VW 1200 Limousine Luxe de 1962

Post Reply
Fonsecart

VW 1200 Limousine Luxe de 1962

Post by Fonsecart »

Olá, Viva a todos,
meu nome é Francisco Fonseca. Sou residente na Zona Centro, mais propriamente em Póvoa do Loureiro, Pampilhosa, Mealhada.

Sou mais um entusiasta dos vw no geral, e amante mais particularmente os carochas, dos quais, os primeiros (até os 1200 CC) deixam-me mais encantado.

Há pouco tempo adquiri um VW 1200 Limousine Luxe de 29 de Junho de 1962. :lol:

Um pouco de história:
Deixem contar-vos que o meu primeiro carro foi um carocha Limousine de 1962 de cor branca. No entanto, na altura não foi possível legalizá-lo pois levantaram-me problemas por o anterior dono não me acompanhar até à conservatória do registo automóvel, muito embora estivesse na posse da respectiva declaração de venda. Enfim, histórias lamentáveis da nossa administração pública. Assumamos que isto é passado.
De seguida, por vontade emergente de ter um veículo para circular, fruto dos meus 18 anos, vendi esse carocha e comprei uma moto 350 CC, de 1965, Matcheless G3 mercury. Esta moto, posta a funcionar, foi sujeita a restauro e circulou durante bastantes anos. Bem, agora chegou a hora de retornar a boa casa, isto é, troquei a minha moto pelo belíssimo carocha 1200 Limousine Luxe de 29 de Junho de 1962.
Devo dizer que adoro a moto da qual me desfiz mas, a paixão pelo carocha é indiscutivelmente mais forte.

Enfim, Recebi-o na passada quarta-feira, dia 22 de Junho de 2011. Acresce dizer que ainda não procedi à legalização do VW mas espero que não me aconteça como no passado. Se tal acontecer, terei de resolver pelo melhor.

É de dizer que estou num “déjà vu”. :mrgreen: 8)

Por fim, contactei com o colega Paulo S. da Mealhada e, como este é um dos que melhor tem restaurado o seu belíssimo carocha, solicitei-lhe ajuda para me aconselhar sobre o que tenho pela frente. Acrescento que este foi bastante simpático e aproveito para lhe agradecer publicamente a sua amabilidade.

Devo dizer que, pretendo efectuar um restauro ao mesmo nível, mantendo-o o mais original possível e, de facto, se possível, manter efectivamente os elementos originais.

Vou iniciar o restauro nesta Quinta-feira e, portanto, como o amigo Paulo disse quando se apresentou, “Conto com a ajuda de todos, opiniões construtivas, sou todo ouvidos para quem queira dar uma ajudita”.

Finalmente posso dizer, estou a iniciar o restauro do meu CAROCHA, o melhor carro do mundo. :lol:

Em breve irei colocar fotos da máquina e do avanço dos trabalhos.
Abraço
Last edited by Fonsecart on 06 Mar 2013 12:50, edited 1 time in total.

HUGO bOSS
Site Admin

Re: VW 1200 Limousine Luxe de 1962

Post by HUGO bOSS »

Bem vindo!
Nada como comprar um carocha no seu dia Mundial... :D

Venham as fotos e o relato do restauro... :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Rúben Marcelo
✘✘

Post by Rúben Marcelo »

Bem vindo ao forum.

Um abraço

Sintesi
✘✘

Post by Sintesi »

Bem vindo e bom rstuaro. Abraço :D
Na subida paciência, na descida, dá licença! (ô\_!_/ô)

PAULO S.
✘✘✘

Post by PAULO S. »

Francisco, vai colocando fotos.. Senão o pessoal daqui do Forum não descança enquanto não as verem! :mrgreen: :wink:

Abraço :wink:
"A Pressa é o pior inimigo da Perfeição"

Fonsecart

Post by Fonsecart »

Boas,
Fico grato pela imediata recepção e como ficou prometido, irei adicionar então algumas fotos quando entender como se faz (Se possível informe-me do processo).
Já comecei a desmontar algumas coisas, mas com calma.
Delineie reparar em primeiro lugar todo o chassis. Contudo, se tiver tempo, irei igualmente recuperar algumas peças mais pequenas por forma a ir adiantando o trabalho.
Abraço

JCASTRO22

Post by JCASTRO22 »

Já começou a desmontar e nada de fotos?? :mrgreen: A malta aqui o que quer é fotos.... :wink:
"Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que às vezes fico a pensar, se a burrice não será uma ciência."

