Restauro do (s) meu (s) oval (ais) !!!!!!!!!!
-
Kastenwa
As soldaduras não são retiradas com o jacto de areia.
Os altos e baixos próprios destas são retirados com trabalho manual... lima...passá-la até ficar quase ao nível da chapa...
O tratamento com jacto de areia deve ser efectuado antes da reparação de chapa.
Se for efectuado depois da reparação daquela, as partes novas sofrem logo uma " agressão " desnecessária.
Mesmo que a intensidade do jacto seja baixa, as superfícies grandes têm tendência a deformar um pouco e a camada superficial da chapa nova é desgastada...
Após a reparação de chapa é que se deve efectuar o tratamento de zincagem...protecção anti ferrugem.
Eu já experimentei, por desconhecimento, a primeira opção. Vi o resultado.
Com a segunda comprovei, na altura e tambem anos mais tarde, a diferença, para melhor.
Corrosão só apareceu nos acessórios que deixaram de ter a tradicional qualidade VW: estribos, aros de farois, pára choques, etc.
Os altos e baixos próprios destas são retirados com trabalho manual... lima...passá-la até ficar quase ao nível da chapa...
O tratamento com jacto de areia deve ser efectuado antes da reparação de chapa.
Se for efectuado depois da reparação daquela, as partes novas sofrem logo uma " agressão " desnecessária.
Mesmo que a intensidade do jacto seja baixa, as superfícies grandes têm tendência a deformar um pouco e a camada superficial da chapa nova é desgastada...
Após a reparação de chapa é que se deve efectuar o tratamento de zincagem...protecção anti ferrugem.
Eu já experimentei, por desconhecimento, a primeira opção. Vi o resultado.
Com a segunda comprovei, na altura e tambem anos mais tarde, a diferença, para melhor.
Corrosão só apareceu nos acessórios que deixaram de ter a tradicional qualidade VW: estribos, aros de farois, pára choques, etc.
- Miguel Brito
- ✘✘✘✘✘
Eu percebi a explicação que o Hugo e o Pedro deram, mas acho que não é consensual.
Lembro-me que por exemplo, a Auto Reconstrutora da Ajuda (que faz restauro integral de clássicos "caros") também faz a ida à decapagem na fase inicial, após a desmontagem completa, para fazer aparecer todos os podres e buracos.
Por vezes surge "renda", "filigrana" e "queijo de buracos" onde se julgava que estava tudo bem...
Talvez seja preciso avaliar caso a caso, e optar em função das evidências.
Dúvidas...
Lembro-me que por exemplo, a Auto Reconstrutora da Ajuda (que faz restauro integral de clássicos "caros") também faz a ida à decapagem na fase inicial, após a desmontagem completa, para fazer aparecer todos os podres e buracos.
Por vezes surge "renda", "filigrana" e "queijo de buracos" onde se julgava que estava tudo bem...
Talvez seja preciso avaliar caso a caso, e optar em função das evidências.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"
-
Kastenwa
Desculpem. Expressei-me de forma confusa.
O que quiz dizer:
num restauro, mandei aplicar o jacto de areia depois de efectuada a reparação de chapa.
Resultado: paineis ligeiramente deformados, chapa nova com algumas marcas do jacto...acabaram por aparecer novas zonas com buracos onde se pensava que estava tudo bem...
Num segundo restauro: primeiro, jacto de areia, com muito cuidado para não deformar os paineis.
Depois a reparação de chapa. Em seguida o tratamento de zincagem.
Este último, foi o melhor processo.
O que quiz dizer:
num restauro, mandei aplicar o jacto de areia depois de efectuada a reparação de chapa.
Resultado: paineis ligeiramente deformados, chapa nova com algumas marcas do jacto...acabaram por aparecer novas zonas com buracos onde se pensava que estava tudo bem...
Num segundo restauro: primeiro, jacto de areia, com muito cuidado para não deformar os paineis.
Depois a reparação de chapa. Em seguida o tratamento de zincagem.
Este último, foi o melhor processo.
-
HUGO bOSS
- Site Admin
Julgo que o processamento do 2º restauro do Kastenwagen será o mais correcto.
No meu 1302 usei o jacto de areia antes e realmente surgiram zonas que tinham buracos e ferrugem que não desconfiavamos à partida.
Quanto a aplicar nos paineis todos, isso vai da força do jacto, do mestre, da espessura da areia...
Julgo que uma limpeza total da chapa antes da pintura fica sempre bem e previne o surgimento de ferrugem mais tarde.
No meu 1302 usei o jacto de areia antes e realmente surgiram zonas que tinham buracos e ferrugem que não desconfiavamos à partida.
Quanto a aplicar nos paineis todos, isso vai da força do jacto, do mestre, da espessura da areia...
Julgo que uma limpeza total da chapa antes da pintura fica sempre bem e previne o surgimento de ferrugem mais tarde.
Um abraço do meio do Atlântico
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"
-
Jean Melim
- ✘✘
-
Hugo
- ✘✘
Bem, sim deve se fazer 1º o jato de areia pois ve se logo o que esta escondido, perceberam mal algumas coisas que quiz dizer!
Mas como o meu restauro vai demorar uns tempitos, ia voltar a oxidar...quando tiver tudo pronto de chapa faço eu o jato de areia la , e é claro que em algumas zonas nao vou insistir muito pois vai criar ligeiros empenos e pequenas mossas, so mesmo pa limpar a ferrugem ,pois a zonas que com o disco de nilon não se consegue remover toda a ferrugem!
Mas como o meu restauro vai demorar uns tempitos, ia voltar a oxidar...quando tiver tudo pronto de chapa faço eu o jato de areia la , e é claro que em algumas zonas nao vou insistir muito pois vai criar ligeiros empenos e pequenas mossas, so mesmo pa limpar a ferrugem ,pois a zonas que com o disco de nilon não se consegue remover toda a ferrugem!
Faço transporte de viaturas
Compro carros sinistrados/batidos em qualquer estado.
Vendo todo o tipo de peças auto usadas, guarda lamas, farolins, motores etc
Executo trabalhos de Bate-Chapas.
Preparaçao de carroçarias p/competiçao.
-
Hugo
- ✘✘
Vamos lá as fotos de hoje.....

