aparelhos de 6v em 12v

jnar
✘✘✘✘✘

aparelhos de 6v em 12v

Post by jnar »

antes de mais, peço desculpa pela minha ignorância :oops:
Queria saber se é possível meter algum aparelho ou faróis de 6v num carro a 12v.
No caso dos faróis (caso sejam realmente de 6v, tenho que confirmar primeiro) não quero mudar o sistema, até porque as ópticas são seladas...Para alterar, tenho que fazer uns furos, coisa que não me apetecia (mas farei, caso seja necessário).
Existe algo que eu possa ligar pelo meio, entre a bateria e o "aparelho", como um transformador?
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

Aproveito o tópico do Jnar para expor uma dúvida:
A carrinha que vou restaurar funciona a 6volts. Quais são as vantagens/desvantagens de a manter assim ou proceder à alteração para 12volts?
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Varios avantagens...antes de tudo ver bem melhor de noite e ser bem mais visto, tipo não tens de escolher entre farois ou limpas vidros de noite a chover!!!
Batarias, lampadas, accesorios como os manometros, radios bem mais simples de encontrar em 12 voltes do que em 6 voltes. E mesmo assim eu vou manter os 6 voltes :roll:
Perdes o lado vintage da coisa a passar em 12
Agora, Jnar, as Selaed Beam em 12 voltes encontra-se!
Now I have a machine gun HO-HO-HO

fan
Site Admin

Post by fan »

Viva

Passar de 12v para 6v e facil, basta arranjar um regulador... Mas claro tens as desvantagens que o 8000rpm falou... entao em farois nota-se muito.

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

A electrónica saiu do meu plano curricular, só tenho umas bases manhosas :oops:

Os manómetros e outro material que funciona a 6volts também funcionam num circuito de 12volts?!

fan
Site Admin

Post by fan »

Nirvana wrote:A electrónica saiu do meu plano curricular, só tenho umas bases manhosas :oops:

Os manómetros e outro material que funciona a 6volts também funcionam num circuito de 12volts?!

Funcionam, durante 30segundos :lol: :lol: , ha alguns que duram mais tempo :lol: :lol:

Tou a brincar.

Não podes alimentar a 12v, tens de reduzir a tensão para 6v, porque senão estas a fornecer muito mais corrente ao circuito, e ele, o mais certo é queimar por efeito de joule (por incapacidade de dissipar a potência)

ora vejamos:

um manometro que tem uma Resistência de entrada de 100ohms(estou a supor)

a 6V, pela lei de ohm vai puxar uma corrente de 6=100 x I ou seja I= 0.06 Amperes

a 12v , temos 12=100 X I ou seja I = 0.12 Amperes

em termos de potencia o mesmo aparelho em vez de ter de dissipar uma potencia de 0.36Watts vai ser obrigado a dissipar 1.44watts.

Por isso, se não baixares a tensão para 6v, vai te cheirar a queimado :?

F.A.N.

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

Hong Kong Syndicate wrote: (...)
Agora, Jnar, as Selaed Beam em 12 voltes encontra-se!
o meu problema HKS, é que já as tenho:

Image

Image

Image

Image

Para alterar isto, não sei se seria fácil :roll:
Não faço ideia se são de 12v ou 6v. Tenho que ver se contacto o fabricante outra vez e se eles me conseguem responder a isto.
São de sistemas diferentes....

Image

Image

Não as queria queimar :oops:

Obrigado fan pela "revisão da matéria dada" :wink:
:oops:

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

Obrigado fan! Já me fizeste relembrar as aulas de fundamentos de electrónica onde queimei uns quantos circuitos, nem as resistências nos salvavam :lol:

O melhor a fazer é colocar o sistema a 12volts para alimentar tudo conveniente, com esses reguladores para 6v nos manómetros, motor do limpa brisas etc.

Jnar essas luzes não dão para trocar as lâmpadas de 6v para 12v?
Nas luzes, piscas e farolins acho que só preciso de me preocupar com as próprias lâmpadas, a base pode ser a mesma para 6v ou 12v mas posso estar enganado :oops:

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

São da GE (General Electrics), tente ver aqui se eles tem, mas a tem imensas respostas sobre o assunto e peças para sealed beam!
Ja vi lampadas dessas a venda em lojas de electronica.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Nirvana wrote:Aproveito o tópico do Jnar para expor uma dúvida:
A carrinha que vou restaurar funciona a 6volts. Quais são as vantagens/desvantagens de a manter assim ou proceder à alteração para 12volts?
Eu mantinha os 6V. Tens que trocar muita coisas. Todas as lampadas, gerador, regulador, motor limpa para-brisas e mais agumas coisas.

