Boas!!
Antes de mais, obrigado pela resposta.
Relativamente à história do carro, o que posso dizer (após ter falado com o meu pai) é que o carro já não trabalha há mais de 10 anos (no mínimo, mas acho que são bem mais

), mas que quando parou não tinha nenhum problema mecânico grave, uma vez que era habitual andar.
As fotos já pedi uma máquina emprestada e estou a tratar disso, no entanto tenho vergonha de o mostrar sem o lavar antes.
Está cheio de pó e salpicado de marcas das patas dos meus gatos (acho que tenho lá alguns gatos "habilidosos" que estavam a ver se o punham a andar, mas não conseguiram

), que gostavam muito de dormir em cima dele. Como podem ver, ainda há bichos com bom-gosto e classe suficiente para não dormirem em qualquer lado.
Mal o tempo melhore um bocadinho, vou tirá-lo da "garagem" para o lavar e pôr a apanhar ar, dando-lhe tempo para se preparar psicologicamente para a sessão fotográfica.
Não tenho grandes facilidad€s monetárias, mas sou bastante curioso e aprendo depressa e dá-me um nó no estômago sempre que vejo o carro assim, e como tal decidi que ia fazer alguma coisa em relação a esta questão, que passa primeiramente por diagnosticar os problemas do carro.
Perguntei a questão do motor pois já ouvi muita coisa acerca deste procedimento e gostava de saber o que os mais experientes acham acerca da forma melhor de o fazer. Quando falei em motor colado, foi só para me precaver pois não faço ideia se está ou não, mas gostava de saber como o diagnosticar. E não, não estou a pensar pôr o carro a trabalhar, quanto mais não seja porque não tenho bateria.
À primeira vista, o carro tem já bastantes problemas de chapa (eu depois ponho fotos de tudo), sendo que na zona da bateria já tem um buraco enorme, e os poisa-pés (corrijam-me se não for assim que se chamam) estão uma miséria. Os pneus estive a enchê-los e parecem estar bons, mas os 4 centros das jantes já eram (ninguém sabe deles).
Por dentro os estofos estão a precisar de ser rectificados e tudo o que havia de revestimentos de origem na zona dos pés, já era. Tem muita humidade e marcas disso presentes em quase todo o interior, mas já vi carros em estados bem piores.
Para começar espero ter ajudado a perceber melhor a história deste carro que espero que tenha um final feliz. Obrigado a todos.
Cumprimentos.