"Gilda" - Splitscreen Pão-de-Forma de 1966

Post Reply
Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Re: "Gilda" - Splitscreen Pão-de-Forma de 1966

Post by Miguel Brito »

A IPO é amanhã...

Mas mesmo quando tudo parece pronto… Há sempre qualquer coisa que acontece…

Ao chegar a casa, inverto a marcha e algo parece estranho… Olho para trás e não vejo o reflexo avermelhado da luz de travões. Agora que tudo está bem, falta-me a luz de travões!

Já vou ter que me mexer outra vez…

Feriado, a meio do dia. O chão está seco, o dia enevoado, acho que tenho sorte. Deito-me de costas no chão, e deslizo para debaixo da frente de Gilda. Ao meu lado, uma chave de fendas, um alicate, um papel, uma lixa e uma gambiarra. Mexi nos dois fios ligados à válvula de stop e o de massa está muito frouxo e tudo sujo. Puxo para fora, limpo o encaixe com o papel, raspo com a lixa, aperto o terminal com o alicate e volto a prendê-lo, com mais pressão. Saio de lá, e subo para a Gilda. Carrego no pedal e vejo o regresso do reflexo vermelho. Já estou safo!

Ao arrumar a tralha, olho de novo para o “aquário”, o farol que metia água e fico branco ao ver que está de novo molhado… Cum caraças! Já está na mesma?

Vou buscar a chocadeira de volta, que felizmente ainda não tinha ido para o lixo. Mas paro um pouco para pensar: aqueci o vidro e a humidade passou para o espelhado, e depois regressou ao vidro. Não adianta aquecer só uma parte, pois ando meramente a transferir o molhado de sítio. Isto precisa de mais ciência.

Aliviei o farol do coco, para ficar uma fenda de 1cm, e aqueci o vidro por fora, 1 quarto de hora. Depois aqueci o interior da Gilda, por meia-hora, com o ventilador dirigido ao interior do coco, para ficar quentinho. Depois do lado de fora, de novo um bocado ao vidro exterior do farol, e depois afastei o farol, mas ainda ligado com os fios no lugar e apliquei um secador de cabelo em todo o exterior do espelhado, até aquilo ficar tudo quente. Deixei estabilizar a temperatura ao normal, antes de fechar o farol no coco, e com a frente da Gilda toda coberta por um enorme plástico, tipo hospital de campanha. A vizinha apareceu, surprendida ao ver aquela montagem toda:

- É lá, vizinho: para que é essa tenda de plástico?
- É contra a Gripe A, isto tem aqui vírus…
- Então mas vai pintar a carrinha?
- Aqui debaixo do plástico, no meio da rua? Acho que não…
- Tem aí um secador de cabelo?
- Claro, para fazer penteados à moda. Isto tem que ficar bem. Com este bafo quente mato as formigas todas: não entra aqui bicho!

Ela desistiu de tentar perceber, e foi-se embora. Eu também já não percebia nada do que estava a fazer, mas de qualquer forma, a verdade é que não vejo agora humidade em lado algum.

Será que já chega? Pelo sim, pelo não, meti uma toalha enrolada apoiada a tapar o farol aquário, e por cima um enorme plástico a tapar a frente toda da Gilda: uma tenda para tentar que não surja humidade alguma, até amanhã, dia do regresso à inspecção.

Isto nunca está pronto… Carros velhos e está tudo dito… Ainda me meti debaixo da parte de trás, mais uma limpeza a pormenores do “pingo” de óleo da cambota. Não tem solução: a ponta da cambota não está perfeita, o retentor não acama como devia ser, a fuga é inevitável, resta mantê-la discreta, daí a limpeza antes de ir à IPO. Tomara que esteja de chuva, tudo molhado e a pingar água para afugentar o inspector da vistoria inferior.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

:lol: :lol: :lol:

Isto hoje tem sido um fartote, cada vez que actualizo o browser eis que surge um novo relato do Miguel Brito na saga da ida da Gilda à IPO.
Para quem faz uso disso regularmente, como é o caso, a IPO anual só trás vantagens porque evita alguma preguiça que possamos ter nas revisões. 8)
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Eu já estou é alucinado com esta inspecção. Ando de volta disto à quase 15 dias...

