VW 1200 Limousine Luxe de 1962

Post Reply
HUGO bOSS
Site Admin

Re: VW 1200 Limousine Luxe de 1962

Post by HUGO bOSS »

Excelente!
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Fonsecart

Post by Fonsecart »

Caro Hugo, não sei se está excelente mas posso dizer que na minha opinião está um bom trabalho feito e garanto-te que com muito cuidado, atenção e muito, muito empenho para não deixar nada ao acaso. A carroçaria estava muito mal tratada apesar de aparentemente não o parecer, mas tem de ficar tudo bem e o mais original possível pois tenho essa intenção.

Posto isto, mais avanços na recuperação da carroçaria:

Começo da limpeza da chapa da zona interior frontal, que grande trabalheira

Image

Image

Image

Após uma boa limpeza de todo o painel com um disco específico composto por filamentos de aço revestido a nylon que permite não queimar a chapa e retira toda a ferrugem mesmo em pequenos poros que por vezes existem na chapa. E com jato de areia nas zonas mais difíceis de acesso.
Não retirei nenhuma foto com este espaço ainda em chapa à vista por esquecimento, talvez a urgência de aplicar o produto de tratamento antiferrugem

Image]

Image

Posteriormente ao tempo de actuação, é feita a aplicação de primário, na garantia de que a chapa não tem ponto de ferrugem nem ligeira oxidação. Uma vez mais digo que claro que se efetua uma limpeza e desengordura-se toda a superfície por forma a garantir a total aderência do produto.

Volto a confirmar que o primário é excelente tanto na aplicação como na secagem que até é rápida bem como na aderência, é da Robialak e é o monocomponente (um pouco caro mas compensa, na minha opinião):

Image

Image

Image

Image

Image

Image

As restantes partes que igualmente fui tratando:

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Por vezes, faço outros trabalhos como a limpeza dos dispositivos de fecho das portas:

Antes

Image

Image

depois

Image

Image

Image

vamos ver quando terei mais novidades. Esta fase é muito custosa pois tenho de ir em todo lado à chapa. Com calma lá chegarei. Conto ter a carroçaria pronta para desempanagem de chapa e colocação de massas dentro de um mês.

Apenas as portas serão posteriormente arranjadas pois é uma tarefa ainda mais custosa para ficar bem-feita.

Caso entendam recomendar alguma coisa nesta fase, não hesitem

Abraço

Carlos Basto

Post by Carlos Basto »

Vai bem meu caro amigo. O meu também está nessa onda.

Carlos Basto

Fonsecart

Post by Fonsecart »

Carlos Basto wrote:Vai bem meu caro amigo. O meu também está nessa onda.

Carlos Basto
Então meu caro, terás de ter muita calma e perseverança pois é de facto uma fase difícil.
No entanto, acabará por compensar quando for tempo de passear com a máquina finalizada.
abraço

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Excelente! Sei muito bem o trabalho que esta fase dá...

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

PAULO S.
✘✘✘

Post by PAULO S. »

Apesar de não ter sido eu a fazer este tipo de trabalho no meu vw, acredito plenamente que dá muito trabalho..
O meu vizinho está a trabalhar bem.. :wink:
Força Francisco... estarei á tua espera para podermos passearmos nas nossas máquinas.. :wink:

Abraço
"A Pressa é o pior inimigo da Perfeição"

Fonsecart

Post by Fonsecart »

Ok Paulo, vamos ver quando tal acontecerá. Não vejo a hora de tal acontecer :cry:

Tenho de ter calma pois pretendo fazer um trabalho de qualidade

Mais alguns avanços
Com o depósito decapado com jato de granalha e tratado com metalização
Image

capô e tampa do porta luvas e decapados com jato de granalha
Image
Image
Image

tratados com primário que referi anteriormente
Image
Image

As peças elevatórias do capô da frente com decapagem a jato de granalha e tratados com metalização
Image

Aqui está um problema a ser tratado com muita paciência e muitas horas a deitar ao largo.
A peça interior do capô traseiro com um estado que até mete dó. Após a decapagem a jato de granalha
Image

Agora outra parte bem difícil, pela extensão e ângulos de trabalho.
O tejadilho é terrível, acreditem! Mas, igualmente o facto de se começar a vislumbrar o final da tarefa vai dando algum ânimo para continuar.
Em chapa à vista

Image
Image

Image

Image

Image

Image

Image

Os túneis ainda estão a ser trabalhados para ficarem como de origem

Existe uma modelação angular que não existia na época pois estes eram redondos. Vejam:

Image

Assim, tem de ser modelada a superfície por forma a ser curvilínea. Início dos trabalhos:

Image

Após tratamento e aplicação de primário

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Penso que está muito bom o resultado final, o que acham?

Quanto à próxima tarefa, vou começar a ultimar a frente interior e exterior (por baixo do depósito de combustível por forma a ter toda essa parte completa).

