Ideias e Truques para o modelismo

JP.Herbie.53

Ideias e Truques para o modelismo

Post by JP.Herbie.53 »

Boas tardes caros amigos.

Venho desta forma, abrir este tópico com o intuito a recrutar gente com arte nesta área ( :wink: que os há aqui na garagemvw :wink: ) e falar-mos sobre esta vasta área.
Visto os trabalhos realizados nas nossas queridas maquettes, miniaturas, models kits … que sejam de ferro ou em plásticos mostrados por todos nos neste fórum, era uma boa ideia, então, falar-mos sobre os truques realizados ou que se pode realizar. Podemos chamá-lo “ajuda ao próximo”. Da minha parte tenho alguma experiencia, muito pouca, e gostava imenso de aumenta-la. Se juntar-mos todos poderemos, então, ampliar a nossa sabedoria sobre esta arte.

As ideias podem ir desde:
- A compra dos modelos (onde, como, valores, precisão do modelo em causa, comparação por quem os tem
ect….). Eu costumo comprar no ebay e fica, vindo de Hong kong, a cerca de 25€ (estamos a falar da tamiya
vw beetle).
- Como pintar bem (como, truques, marcas de tinta, se leva verniz ….)
- Fala-se muito de fazer pequenas peças em resina (como, com o qué, onde se arranja……)
- Interiores dos carros (tecidos ….)
- Arranjos na carroçaria, ou em ferro (mais difícil) ou em plástico
- Que tipo de cola (marca ……)
- Truques para fazer relva (esta sei de uma maneira de fazer com cola branca e com relva para comboios).
- E muito maaaaiiiiisss :roll: :roll: :roll: ........

Como vemos a inúmeras questões que témos e que, as vezes, nem sabem que existe esta ou aquela solução.
Podemos subdividir nos títulos de cada comentário a que se refere a ideia ou dica e depois escrever por baixo. Assim é mais fácil visualizar.

Espero que não achem isto uma parvoíce mas só assim é que, na minha opinião, podemos realizar trabalhos (lá para casa) com estilo e cada vez mais bonitos e poder expô-los para os amigos.
Da minha parte espero que este tópico dê frutos e bons frutos nesta área e que seja líder do tópico miniatura. :wink:

Um grande abraço e que começo as ideias
Muito obrigado a todos que queiram participar
:mrgreen: João Paula
Um CAROCHA não é um carro nem um transporte mas sim uma GRANDE DOENÇA.........FIXE . JP.

nezz
★★

Re: Ideias e Truques para o modelismo

Post by nezz »

Pintura

1º - decapar a miniatura depois de desmontada e todas as peças separadas
2º - aproveitar e retirar as marcas do molde com uma lima de ferro
3º - lixar a miniatura com lixa de água
4º - aplicar primário (existe cinza e branco)
5º - com tinta preta borrifar a miniatura para verificar imperfeições (opcional)
6º - preparar o local para a pintura. convém que a miniatura não fique assente no chão
7º - dar pequenas camadas da tinta escolhida. sem pressas e sem grandes quantidades de cada vez. se necessário deixar secar de um dia para o outro
8º - aplicar verniz para deixar a pintura mais brilhante e com melhor acabamento
9º - montar a miniatura

em termos de detalhes, "borrachas" dos vidros e outros é preciso uma fita isoladora especial e uma grande dose de paciência

em todos estes passos aplicar primário, tintas e verniz da mesma marca. nos supermercados auto normalmente têm uma grande variedade de tintas e a qualidade/preço é excelente

exemplos

Image
Image

Image
Image
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

nezz
★★

Post by nezz »

Detalhes

o material a utilizar é tudo o que possa servir

neste caso, um resto de calças que serviu para os estofos, o tecto e farois de carros destruídos para as luzes de nevoeiro
Image
Image

clips e espátulas de madeira
Image
Image
[center]Image[/center]

nezz
★★

Post by nezz »

Relva

um truque que fiz cá em casa

material
- uma caixa de oregãos do supermercado
- tinta guache verde

preparação
- colocar os oregãos no liquidificador e triturar
- colocar o guache (quantidade suficiente para a tonalidade pretendida) e misturar

depois é deixar ao ar para secar o guache e deixar o cheiro dos oregãos passar (e lavar bem o liquidificador antes que alguém repare)

resultado
Image
Last edited by nezz on 26 Dec 2010 13:31, edited 1 time in total.
[center]Image[/center]

nezz
★★

Post by nezz »

outro exemplo de aproveitamento de materiais e pintura

Image

http://www.forum-diecast.com.pt/index.php?topic=6966.0

e um com modificações

Image

http://www.forum-diecast.com.pt/index.php?topic=7362.0
[center]Image[/center]

joao
✘✘✘✘

Post by joao »

eu também pratico modelismo estático, mas é militar e só de segunda guerra mundial,

um dia destes ainda me meto nos carritos 8)

