Transporter T3 pick-up diesel

Forum rules
São permitidas todos os modelos de T25/T3 com motores a ar, WBX e/ou diesel. Mas qq questão sobre o motor a diesel (mecânica, alteração, transformação) deverá ser feita na secção off-topic. Lembrem-se que isto é um fórum sobre VW refrigerado a Ar.
PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Re: Transporter T3 pick-up diesel

Post by PAULOSIMOES »

Gostei do artigo .

fredcor

Post by fredcor »

boa noite.

concordo com a qualidade do óleo que é muito importante. Em relação a temperatura do motor penso que o problema dos motores jx é que foram construídos para carros mais leves nomeadamente golf e passat, não podemos esquecer que as nossas t3 tem mais de 1500kg e o esforço é muito maior.
as bombas agua elétricas já vem de origem nos motores jx.
para minimizar o problema das t3 a diesel deves:

montar radiador novo (pode ser de origem)
substituir termostato com temperatura de abertura mais baixa 82º (pratica comum nas t3)
verificar bomba de agua pois a turbina pode estar podre.
podes montar um intercooler ar agua que baixa e muito a temperatura do motor.
finalmente verifica se não tens ar no circuito de agua. só podes retirar o ar no radiador com motor frio e tenta levantar a carrinha de traseira para que o motor fique ao mesmo nível do sangrador do radiador

abraço

fredcor

rimas

Post by rimas »

fredcor wrote:boa noite.

concordo com a qualidade do óleo que é muito importante. Em relação a temperatura do motor penso que o problema dos motores jx é que foram construídos para carros mais leves nomeadamente golf e passat, não podemos esquecer que as nossas t3 tem mais de 1500kg e o esforço é muito maior.
as bombas agua elétricas já vem de origem nos motores jx.
para minimizar o problema das t3 a diesel deves:

montar radiador novo (pode ser de origem)
substituir termostato com temperatura de abertura mais baixa 82º (pratica comum nas t3)
verificar bomba de agua pois a turbina pode estar podre.
podes montar um intercooler ar agua que baixa e muito a temperatura do motor.
finalmente verifica se não tens ar no circuito de agua. só podes retirar o ar no radiador com motor frio e tenta levantar a carrinha de traseira para que o motor fique ao mesmo nível do sangrador do radiador

abraço

fredcor
obrigado pelas dicas, a bomba de origem a minha nao tinha........nem sabia, dai ter falado em meter uma.....mas vou montar uma

de jeito.....ja agora onde fica a de origem ? afinal os eng foram espertos ...hahah...

sangrado está, nao preciso levantar o carro, basta levantar o reservatório atras do comando que trabalha com o vaso de expançao.

no meu caso foi assim e mesmo para tirar duvidas uso uma bomba feita por mim que era de encher pneus de bicicletas.... :wink:

retira o ar todo... 8)

um motor jx com aquela bomba injectora e um k14 está limitado aquele radiador....o radiador poderá estar dimensionado

para aquele motor andar a fazer 0.8 ou algo assim....mas depois para cabeça de bomba 12mm mais um turbo por ex um TGV

e mais uns doces o radiador de origem é um menino....a minha t-3 vai levar pneus maiores, preciso de motor !!

i.c ar agua nao sao para mim, apesar de ja os ter montado noutros motores...o mínimo defeito lava a admissão....

se ler com atenção o meu post falo so peso VS motor.

obrigado e cumprimentos...
Se te preocupas com a pintura do teu vw, lembra-te que nao é a tinta que o faz andar !!!

fredcor

Post by fredcor »

boa tarde

tenho tudo sobre as t3
se necessitar todos os ficheiro tanto de mecânica como de chapa posso enviar por email.

em relação ao motor jx, pela experiencia as colaças não aguentam pressões muito altas de turbo e normalmente partem.

se a ideia é meter cavalos sou de opinião de montar TDI mesmo com bomba mecânica.

cumprimentos

fredcor

rimas

Post by rimas »

fredcor wrote:boa tarde

tenho tudo sobre as t3
se necessitar todos os ficheiro tanto de mecânica como de chapa posso enviar por email.

em relação ao motor jx, pela experiencia as colaças não aguentam pressões muito altas de turbo e normalmente partem.

se a ideia é meter cavalos sou de opinião de montar TDI mesmo com bomba mecânica.

cumprimentos

fredcor

obrigado, a ideia nao é estragar o motor, que de momento se encontra de saude, mas sim aviva-lo mais um pouco.....

a bomba trabalhada serve sempre para outro motor, dai que nao será trabalho perdido. quando era mais novo cheguei a ter um

mk1, e mk2 diesel, mas sou sincero muito daquela mecânica esqueci me....e agora ando novamente a "aprender".

se me mandar os ficheiros eu agradeço e pago , vao me dar jeito de certeza....como deseja faze-lo ?

ja agora curiosidade onde fica a tal bomba eléctrica ?

cumprimentos e obrigado
Se te preocupas com a pintura do teu vw, lembra-te que nao é a tinta que o faz andar !!!

fredcor

Post by fredcor »

boa noite

os ficheiros são em pdf e só posso enviar por email.

não precisas de pagar nada, se puder ajudar.
envia mensagem com teu email para puder enviar.
amanha tiro fotos da bomba elétrica de t3 com motor jx

fredcor

rimas

Post by rimas »

fredcor wrote:boa noite

os ficheiros são em pdf e só posso enviar por email.

não precisas de pagar nada, se puder ajudar.
envia mensagem com teu email para puder enviar.
amanha tiro fotos da bomba elétrica de t3 com motor jx

fredcor

ok companheiro muito obrigado pela sua atenção.

ja mando pm

abraço

rimas

Post by rimas »

Viva...andou a trabalhar para os AR. :mrgreen:

Image

Image

cumprimentos

nuty

Post by nuty »

:D
Image

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

:D Muito bem!
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

.....para os AR.....................ou para os sem AR.................... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

rimas

Post by rimas »

:mrgreen: :mrgreen: alguns a ar outros sem ar..... :mrgreen:

abraços

Post Reply