Se tens lâmpadas de 6V 45/40W a luz é igual à de 12V 45/40W, porque a potência das lâmpadas é a mesma, mas como a corrente é superior nos 6V estão sujeitos a quedas de tensão maiores.
O problema é que a maior parte das vezes não não tens 6V porque os fios estão oxidados nos terminais, o negativo é feito pelos guarda lamas e devido à ferrugem há quedas de tensão. Se ligares um fio directo do negativo da bateria à lâmpada, em vez de passar pela ferrugem do carro e por contactos oxidados vais ver que dá boa luz. Nos de 12V o fio negativo vai directamente à lâmpada ao contrário dos de 6V.
Um dos sintomas de haver maus contactos é o interruptor das luzes começar a aquecer.

João

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

E andar em 6 voltes tem algo de heróico numa noite de nevoeiro! 8)
algo que ajuda a ter uma boa illuminação em 6 voltes (e em 12) são as parabolas em bom estado!

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

He!He!

Post by Eduardo Pinela »

Empurrar um carocha é facil, o mesmo ~ñ se pode dizer de uma combi... A unica coisa que podes manter é o starter 6v, tens de mudar todo o resto. Quanto ás opticas bem as podias vender (a ñ ser que gostes particularmente delas) e pôr umas H4 que são perfeitas e mais q suficientes.

jnar
✘✘✘✘✘

Re: He!He!

Post by jnar »

Eduardo Pinela wrote:Quanto ás opticas bem as podias vender (a ñ ser que gostes particularmente delas) e pôr umas H4 que são perfeitas e mais q suficientes.
eduardo...isto é para quem?? :oops:

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

Já me estou a imaginar de amperímetro na mão :lol:

jcse tenho necessariamente de substituir toda a instalação eléctrica e lâmpadas, talvez siga o conselho de manter os 6V pois sinceramente pensei que a passagem para 12V não implicava tantas modificações.

Não terei problemas de maior quando estiver a utilizar várias coisas dependentes da bateria ao mesmo tempo?
Rádio, luzes, e limpa para-brisas tudo ligado ao mesmo tempo.. o resultado são luzes fracas, as escovas a andar lentamente, e o rádio/colunas com um som oscilatório?!

HKS dá sempre para improvisar e ter uma lanterna extra no tablier :lol:

Edit: Só agora vi as respostas do Eduardo Pinela e Jnar.. afinal como ficamos :P!?
Sff, a core vermelha fica para uso exclusivo dos gerentes e da modaerção, se toda a gente passa a escrever em vermelho, estamos perdidos! Desculpa la Nirvana. PS: thanks pela foto da Orbita! :wink:

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Nirvana wrote: Não terei problemas de maior quando estiver a utilizar várias coisas dependentes da bateria ao mesmo tempo?
Rádio, luzes, e limpa para-brisas tudo ligado ao mesmo tempo.. o resultado são luzes fracas, as escovas a andar lentamente, e o rádio/colunas com um som oscilatório?!
1- Os engenheiros da VW devem ter testado o carro com as luzes acessas e os limpa pára-brisas ligados e com certeza que devia funcionar correctamente senão ele tinha feito alterações, para corrigir o problema. A bateria debita amperes mais que suficientes para manter tudo a funcionar e o gerador fornece corrente suficiente para manter a bateria carregada.
O problema está na instalação eléctrica. Contactos oxidados. a caixa dos fusíveis oxidada assim como fusíveis velhos e oxidados. Interruptores gastos. Contactos entre a carroçaria e os guarda-lamas com muita resistência eléctrica por causa da ferrugem, o cabo de ligação da bateria ao chassis oxidado nos terminais, etc, etc.

2- Que qualidade de som estás à espera de um rádio de 6v? Os rádios de 6V não trazem saídas stereo para colunas sub-wofer.

João

Post Reply