VW's no Rallyes às Camélias de Sintra 2009

Post Reply
User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

VW's no Rallyes às Camélias de Sintra 2009

Post by Miguel Brito »

Volkswagens no Rallyes às Camélias de Sintra 2009!

O aço de Wolfsburg volta à estrada! De novo em competição, a adrenalina surge com a colagem dos números de competição nas portas, e de novo a oportunidade de ver lataria diversa pelo retrovisor de um VW!

Com arranque nesta chuvosa tarde de Sintra, a saída para a estrada da lagoa Azul deu-se pelas 15.30H junto à Penha Longa.

Ei-los em acção!

Image

O experiente Volkswagen Okrasa, com Pedro Dinis ao volante, fazendo brilhar a eficácia VW pelas sinuosas e escorregadias estradas molhadas de Sintra.

O Vosso Guru estava lá:

Image

O número de espectadores para a partida, eram: dois... O Guru e o Pelicano, excelente fotógrafo do fórum classicosonline.

A Gilda serviu bem de apoio fotográfico em dia de chuva. Note-se que levantei o vidro safari para poder fotografar directamente do posto de observação.

O pão de forma do Museu Fernando Pessa também compete:

Image

Image

Reparem que também é do mesmo ano "EA" do carocha de Pedro Dinis.

Image

A grande surpresa é descobrir um inesperado karmann-ghia coupé de matrícula quase seguida ao meu...

O retrovisor não é de origem, e as borrachas dos vidros também não, ficando salientes e sem terem os frisos cromados respectivos.

Image

Image

Image

Com bom aspecto e apresentação cuidada, apenas o motor acusava um pouco de folga de válvulas, mas com postura correcta e andamento suficiente.

Mas o momento alto da tarde, foi ver o Okrasa a rosnar, a disparar pela sinuosa estrada. Voa, baby, voa!

Observem a sequência:

Image
Passa a abrir, dá-lhe gás.

Image
Dispara a arrepiar som de escape que até eriça os pelos dos braços.

Image
E já está, já passou! Até voa baixinho! Que bomba! Até acorda os mortos!

É sempre a rasgar! Brilha alto o brasão de Wolfsburg!

Estas fotos são estreia aqui no GaragemVW de imagens do rallye Camélias 2009: onde brilham os VW.

O Guru esteve lá! :wink:
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

Image

Excelente resultado do carro maravilha: Volkswagen Okrasa de Pedro Dinis em lugar de topo!

Image

Image

Image

E querem ver o mais incrível? Para evitar penalizações extra por uso de instrumentos, optaram por... tapar o velocímetro!

Image

Surreal solução: "Gostamos de desafios. Assim sempre é um bocadinho mais difícil..."

Image

Em Queluz, no controle:

Image

Image

Não notam nada extra por ali?

Image

Exactamente: um radiador extra de óleo. Eu pessoalmente acho o local um pouco exposto a acidentes, mas pelos vistos funciona. O Carlos Franco tinha antes ideia de colocar aquilo por cima da caixa de velocidades, para proteger mais e encurtar os tubos de circulação do óleo, e consequentemente a necessidade de pressão da bomba de óleo.

Image

Cada qual encontra a sua solução mais adequada.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

Image

Afinal a pão-de-forma apenas participou como aopio da organização. Não era concorrente com números de prova.

Image

Image

O karmann-ghia é que desapareceu... No controle de Queluz não o vi. E a lista de inscritos indicava dois karmann-ghias mas apenas vi um na partida, no primeiro dia.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

Durante a paragem em Queluz, a Gilda ajudou a compor a paisagem. O local esteva concorrido, com alguma assistência presente.

Image

Image

Image

Aqui estava rodeada de Hondas plásticos.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

Mais uma vez, os parabéns aos campeões!

Image

Pedro Dinis com pleno sucesso.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Kastenwa
Posts: 472
Joined: 24 Jan 2007 13:52
Location: Porto

Post by Kastenwa »

Boa reportagem Miguel Brito !

Este é um bom exemplo nos VW a AR.

