porca/parafuso soldado ao volante

xico

porca/parafuso soldado ao volante

Post by xico »

boas caros carochistas,necessito da vossa opinião:

estou a recuperar um 1200 de 1973,entretanto foi para o bate-chapas e pintor.
comecei por desmontar as peças do motor e ao retirar o prato de embraiagem verifico que soldaram o parafuso que aperta o volante,o que não é normal!
outra coisa que noto é que a cambota tem folga longitudinal,quais os sintomas dos factos apresentados?

só mais um coisa:
antes de o ter desmontado tambem notei que cada vez que carregava na embraiagem ouvia um som que ia e vinha .
um som grave( om om om om),se libertasse ligeiramente o pedal deixava-se de ouvir o que poderá ser.

agradeço a quem queira responder

obrigado :? [/img]

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Soldarem o parafuso directamente ao volante ou a porca?

Para a segunda pergunta: é muito provavelmente o rolamento de encosto a dar as ultimas=> trocar
Now I have a machine gun HO-HO-HO

xico

1200 azulinho

Post by xico »

está soldada diretamente ao volante

cabeça do parafuso por dentro tem um rolamento de agulhas,onde entra o veio primário.
este foi soldado ao volante.(será que o parafuso com a rotação se desapertava)

o rolamento de encosto quando começa a fazer barulho é continuo? ou não.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Sou bem incapaz de dizer por que soldar. Será que o parafuso partiu ao meio, não conseguir tirar o que estava la dentro e soldar o resto?

O barulho do rolamento de encosto será continuo até partir :P Ele só faz barulho quando esta em pressão contra o disco, e então a rodar, é ai que ouves as esferas a chiar. No resto do tempo esta a descansar.

xico

azulinho

Post by xico »

desculpa estár sempre a recalcar no mesmo ,mas o barulho que eu ouvia era dentro do habitáculo quando carregava a fundo a embraiagem,logo que desse folga só um poucodeixava de fazer.
o barulho não é o chiar esse conheço eu,mas sim um vai e vem para o grosso,grave.
obrigado :?

xico

azulinho

Post by xico »

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Xico, o que estas a descrever faz mesmo pensar que é rolamento de encosto a dar as ultimas.

Quanto a foto. o volante parece ter sofrido bastante mesmo. Essa da solda é por mi uma novidade. e da a sensação que falta a anilha :evil:

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

simmm seenhooor!! liiindo! chama-se a isto, trabalho feito para a vida! ele há cada coisa!! agora só resta com uma pulceta, cortar essa soldadura, mas se o volante tem muita folga, o melhor será, começar a abrir o motor, e fazer um trabalho de base. o barulho da embraiagem desaparece, quando levar um kit completo de embraiagem
boa sorte.

um abraço
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Deixa-me cá dar uma bicada!

Essa porca não pode desapertar, porque o seu aperto é contrário à rotação do motor. Estou certo ou estou errado?

Teem-se visto coisas nestes motores que é de bradar aos céus.

Sei de casos que me teem sido contados por gente experiente que é de pôr as mãos na cabeça.

Mas como o que ferve aos 90 º é o ângulo recto, está tudo bem! :D
Image

PAVIK

Post by PAVIK »

Bom dia

Eu já soldei também o parafuso do volante de motor, mas utiliso uma anilha larga entre o parafuso e o volante e depois dou dois pontos de solda com a semi-automática...

Isto evita-me que nos arranques consecutivos ás 6000RPM o parafuso não se desaperte e arrase com os pinhões da cambota... :twisted: :twisted:

Já aconteceu a muitos motores em RUN´s arrasarem a ligação entre volante e cambota, devido ao desaperto do respectivo parafuso que normalmente é apertado a 330N.m... :D

Para evitar esse problema eu soldo, para desmontar dou um corte com a rectificadora e depois troco o parafuso e a respectiva anilha...

Neste caso penso que esse motor não seria um motor de Drag...

Até breve
VOLKSPORT
YOU GET THE POWER

xico

azulinho

Post by xico »

olá foi o que pensei,soldar para não desapertar.
o motor além de estar soldado,nota-se que já esteve mais vezes,porque em redor tem marcas de rebarbadora(de ser retirado noutras vezes).
será que terei de soldado novamente?.o carro é para dar de vez enquando umas voltas calmas,nada de maluqueiras.

obrigado pavik fica bem :wink:

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Isto que aqui leio é incrivel!!! para isoo todos os carros vinham de fabrica soldados! Há malucos para tudo! Jesus!
Plastic cars sucks!

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Este volante esta bom para fazer de pisa papel. Arranja um novo (segunda mão de origem) do mesmo tamanho (180 ou 200mm), pinos, uma anilha e um parafuso novo, e troca isto.
Mas antes verifica o estado dos furos dos pinos, eles poderão estarem ovalizados, o que faz que o volante esta sempre a se desapertar, e para por fim a isto (fugas) resolver os soldar juntos.

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Explique-me quem souber, porque eu agora, ao contrário de quando andava na escola, já não tenho medo de dizer que não percebi.

Se o parafuzo em questão é de rosca direita e o motor, em relação ao parafuzo, roda para a esquerda, como é que se desaperta???

Antes pelo contrário!
Image

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

É um facto, isso de soldar tem algo de estranho.

Normalmente para performance o q se faz é perfurar a cambota e o volante para colocar oito pinos em vez de quatro e assim se obtem uma maior rigidez.

A questão de se desapertar podera ser de o volante estar desiquilibrado ou ovalizado, o material tem sempre razão!
Plastic cars sucks!

Post Reply