita por um amigo, e fiquei 3 meses à espera disso, mas pelo menos não paguei!!
Quando a bola passou para o meu lado, despachei o trabalho relativamente depressa.
A cor escolhida foi o vermelho e marfim. Não tem nada a ver com o modelo de origem que seria o preto, mas o objetivo não é ficar de origem.
Deu alguma luta mas no final o resultado foi bom. Foi necessário reparar as estruturas metálicas por estarem partidas em vários sítios, metalizar e pintar.
As esponjas comprei já moldadas para todos os bancos. Capas e esponjas da TMI.
Com isto ainda descobri que os bancos traseiros dos carochas rebatem! Quem disse que os carochas não têm uma boa mala? :D

Estavam assim:
Image

Ficaram assim:
Image
Image

O próximo trabalho vai ser refazer o forro todo do interior, mas não vai ser para já. Isso vai implicar tirar os vidros e pode ser complicado. Agora vai ser mais uns tempos a andar com o carro, já está há demasiado tempo parado.

Post Reply