alguém sabe até que tensão posso alimentar um relógio de tablier de 6V (o do meu tipo 3)?
em casa só tenho reguladores de tensão de 5 e de 8V
relógio 6v
- superalex
- ✘✘✘✘
relógio 6v
alexandre vicente
- jsilva
Re: relógio 6v
Queres por isso em 12V certo?
Podes sempre comprar um 7806 caso não seja opção, usas o de 5V e se não for suficiente, usas o de 8V com 2 díodos em série na saída. Assim ficas com 8-(2x0.7)=6.6V que será aceitável já que o dínamo deve sempre gerar um pouco mais que os 6V. Nos de 12V o alternador chega aos 14,4V.
Podes sempre comprar um 7806 caso não seja opção, usas o de 5V e se não for suficiente, usas o de 8V com 2 díodos em série na saída. Assim ficas com 8-(2x0.7)=6.6V que será aceitável já que o dínamo deve sempre gerar um pouco mais que os 6V. Nos de 12V o alternador chega aos 14,4V.
- jsilva
Vi agora que o regulador dos 6V tem uma tensão nominal de 7,2V portanto deve ser tranquilo.
- superalex
- ✘✘✘✘
obrigado jsilva. para comprar o regulador de 6v cá em baixo não é muito fácil
experimentei alimentar o relógio a uma fonte variável. a 5v a bobinazinha que tem para dar a corda não tinha força suficiente, fui aumentando até aos 7v com cuidado, partindo exactamente do princípio que o regulador permite sempre mais que os 6v nominais mas tive medo de subir mais dos 7v
colocar os diodos em série não tinha considerado, estava mais inclinado para umas resistências
essa queda de tensão nos diodos que referiste é sempre a mesma ou varia com cada um?
experimentei alimentar o relógio a uma fonte variável. a 5v a bobinazinha que tem para dar a corda não tinha força suficiente, fui aumentando até aos 7v com cuidado, partindo exactamente do princípio que o regulador permite sempre mais que os 6v nominais mas tive medo de subir mais dos 7v
colocar os diodos em série não tinha considerado, estava mais inclinado para umas resistências
essa queda de tensão nos diodos que referiste é sempre a mesma ou varia com cada um?
alexandre vicente
- jsilva
cada díodo vai-te dar uma queda de tensão de 0,7 V praticamente invariável, com as resistências terias de fazer cálculos pois a queda de tensão depende da intensidade de corrente que as atravessa.
- superalex
- ✘✘✘✘
Problema resolvido, achei um L200 perdido cá em casa e fiz uma fonte regulada a 7V. Já está montada e ligada ao relógio
Obrigado
Obrigado
alexandre vicente