VW 1200 1963 Standard... Finalmente!!!!!!!!!!!!!

El Yorn

VW 1200 1963 Standard... Finalmente!!!!!!!!!!!!!

Post by El Yorn »

Bem hoje (por acaso até foi ontem), foi um grande dia para mim; Após 3 longos e fastidiosos anos no chapeiro - sim reconheço que em termos de rapidez já se fez melhor – o meu carro foi finalmente pintado. Uma luta que começou há 7 anos atrás.

Trata-se de um carocha 1200 modelo Standard de Junho de 1963. A cor original é o L344 Riedgrün, tendo esta cor a particularidade de ser somente utilizada nos modelos Standard e acreditem que só depois de o ver pintado é que me apercebi o quanto gosto esta cor, pois quando o comprei estava pintado de um verde alface do mais belo efeito!
Image
Image

Como na altura da compra as máquinas digitais ainda eram uma miragem, não tenho muitas fotos da fase anterior e a qualidade das poucas que tenho é, digamos, assim assim!
Image

O chassis estava de acordo com a carroçaria, só que pior. Quando comecei a desmontá-lo, a bateria estava segura graças a uma tampa de um balde de tinta de 25 litros, judiciosamente colocada por baixo do belo quadrado, onde outrora estava o suporte da bateria. A bateria, da qual não guardei fotos, era daquelas famosas baterias de 12V, convertidas à tuga para 6V, leia-se cortada ao meio e soldada não se sabe bem como quê mas que passado uns tempos, lá fazem o favor de verter o ácido para o chão, daí aquele belo quadrado!
Image

Após ter contactado vários revendedores e ter trocado 3 vezes de longarinas – (as que tinha recebido até aí eram verdadeiras infâmias) – lá consegui arranjar um par +/- decente e que se aproximava bastante dos design original.
As partes a serem intervencionadas, para além das longarinas, foram os 2 cantos da frente da cava da roda, as cavas das rodas traseiras junto à junção das longarinas (um clássico), um suporte de pára-choques traseiro que tinha desaparecido e a chapa interior junto ao tubo em “Y” da chauffage!

Quando me lembrei de me atacar ao chassis, cortei os 2 lastros e em vez de guardá-los, lembrei-me de dá-los juntamente com outra tralha velha a um sucateiro da minha aldeia. Meses mais tarde quando comprei os lastros novos e necessitei de alterá-los é que vi a asneira que tinha feito, pois deveria tê-los aproveitado para descravar os parafusos velhos da fixação dos bancos… milagre ou pura sorte, quando fui à sucata passado esses meses na vã tentativa de os encontrar, encontrei-os precisamente no mesmo local de onde o homem os tinha deixado, talvez por esquecimento, mas foi um descuido que me fez ganhar o dia, pois sem eles, teria que ter inventado qualquer coisa de aproximado a partir de fotografias, com um resultado por vezes nem sempre convincente!
As várias etapas que antecederam a pintura, serão descritas noutros posts, para que não fique um testamento de uma só vez!

Agora está assim:
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image Image
Image
Por agora, o maior já ficou feito e já posso começar a montar nas calmas na minha garagem! UFA!
Cool as air!!

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

Foram 3 anos, e um trabalho fantástico que justifica a espera :wink:

A pintura mete "impressão" de tão perfeita que está!
Estou ansioso por ver o resultado final..

Volto o que disse há uma semana atrás: Parabéns!! :D
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Já estou como o outro: PERFEITA! :D
Venha então o resto da história! :P

p.s.- o tecido não está esquecido :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

seventropical

Post by seventropical »

el yorn estavas muito caladinho sobre este projecto..... :wink:
mais parabens esta a ficar 5*
a cor da tinta ta muita bem escolhida,de facto o verde alface... :twisted:
força na montagem... :wink:
Image
http://www.seven32.skyblog.com/

Carochas do Berço - Parque do Triângulo Comercial. Encontro Mensal - Ultimo Domingo - 10:00 horas.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Estranho, a core ficou mais cinza nas fotografias do que ao vivo! Estou mas é a ver pó no tejadilho! :twisted:
Afinal, Judson or not Judson? Eu continua a achar que o contraste Standart e loaded com peças performances e accesorios de época seria do melhor... Tipo Tuning de época.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

BERMORAIS

Post by BERMORAIS »

vai ficar espantoso :shock:

Hugo
✘✘

Post by Hugo »

Tá 5 * 8)
Faço transporte de viaturas

Compro carros sinistrados/batidos em qualquer estado.

Vendo todo o tipo de peças auto usadas, guarda lamas, farolins, motores etc

Executo trabalhos de Bate-Chapas.

Preparaçao de carroçarias p/competiçao.

nelsonfelix

Post by nelsonfelix »

mais um exemplo a seguir

keep up the good work :wink:
Abraço
Nelson Félix

1300 1967, REDTROLLEY 1303S "Cabrio"1974, SIS-Sachs V5 1979, Macal M70 Sport 1978, Vespa 50S 1976, Pasteleira anos 40

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Adorei a cor! Está excelente!
Valeu a pena a espera.

(E também gostei do "carocha" encarnado ao lado...)
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

nezz
★★

Post by nezz »

adorei a cor! um excelente restauro.
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

El Yorn

Post by El Yorn »

Obrigado, muito obrigado a todos! Vocês são fantásticos :wink:

Nirvana tenho que postar aquela foto onde apareces ao lado do mestre Zé (o pintor)

Seven, a razão porque estava caladinho, não se prendeu com o facto de querer fazer alguma surpresa, mas antes por não ter mesmo tempo para a postar, prendido pela lufa lufa de andar à procura daquela peça que desapareceu misteriosamente, ou daquele parafuso, etc.

Hugo, quanto ao tecido não te preocupes, pois essa parte será provavelmente a última coisa a fazer no carro

HKS, também achei que algumas das fotos parecem mais cinzas que verdes, mas é da máquina e da iluminação deficiente. Quanto a “acessorizar” ou não, o carro ao fim de pronto ainda é um assunto a resolver mas que entretanto me vai atormentando diariamente!

Miguel, o “carocha” que vês ao lado, é o Porsche 356 SC ex- Fernando Basílio dos Santos, com o qual venceu o Campeonato Nacional de Ralis em 1964 e é agora pertença de um entusiasta da minha zona!

More pics to come!

EL Yorn
Cool as air!!

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Mete também o "356": como é flat-4, e refrigerado a ar, o fórum aceita (e ninguém se costuma lembrar disso...)
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

El Yorn cada peça montada merece um post aqui no fórum :twisted: :twisted:

O 356 tira qualquer um do sério (já limparam a baba que deixei na oficina?).. apesar de não parecer, aquelas fotos do vermelhinho são pré-restauro, está todo na chapa :D
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

lindo. a melhor que existe
Teoria do Caos

PHILCOX
✘✘✘

Post by PHILCOX »

esse mestre ZE e 1grande artista!! 1 pintura fantastica meus parabens valeu a pena a es :wink: pera

Post Reply