Meteu reboque, meteu duas oficinas, uma a 1oo e tal km's. Meteu dois mecãnicos meus amigos, meteu aquecedores, etc. Um dinheirão e muita dor de cabeça. Será que está quase? Que mais irá acontecer amanhã?... :roll:

antoniocarlos
✘✘✘

Post by antoniocarlos »

:D :D
Grande Gilda... alvo de todas as atenções do dono. Mais um pouco e arranjas, também, uma bolha para ela!

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos...

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Já agora Miguel, tens as borrachas do farol em condições? O o-ring que envolve o vidro? E o outro que fica à volta do côco na carroçaria? Pode ser por isso que entre humidade... :roll:

Boa sorte para hoje. :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Correu mal, correu muito mal.

O farol agora tem a lampada danificada... Perdeu parte da zona preta da ponta, e desfoca... Vi ser preciso repetir tudo.

As rodas traseiras travam bem de travão de mão, mas uma trava mal de pé. Ou está a travar de menos, ou a outra trava demais... Um sarilho.

E o gajo implicou que ainda tem "pequenas fugas em juntas secundárias". Pois claro que tem: com mais de 40 anos queria que aquilo deite o quê? Vinho? É claro que tem óleo, mas tão pouco, já tudo foi limpo, que agora é impossível limpar melhor. Estou tramado com isto. Está-me a parecer que tenho que em breve tenho que mudar de local.

Inspectores nascidos nos anos oitenta, com medo do óleo, que só sabem clicar em computadores, ficam assustados com tudo o que tem mais de 10 anos de estrada. Não tenho que ser eu a desmamá-los...

:evil:

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

:lol:

tou-me a rir mas não tem graça nenhuma. mas agora não trava porquê? os calços são os mesmos?
Miguel, mete duas lâmpadas novas (se possivel H4, os vidros dos faróis são iguais?) e foca isso com um regloescópio, a técnica que usaram é apenas um correcto desenrasque.

Jorge Silva

Post by Jorge Silva »

Hoje vi a "Gilda" na Abóboda, em grande estilo (sim MB, fui eu que apitei) e com o aquário sem peixes :mrgreen:

Olha lá, diz mas é aqui ao pessoal onde foste à inspecção, para nem sequer passar-mos lá perto... :D

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Mais um dia passado na oficina...

De facto, a roda traseira não podia travar bem: uma fuga de liquido de travões. Aconteceu um azar, coisa rara mas que pode suceder: um dos dois bombitos novos que entraram, está estragado. Não faço ideia como é possível, mas o facto é que deita por fora. Para além disso, o encaixe do tubo ao bombito estava aliviado e por isso também escapava por aí.

Felizmente, uma rápida ida ao Júlio Monteiro permitiu colocar outro bombito novo, muito barato (e esperemos que dure...), e uma limpeza geral e nova colocação do tubo de travões garantiu estanquicidade ao conjunto. O tubo foi confirmado no seu desentupimento, tendo sido retirado e soprado a ar comprimido.

Uma nova afinação completa às rodas de trás, e presume-se pronto para, mais uma vez, ir à reinspecção (e mais 6 eurinhos a voar...).

Mas falta a questão do farol: uma lampada nova, e inteira, entrou no sítio. Voltei a experimentar afinar "contra a parede dos 1012 mm", e realmente o foco parece apontar estranhamente para a lateral.

É melhor não inventar, e agora vou (nesta sexta) a um "super electricista", para tentar salvar a situação. Setudo correr bem nesta sexta, talvez consiga ir amanhã ou segunda tentar de novo a sorte.

E claro que ainda tenho que me deitar lá debaixo do motor a limpar tudo com escova dos dentes, mistolin e cimento, esfregar com esponja Bravo e papel. Querem o bébé de rabinho limpo... :roll:

Volks

Post by Volks »

Engraçado como nos carros recentes, umas simples protecção de cárter, evita que muitos chumbem...cobre o fundo do carro, na zona do motor, não há fugas á vista, a não ser que o óleo transborde do resguardo...

Longe da vista, longe da folha de anotação...

Enfim.

