Luz vermelha acesa

Post Reply
pedroliv

Luz vermelha acesa

Post by pedroliv »

Boa tarde.

Tenho um vw carocha 1500 de 1967 recentemente restaurado, no último fim-de-semana, para fazer a rodagem, trouxe-o do Porto para Lisboa, tudo correu bem até à estação de serviço de Santarém...

Por essa altura, a luz vermelha acendeu, presumo que seja do dínamo, parei para ver se havia alguma anomalia, mas nada...

Há medida que me aproximava de Lisboa reparei que as luzes, quer interiores, quer exterior, estavam a ficar cada vez mais fracas.

Pois bem, chegado a casa, desligo o carro e quando o tento ligar novamente, nem sinal....

Só com cabos...

A luz vermelha está permanentemente acesa e agora chega ao cumulo de quadro ligo as luzes exteriores (médios) o carro vai abaixo...

Alguém me pode dizer qual a eventual origem do problema, sendo que o dimano é novo!!!

Desde já obrigado.

Um abraço,

Pedro

toiga
Site Admin

Post by toiga »

pode ser do regulador?

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

O problema é eléctrico.
Uma vez que o dínamo é novo, parte-se do princípio que é o modelo correcto (6 V) e que as escovas estão em bom estado.

Primeira coisa a fazer:
Verificar os fios que ligam ao dínamo. Está algum desligado ou estão ligados correctamente?

Nota: O fio vermelho liga o terminal D+ do regulador ao terminal D+ do dínamo;
O fio verde liga o terminal DF do regulador ao terminal DF do dínamo

Segunda coisa a fazer:
Se está tudo bem, passamos para o regulador.
Está algum fio desligado, ou mal ligado?

Terceira coisa a fazer:
Se está tudo correcto até aqui, e se não há nenhum problema com os fios, deve-se substituir o regulador e o problema deixará de existir.
(o\ | /o)

Ricardo Dias
✘✘

Post by Ricardo Dias »

Muito provavelmente é alguma cabo que ficou mal montado e não te está a carregar a bateria... verifica com atenção todas as ligações e certifica-te que não tens nada trocado ou desligado...

A correia é nova? Não estará larga?

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Luz vermelha acesa = dínamo não carrega.

- O dínamo é novo, mas o regulador velho... Está a funcionar mal, deverá ser o electricista a "repará-lo", caso seja possível. Basicamente vai dobrar uma pecinha lá dentro com o alicate de pontas, para aumentar o contacto. Se não resultar, regulador novo: para cima de 130 euros... Ou então cerca de 40 euros :D se for electrónico. É também Bosch, fábrica do méxico, fornecedor oficial dos "vochos", carochas mexicanos mais recentes, dá uma pica enorme ao motor, e até anda mais... (Aconselho, embora não 100% original...)

- Correia larga, e escorrega. Com o motor desligado, apoiando o polegar na correia, esta deve flectir apenas 1,5 cm. Se for menos, gripa o dínamo, se for mais, escorrega, aquece o motor e não carrega.

- Correia apertada. O mais provável depois de um arranjo. Os mecânicos têm a mania de apertar demais, com medo que ela fuja... Depois de andar, gripou os rolamentos do dínamo, ou abriu folga no apoio interno da carcaça, e está a "bailar" torcido lá dentro, como veio empenado: deixa de carregar bem.

- A bateria está bem? Os bornes estão limpos, sem corrosão e bem apertados? Basta um terminal mal apertado, e acabou-se a electricidade. O nível da água da bateria? Deverá cobrir os elementos lá dentro. Se faltar água meter água destilada, ou caso de muita urgência, água do Luso (toda a gente diz que não, mas é pouco calcárea, e desenrasca...)
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

pedroliv

Post by pedroliv »

Bem, desde já muitíssimo obrigado pela prontidão das respostas.

Ao chegar a casa vou fazer o check-up para ver se está tudo de acordo com o que aqui me recomendam.

Quando o problema estiver resolvido venho aqui dar a conferência de imprensa da praxe :D

Mais uma vez obrigado.

Pedro

veronique

Post by veronique »

Olá para verificares se o dinamo está a carregar liga o carro com ajuda dos cabos aceleras bem o carro e desligas a bataria se o dinamo estiver a carregar bem e o regulador também estiver bom o carro deve continuar a trabalhar com a bataria desligada.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Se o dinamo é novo ou esteve armazenado muito tempo precisa de ser polarizado.

João

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Snif

Post by Eduardo Pinela »

...cheira-me a regulador, então se for brazuka...

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Pode ser o regulador, mas geralmente começa a acender a luz muito fraca e só de dá por ela de noite.

João

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

niet!

Post by Eduardo Pinela »

Aconteceu-me com o meu defundo 1500/67 a chegar a Queijas e ñ foi nada fraca! O regulador era brazuka novinho em folha, ñ aguentou a electricidade Germânica e colou! Repito colou! E a luz estava bem vermelhinha em pleno dia!

pedroliv

Post by pedroliv »

a coisa piorou....

agora nem com cabos ele pega... :(

quando ligo os cabos, noto que fica com carga, mas o motor de arranque parece não ter força, por vezes, ao tentar liga-lo ouve-se um "tac tac tac"...

agora nem o posso tirar de casa!!!!

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Cabos ligados, verifica a tensão que tens entre o "+" da bateria e a carcassa do carro, aleas, que tensão tens na bateria? Podes simplesmente ter o cabo de massa mal apertado, ou a ter um contacto fraco o que faz que o motor arranque não da .
Mas o tac tac tac, faz-me mais pensar a um problema do motor de arranque mesmo...tente dar uma martelada valente no motor de arranque e depois dar com a chave.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

elisedan

Post by elisedan »

Hong Kong Syndicate wrote:Cabos ligados, verifica a tensão que tens entre o "+" da bateria e a carcassa do carro, aleas, que tensão tens na bateria? Podes simplesmente ter o cabo de massa mal apertado, ou a ter um contacto fraco o que faz que o motor arranque não da .
Mas o tac tac tac, faz-me mais pensar a um problema do motor de arranque mesmo...tente dar uma martelada valente no motor de arranque e depois dar com a chave.
pela forma como descreveu o problema tens razão, provavelmente a soma de dois problemas, o regulador de voltagem com o Bendix do motor de partida ! !!!
VW ontem
VW hoje
VW amanha
SEMPRE

Post Reply