Image

Espero ainda esta semana ter novidades :!: Talvez ainda com o tejadilho por fora completamente tratado, vamos ver se consigo :)

Recebi ainda, ontem, umas peças que pedi ao HugoPeças que são o fundo da cava da roda suplente e os frisos que seguram as borrachas de batente e encerramento dos capôs. Vamos ver se as aplico apenas no final do tratamento das restantes partes da carroçaria.

Ainda, ontem recebi igualmente os estribos que adquiri por um preço bastante bom. Assim permite-me ajustar os guardas lamas aos estribos.

Espero ainda esta semana ter novidades :!: Talvez ainda com o tejadilho por fora completamente tratado, vamos ver se consigo :)

Abraço
Last edited by Fonsecart on 24 Oct 2012 13:05, edited 1 time in total.

PAULO S.
✘✘✘

Post by PAULO S. »

Impecável amigo :shock: :wink: .. Grandes avanços.. :wink:
Parece tudo com bom aspecto.. e devidamente tratado.. assim é que é.. :wink:
Boa continuação..

Abraço :wink:
(quero ver se passo em tua casa)

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Grandes avanços! Muito bom!

Pena algumas fotos terem sido removidas...

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

Fonsecart

Post by Fonsecart »

Meus caros,
Já consegui rectificar a mensagem anterior por forma a colocar as fotos em falta!

Falta dizer que em algumas fotos em que aparece a chapa à vista, parece ter alguma ferrugem nas zonas de uniões ou ligações e sobreposição de chapas que foram ainda limpas com o tal disco de filamentos de aço e borracha para isentar o mais possível da oxidação ou ferrugem. Após isso, levou tratamento antiferrugem e só depois de neutralizar qualquer restício de ferrugem ou oxidação, levou o primário.

Penso que a minha semana já se alterou significativamente no tempo que disponho para efetuar os trabalhos pelo que vou ter de aguardar pelo fim-de-semana para avançar mais um pouco nos trabalhos.
Abraço

Fonsecart

Post by Fonsecart »

Caros amigos da luta “volkesiana”

Uma vez mais agradeço as vossas palavras e, assim, reporto mais alguns pequenos avanços que consegui fazer, apesar de ver significativamente alterados os meus planos para a semana passada e também desta, por questões profissionais

No entanto, as duas zonas que tinha intenção de tratar até ao fim-de-semana e que só concluí ontem à noite

Image

Image

Não se assustem pois as fotos anteriores apresentam sem o tratamento adequado

Depois de alguma intervenção

Image

Image

Image

Image

Image

Ainda não estava concluído pois ainda passei outro disco para garante da isenção de ferrugem

Agora, esta zona já com tratamento antiferrugem

Image

Image

Image

Image

Nesta foto nota-se algumas reparações ao primário que tive de proceder por ter ficado algo fragilizado com a temperatura que tive de imprimir na limpeza interior (utilização de discos apenas com filamentos metálicos para mais fácil extração da tinta) bem como a zona inferior do depósito com o tratamento antiferrugem com a reação completa. Ainda, denota-se a curvatura dos guarda-lamas frontais desajustados com a carroçaria o que irei tratar talvez para a semana.

Por fim, com a aplicação de primário

Image

Image

Vê-se igualmente uma zona inferior, da cava da roda suplente, que não está tratada pois vai ser substituída. Está em muito mau estado.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Depois, com alguma paciência e um pouco de tempo, comecei a fazer algumas afinações de chapa como os estribos e guarda-lamas trás do lado esquerdo

Image

Image

Nesta fase é muito importante que tudo encaixe na perfeição pois após a pintura já será tarde.

Já só me falta limpar o tejadilho exteriormente e na zona do motor por dentro e por baixo

Começo a ficar farto de tanta sujidade, quero que acabe esta fase bem depressa :evil:

Depois é só afinar e desempenar tudo para além do capô traseiro e das portas que serão lá para dezembro :lol:

Digam de vossa justiça :!:

Abraço

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Parabéns :wink: :wink: :wink:
Boa continuação dos trabalhos.
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

PAULO S.
✘✘✘

Post by PAULO S. »

Muito bom amigo..
Quem o viu e quem o vê! :)
Boa continuação.. :wink:

Abraço

Aldeia

Post by Aldeia »

Fonsecart, para a limpeza da chapa utiliza apenas os discos de aço, ou tem algum agente decapante a ajudar? Eu nunca consegui ter resultados tão bons só com o disco de aço (e era chapa plana, não tinha esses recantos e curvas!).

Parabéns pelo trabalho e desde já digo-lhe que me solidarizo com a sua dor de braços!

Sintesi
✘✘

Post by Sintesi »

Grandes avanços, parabéns está a ficar um excelente trabalho. :wink:
Na subida paciência, na descida, dá licença! (ô\_!_/ô)

Post Reply