Boa sorte Miguel Brito

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Sexta-feira: entrar na Auto Luso-Alemã pouco depois das duas da tarde.
- Olha o chasso!... – Diz o Zé Santos ao ver a Gilda. – Isso agora é só meter verniz por cima da ferrugem, que é o que está na moda, lá pela Europa… Eles andam todos podres, mas com uma mecânica toda kitada, suspensões a ar e aparelhagem topo de gama lá por dentro.
- Pois se querem ferrugem, tenho muita para dar. Levem-na toda…
- Então que queres?
- Está zarolha… O farol está complicado na inspecção…
- Acende lá as luzes.
- Cá vai.
- Olá?! É esta do lado direito? Isto está fora do sítio. Está tudo torto…
- Se estivesse bom não valia a pena vir cá…
- Mete aqui dentro, vamos já tratar disso.

Mas ainda estivemos a meter uma lâmpada num Punto, a trocar outra num Corsa de 2002, e só depois chegou a minha vez. Ainda deu para dar uma vista de olhos num Oval que lá chegou ontem para refazer toda a instalação eléctrica. Um “azul belenenses” em estado médio. Assim que chegou a vez da Gilda, sacou o farol direito e disse logo:

- Isto está marafado! Já há aqui marosca, porque a óptica está metida de lado…
- De lado?
- Pois está claro: isto está metido de lado, como queres que dê luz a direito?

Ou seja, o espelhado está mal posicionado dentro da carcaça do farol, usando encaixes errados e ficando de lado. Assim, como estava, os médios iluminam as árvores da berma, e os máximos a estrada toda. Reposicionando a óptica, os médios passam a iluminam o chão da estrada, e os máximos acima disso. Mas na vertical, e não para o lado.

Tudo reencaixado, metido ao lugar, e tudo é fácil de acertar, com os dois parafusos de regulação. Como manda a norma, e claro, com o uso de uma máquina sofisticada, uma caixa de luz frente ao farol. Quando lhe disse que afinei “à parede”, mas com os mil e doze milímetros lá marcados, até se riu.
- Ficou bonito, o serviço… Nem perceberam que tinham a óptica de lado. Isso depois de uns copinhos bem aviados, até fica sempre certo. Assim é que é!

E passou ao outro farol, o tal que na inspecção diziam que estava certo. Tirou a lâmpada fora, olhou para ela, e perguntou:
- O que é isto?
- É uma lâmpada, e de 12V… - Estranhei a pergunta, pois isso até eu percebo que é uma lâmpada, e parece correcta para ali.
- Pois é, é uma lâmpada, mas é do chinês… Nem marca tem, é estreita e pequena. Vê lá o que é uma lâmpada a sério. – e mostrou-me uma Osram, muito mais bonita, sem ser torta. Assim que a montou, o farol passou a dar o dobro da luz! Parecia que tinha metido espelhado novo. Deixou de ser amarelo e passou a dar luz branca, igual à outra. Colocado esse farol no lugar, estranhamente um dos parafusos não dava afinação.

Voltámos a tirar para fora e descobriu-se a asneira de algum anterior electricista: um parafuso afinado ao máximo, encostado, e claro que não mexia. O outro na medida máxima, e nada se conseguia controlar. Foi preciso reencaixar e reposicionar as borrachinhas de fixação, que estavam colocadas em buraco errado, e o parafuso apertado ficou a meio da rosca, e o outro que estava no limite, ficou também a meia rosca. Assim, depois de posicionado no lugar, de novo os dois parafusos permitiam afinar perfeitamente a direcção pretendida.

Afinados os dois faróis, agora sim, agora está tudo certo. Cumprimentei a malta toda da oficina, fui pagar, com “desconto do Natal”, porque sou amigo da casa, para além de cliente, e saí de lá contente. Já não falta tudo…

Voltei ao Jaime da Junqueira, confirmámos o interior das rodas traseiras, nada de babado, nada deficiente, parece que nada pinga, está tudo normal, pronto para inspecção.
Expliquei o serviço feito na Luso-Alemã, contei a história, o porquê daquilo estar mal, e claro, ainda nos rimos os dois da tourada de afinar à parede um farol que tinha a óptica de lado…

Mas que grande circo de Natal… :roll:

toiga
Site Admin

Post by toiga »

E continua a saga!