Fonsecart

Post by Fonsecart »

Boa Noite!
conforme prometido,junto apresento as fotos da máquina:

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Podem ver que ainda estava guardado até à data do início dos trabalhos, ora vejam o "artista" no seu sono eterno:

Image
Image

Já iniciei os trabalhos de desmontagem, algumas fotos do estado dele:

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Para alguma surpresa minha os fundos parecem-me estar em bom estado, apesar do fundo direito na zona da bateria estar completamente destruído.
Assim que estiver a carroçaria separada dir-vos-ei e registarei com fotos.
Já está toda desapertada, embora pelos anos esteja colada pela borracha de suporte.
Devo dizer-vos que, decidi começar a reparação da máquina pelo chassis e motor, para além das pequenas peças que poderei ir complementarmente reparando/restaurando.
No entanto, digam de vossa justiça.
Abraço

PAULO S.
✘✘✘

Post by PAULO S. »

Uma boa base de restauro.. Um dos modelos mais bonitos, principalmente o interior em tons de vermelho..
Já vi o carro, aparentemente parece até estar mais ou menos, comparando com o meu 8) ..
O amigo Francisco como é meu vizinho, darei uma ajudita sempre que puder..

Abraço e boa continuação... :wink:

Sintesi
✘✘

Post by Sintesi »

Trabalho, não vai faltar, mas vai valer apena, com toda a certeza, boa restauração.
Na subida paciência, na descida, dá licença! (ô\_!_/ô)

Fonsecart

Post by Fonsecart »

Ora bom dia,
conforme os trabalhos vão evoluíndo, tentarei, sempre que possível, fazê-los acompanhar das respectivas fotos.
Já separei a carroçaria do chassis e retirei a maior parte do material de isolamento do mesmo. De facto, para além do fundo na zona da bateria estar em mau estado, todo o retante está impecável segundo o que parece.
Irá ser sujeito a limpeza mais profunda e depois se verá.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

No final da separação da carroçaria restou este monte de ferrugem
Image

O amigo Paulo esteve comigo a ver alguns pormenores nomeadamente o n.º do chassis e do motor por forma a ser pedido o certificado ao museu de alemanha
Image

Image

Image

A zona da bateria a qual irá levar o novo fundo
Image

A Polie estava colada e com a ajuda do Paulo já está tudo desmontado.
Image
Image

Depois coloco mais fotos do estado global.
Abraço

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Bem... se o Paulo está a te ajudar, não poderias ter melhor expert para tal! :D

Vai colocando fotos! :wink:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

PAULO S.
✘✘✘

Post by PAULO S. »

Não é preciso tanto Hugo! :shock: :D .. Mas aqui o amigo Francisco tem muito que pedalar... Mas claro, ajudarei no que puder, apesar do meu tempo ser escaço :( , não vale a pena dizer porquê!.. "Ser pai tem que se lhe diga" :wink:

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Pois... e quase que tens duas "crianças"... uma de carne e osso e outra de metal... :mrgreen:

Mas basta ir seguindo o teu tópico que já esclarece muita coisa! :wink:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

PAULO S.
✘✘✘

Post by PAULO S. »

Sim Hugo, concordo contigo..
Foi exactamente o que eu disse ao Francisco, no meu tópico não tem ainda muita coisa até final de um restauro completo, mas para quem começar a restaurar agora, que é o caso do Francisco, há certas dúvidas que se podem esclarecer.. Pelo menos eu tentei isso, ou seja, sendo o Francisco ou não a ler o meu tópico, fiz as coisas de forma que algumas pessoas que possam ter umas dúvidas consigam esclarece-las, mas continuo a dizer, não sou nenhum profissional, até porque a minha profissão está longe de ter a ver com clássicos, mas há uma coisa essencial, nunca esmorcer e sobretudo fazer as coisas com gosto.. :wink:
Mas tenho a noção que já houve muito pessoal a ver os meus trabalhitos.. 8) Digo eu, se calhar até não! :roll: ..

Post Reply