Fala pouco e anda muito!

PaGonza
Posts: 321
Joined: 03 Apr 2007 12:02
Location: Lisboa
Contact:

Post by PaGonza »

Muito bom, gostei desta reportagem.
Cumps.
Paulo Gonzalez

Nasci nú, careca e sem dentes... tudo o que vier é lucro.
Apresentação: VW 1300 '72 (ô\_!_/ô)
Ver tópico: Ford Focus SW Titanium X __1.6 TDCI__ 109cv '08
BMW 316i E36 Coupé '95

Fernando Palmela
★★★
Posts: 15056
Joined: 03 Apr 2007 15:11
Location: Cascais Portugal

Sintra 2009

Post by Fernando Palmela »

Caro Miguel não lhe perdou-o por não ter dito nada ao pessoal adoro recordar as noites que passei na Serra de Sintra, Rally de Portugal ainda a partida da Lagoa Azul era de terra batida e a subida à direita era tudo em terra até à curva do calhau e a descida dos muros cor de rosa grandes noites, década de 70, boas recordações do tempo de menino, ía de combóio até Sintra e depois a pé até à Lagoa Azul, íamos de vespera como o perú, também fui muitas vezes a Montejunto partida da Abrigada loucura.
Bons tempos cervejola e coroatos o colestrol a a subir com a adrenalina tudo misturado.
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

User avatar
Miguel Brito
✘✘✘✘✘
Posts: 5742
Joined: 24 Jan 2007 15:06
Location: Albarraque-Sintra/Portugal

Post by Miguel Brito »

Ó Fernando, vais perdoar, vais... Esta prova não é a da "Noite de Sintra". Isso vai ser em Outubro, no "Rali Históricfo de Portugal". Isto são as Camélias, com calhambeques à mistura, e em "câmara lenta", e durante o dia, neste caso de chuva.

Eis o resultado na imprensa:

O vencedor absoluto foi Pedro Dinis, com um VW 1200, de 1960.

Jornal da Região, edição nº171 de Sintra (21-17 Abril 2009)

Tradição das camélias resiste à chuva
Bólides antigos enfrentam tarde de dilúvio em Sintra

Seara queria ganhar, mas quedou-se pelo penúltimo lugar da geral

Só o mau tempo verificado no passado fim-de-semana impediu que a quinta edição do "Rally As Camélias de Sintra"resultasse num êxito pleno. "O mau tempo, que obrigou a cortar uma parte do percurso, afectou esta edição. Tudo o resto correu pelo melhor, quer ao nível organizativo, quer, sobretudo, em termos desportivos", refere António Vicente, em nome da organização da prova, mais uma vez a cargo da Associação Fernando Pessa do Automóvel Antigo, com o apoio da Câmara de Sintra e das freguesias de Santa Maria, São Martinho e Queluz.

A prova reuniu em Sintra, durante dois dias, cerca de 40 automóveis antigos e "conseguiu, apesar de tudo, atrair muita gente à estrada e aos pontos de paragem da caravana", sublinha António Vicente. O mesmo aconteceu na sede da Mercedes Comercial, na Abrunheira, onde no dia de abertura foi disputada uma animada prova especial.

Em termos classificativos, a anunciada intenção de Fernando Seara em lutar pela vitória voltou a ficar adiada para uma próxima oportunidade. O edil sintrense, que tripulou um MG A, de 1956, quedou-se mesmo pela penúltima posição da geral, depois de ter falhado algumas das especiais
"por motivos de agenda". O vencedor absoluto foi Pedro Dinis, com um VW 1200, de 1960, seguido por Adalberto Melim, em Morris Minor 1000 ZP, e pelo Mercedes 190 SL, de Pedro Jerónimo da Silva. O melhor sintrense foi Jorge Torres, 9.º da geral, com o seu MG A, de 1959.

Quanto ao futuro da prova, António Vicente deixa um enigmático "para o ano se verá...".

Por Paulo Parracho

http://www.jornaldaregiao.pt/arquivo/Si ... ra_171.pdf
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Post Reply