@Nezz, obrigadinho pelas dicas :wink:
um dos princípios do modelismo é puxar pela imaginação no que toca a pormenorizar os modelos :)
[center]'73 1303 S daily driver | '69 Bay | '64 Splitscreen |
'62 Splitscreen pick up[/center]
[center]sex, vw van's and rock and roll[/center]

nezz
★★

Post by nezz »

esqueci-me de referir, na pintura de miniaturas o ideal é um aerografo, que apresenta uma pulverização mais homogénea. é relativamente caro, mas depende da utilização que se pretende

para os detalhes, existem também algumas lojas online que vendem produtos e materiais para detalhar as miniaturas, por exemplo
http://www.legende-miniatures.com/en/topic/index.html
http://www.tremonia.org/

a GMP também apresenta peças com bastante qualidade, como no Ford branco do meu último post, assim como materiais para dioramas
Image
Image
[center]Image[/center]

Pedro 1300

Post by Pedro 1300 »

Boa tarde

Este tópico tem a meu ver muito interesse, principalmente para nós que por vezes não ficamos satisfeitos, com as miniaturas que compramos, sim porque se formos nós a pinta-las e a detalha-las ficam muito melhor.
Sr JP Herbie preciso de falar consigo por causa da minha réplica do vw. Gostava de saber onde arranjou os para-choques, é que o meu kit é um hasegawa e os para choques são diferentes. Já agora ficam fotos de um modelo que montei. Conseguem-se bons resultados sem as tintas da Tamyia, já não as uso, pois são caras e os resultados não são melhores. Então as latas de primário a 10€ é de doidos, e para além disso gastam-se num só modelo por isso não compensa.
Qualquer coisa disponham...
Abraço
Pedro Cabral

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Vendo Volante para VW, restaurado e pintado de branco.
Preço: 110€ Negociáveis.

JP.Herbie.53

Post by JP.Herbie.53 »

Boas a todos...

Poreiro -Nezz- ,já é um grande começo. Como tinha-mos de esperar o Prf. Nezz ,em 3 linhas e 4 fotos, explico divinamente alguns pontos. A duvida chega quando temos que cortar e rectificar os modelos de plasticos .É que é uma dor de cabeça e ,da minha parte ,não faço a minima ideia do que se utiliza.

-pedro 1300- ,esta tambem um expetaculo .Lá esta ,não consigo que a core fique tão brilhante ,nos modelos de plastico ,claro. Enfim ,vamos aprofundar a questão

-João- .Qualquer tipo de ideia é bem vinda ,seja militar seja civil. Vamos criar uma pagina mostruosa ,entre todos ,de como podemos realizar as nossas artes.

Vamos lá .Esta de chuva e é boa altura de nos dedicar umas horinhas ao modelismo.

Grande abraço a todos
João Paula :mrgreen:
Um CAROCHA não é um carro nem um transporte mas sim uma GRANDE DOENÇA.........FIXE . JP.

JP.Herbie.53

Post by JP.Herbie.53 »

-----ARBUSTOS-----

Foi um senhor que faz ,fazia , faz muita as vezzzzz. Combios, que me ensinou esta. ora cá vai....

Pega-se linho de canalizador (aquele que parece cabelo) e fazemos um tuf ,atamos com um poco de linha na base e colocamos ,bastante,cola branca .Isto vai colar todos os pelos na sua base (estamos a falar de uma coisa tipo 3 a 7 cm dai não abusem no espaço da base. Quando tiver seco ,abre-se um pouco os pelos e ,já esta. Basta ,com um spray verde ,pintar e fica poreiro..

Abraço João Paula :mrgreen:

JP.Herbie.53

Post by JP.Herbie.53 »

Boas a todos .

@nezz e a todos que me possam esclareçer

Não consigo por a tinta brilhante. Isto é :
Carro em plástico da tamyia
Pinto o carro mas fica baço , já experimentei mudar de marca de tinta e de core, mas ta igual .
Carro em ferro tudo bem ,um mimo
Qual é a parvoíce que estou a cometer? :oops: :oops:
Help....

Abraço João Paula :mrgreen:

nezz
★★

Post by nezz »

aí não te posso ajudar, pois ainda não pintei kits de plástico :wink:
[center]Image[/center]

JP.Herbie.53

Post by JP.Herbie.53 »

HELP..... :lol:

Pedro 1300

Post by Pedro 1300 »

Boa Tarde

JPHerbie-penso que posso ajudá-lo a tirar o maior potencial das suas pinturas.
Diga pf, como pinta, que tintas usa, os passos que dá em cada fase, quantas de mão, onde seca. etc...
exponha por ordem as respectivas fases, que eu depois digo-lhe o que poderá tar a fazer mal.

Abraço

Pedro Cabral
Vendo Volante para VW, restaurado e pintado de branco.
Preço: 110€ Negociáveis.

RicardoV
✘✘

Post by RicardoV »

Boas,

para o brilho tens 2 hipóteses.

Uma boa wetcoat de tinta (camada final) e depois com lixa de vários grãos vais "polindo a tinta"
Caso tenhas acesso a verniz automóvel (em 2 componentes) não há que enganar. Das-lhe com aerografo em camadas ligeiras e depois no fim é só polir com os produtos automóvel.
Image

Post Reply