uma zona pa dar uns pingos , pois era uma pequena zona só com uns furitos pequenos

já rebarbado e alisado com disco de lixa

parte de dentro , onde se pode ver outra parte onde tinha levado um bocado de chapa

depois fiz esta peça pa poder soldar tipo uma porca que leva na parte de dentro pa fixar os guarda lamas

já pronto

e o aspeto geral....

uma zona pa dar uns pingos , pois era uma pequena zona só com uns furitos pequenos

já rebarbado e alisado com disco de lixa

parte de dentro , onde se pode ver outra parte onde tinha levado um bocado de chapa

depois fiz esta peça pa poder soldar tipo uma porca que leva na parte de dentro pa fixar os guarda lamas

já pronto

e o aspeto geral....

Faço transporte de viaturas
- Miguel Brito
- ✘✘✘✘✘
-
El Yorn
Por acaso, penso como o Jean.Decapagem por processo abrasivo ao início...
Antes de mais, a decapagem abrasiva é a mais amiga da chapa. No meu caso pessoal, o carro foi completamente decapado com discos de nylon. É certo mais demoroso e mais sujo também - (nem vos conto o estado em que ficou a minha garagem e rés-do-chão ao fim de ter acabado de arrancar a tinta. A minha mãe já nem tinha sítio para pendurar a roupa sem que não ficasse cheia daquele pó fino da tinta
Ao jacto de areia só foram aqueles locais em que a ferrugem era já bastante profunda e os locais ditos de difícil acesso, o que por si só se revela uma vantagem, uma vez que esses locais são, muitas das vezes, recantos formados por chapas vincada de tamanho reduzido (cantos, virolas de chapa, etc) e que possuem uma grande resistência não se deformando com isso pela acção do jacto de areia.
Engenhosa solução encontrada pelo Hugo
Cool as air!!
-
HUGO bOSS
- Site Admin
-
Pedro M Santos
Está a ficar um restauro muito bom, parabens.Na minha t2 tambem já gastei algum discos, decapante e agora comprei um pistola de jacto de areia, vou tentar usa la este fim de semana como e muita chapa para decapar um homem até esmorece. Mas vou conseguir acabar a decapagem.HUGO bOSS wrote:Sei bem o que é isso...Além do jacto de areia nas zonas mais dificeis, usei 23 discos (e dois berbequins
) para limpar a chapa do meu por completo...
-
Ricardo Serpa
- ✘
Encarem a decapagem como uma aula de ginasio.
Todos os dias um bocadinho.
Aquilo cansa a brava e parece que um gago não fez nada...
E parece-me que a tecnica "mista" com jacto de areia para as zonas dificeis é a mais inteligente.
1º todas as grandes superficies a disco e decapante o resto para o jacto de areia.
Mas pior que tudo isto é arrancar "flint coat" é que esse nem a jacto de areia sai so mesmo a mão de escopro e martelo...
Todos os dias um bocadinho.
Aquilo cansa a brava e parece que um gago não fez nada...
E parece-me que a tecnica "mista" com jacto de areia para as zonas dificeis é a mais inteligente.
1º todas as grandes superficies a disco e decapante o resto para o jacto de areia.
Mas pior que tudo isto é arrancar "flint coat" é que esse nem a jacto de areia sai so mesmo a mão de escopro e martelo...
VW ar para amar Mercedes para andar
CF Carro Formidável viewtopic.php?t=81
Amarelo Espampanante viewtopic.php?t=3044
Daily Drive Mercedes 200E 1994
CF Carro Formidável viewtopic.php?t=81
Amarelo Espampanante viewtopic.php?t=3044
Daily Drive Mercedes 200E 1994