No meu tenho uma pior para contar que ainda não tive pachorra :mrgreen: também relacionada com as luzes

(não recolheste mais nenhum movél?)

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Não, mas fui "às compras" de plantas...

- Ó Sr. Jaime: não tem aí uma barra grande de ferro, com algum bico na ponta?
- Então para quê?
- É que estou com vontade de “ir às compras”, e preciso de um argumento de vendas…
- Mau… Vai assaltar quem?
- Vou buscar umas canas raras…
- E para que é a barra?
- Para sacar as raízes…
Depois de investigar no arsenal da oficina, lá descobri o ideal: uma barra de molas de camião, de ponta afiada e achatada.

- É mesmo isto! Empreste lá que eu já volto…

E arranquei direito a um bairro de casas antigas, onde metade é ocupada por velhos ressequidos e a outra está abandonada e a cair. Parando junto a uma estreita rua, cedo descobri a casa abandonada com o quintal cheio de canas raras. Tive que entrar pelo outro lado, para evitar dar nas vistas, embora não seja normal um fulano a passear com uma barra de aço afiada nas mãos…

É mesmo isto: na enorme fileira de canas, escolhi umas mais pequenas, na ponta e atirei-me àquilo com a barra nas mãos… As sacanas estavam bem agarradas ao chão, mas a ferramenta era a ideal.

Arriei umas ferradas bem aviadas com a lâmina, para cortar pela base, depois de afastar e arrancar as ervas daninhas em redor. Depois lancei a lâmina à terra por debaixo, enfiando a lâmina e fazendo pressão para levantar um bocado grande de raízes. A terra estava macia, e depois de arriar com a barra de aço, a coisa começou a compor-se.

Lembrei-me de olhar em volta: podia surgir alguém de repente, e achar que eu estava a matar alguém, ou a cortar algum cadáver em bocados, escondido nas canas. Podia alguém bvirar-se a mim, mas até me ri, pois tinham que vir bem equipados: que tinha a barra de aço nas mãos era eu…

Firme e hirto, com uma barra de ferro nas mãos, aviei um naco de raízes, mais as ditas canas raras, e saquei finalmente o conjunto, pronto a transplantar. Peguei naquilo e segui para a Gilda. Apercebi-me que aquilo até é um pouco grande demais. Não é normal alguém a passear na rua com um ramo maior que uma pessoa, canas ao alto e uma barra de aço na outra mão. Eles que venham, que isto já entrou na Gilda. Deitadas no interior, parece uma compra “da boutique”. Já consegui justificar a necessidade de ter a Gilda: só aqui dentro é que cabem estas “compras” estranhas…

Voltei à junqueira, e devolvi a barra de aço. Lavei as mãos, e mesmo antes de sair, já estava escuro, resolvi mostrar de novo as luzes afinadas da Gilda.
E então…
Só acendeu uma das luzes de mínimos… A outra morreu…

Até fiquei branco… Só me falta mais esta…
Não sei porque inspiração, resolvi ir espreitar a traseira: também falta uma das duas luzes traseiras… Fiquei logo mais aliviado: com um bocado de sorte, é fusível, e não lâmpada ou contacto de massa.
Nervosismo na oficina, o Jaquim aparece logo com a gambiarra, eu mergulho para debaixo do painel e vejo um dos fusíveis cortado.
Retiro com um alicate de pontas, descubro um igual sobresselente no estojo de “primeiros socorros” da Gilda, e troco o dito.

Momento da verdade: acendo as luzes, e tudo regressa à normalidade… Graças aos milagres da Junqueira, tudo funciona de novo.
E siga a festa.

Por um milagre, quem encontro ao sair da oficina? O inspector da IPO…
Mas não era o coninhas, era o homem sério. Faz uma festa, ri-se dos disparates acontecidos, e fica logo marcado ali o meu regresso à IPO na segunda-feira. A coisa está bem encaminhada…
Hoje nem arrisco mais: vai de 23 km para casa e não mexe mais!

Não respira, não mexe, não acontece nada até segunda-feira.
Resta aguardar, e ir rezando…

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Só tu Miguel, para agarrar nessa cana! :mrgreen:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?