Ferramentas e peças
- toiga
- Site Admin
Ferramentas e peças
Boas,
Após ver a mala de ferramentas do Miguel Brito e do Luis Pires no Vw ar em Tomar, comecei a pensar que ferramentas são mesmo necessárias ter no carro.
Vamos dividir as ferramentas e peças em grupos de importância. A idéia é ajudar a criar uma mala de ferramentas basica ou avançada para cada um ter no seu VW.
*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*
Lista:
Ferramentas de 1ª necessidade:
-martelo
-alicate
-chave de fendas(x2)
-chave de 10, 13, 17
Peças de 1ª necessidade:
-velas
Ferramentas de 2ª necessidade:
Peças de 2ª necessidade:
-cabos de velas
-correia de distribuição
Ferramentas de 3ª necessidade:
Peças de 3ªº necessidade:
Cada um vai copiando e acrescentando, editando a lista como lhe parece melhor. Caso considerem necessário mudar um item, justifiquem-no, sff.
Após ver a mala de ferramentas do Miguel Brito e do Luis Pires no Vw ar em Tomar, comecei a pensar que ferramentas são mesmo necessárias ter no carro.
Vamos dividir as ferramentas e peças em grupos de importância. A idéia é ajudar a criar uma mala de ferramentas basica ou avançada para cada um ter no seu VW.
Lista:
-martelo
-alicate
-chave de fendas(x2)
-chave de 10, 13, 17
Peças de 1ª necessidade:
-velas
Peças de 2ª necessidade:
-cabos de velas
-correia de distribuição
Cada um vai copiando e acrescentando, editando a lista como lhe parece melhor. Caso considerem necessário mudar um item, justifiquem-no, sff.
Fiquem bem .::. Tiago Baginha .::. White Rhino - '71 vw 1200 .::.
>> Como inserir imagens << >> Regras de utilização <<
-
Ricardo Vieira
Ferramentas 1ª necessidade
Acrescentar:
Chave de velas 21, (sem ela não vale a pena ter as velas);
Peças
Mudar de 2ª para 1ª necessidade
Correia (que não é de distribuição mas sim do dínamo ou alternador), pois sem ela ficamos sem refrigeração;
Acrescentar
Kit de lâmpadas
Óleo Motor
Óleo travões
Nas ferramentas talvez fosse bom ter uma chave de tubo ou caixa 36 ( sem ela o Sr. Eduardo do Oval cinzento em Tomar tinha tido sérios problemas, pois não tinha conseguido apertar a porca da turbina de refrigeração)
Acrescentar:
Chave de velas 21, (sem ela não vale a pena ter as velas);
Peças
Mudar de 2ª para 1ª necessidade
Correia (que não é de distribuição mas sim do dínamo ou alternador), pois sem ela ficamos sem refrigeração;
Acrescentar
Kit de lâmpadas
Óleo Motor
Óleo travões
Nas ferramentas talvez fosse bom ter uma chave de tubo ou caixa 36 ( sem ela o Sr. Eduardo do Oval cinzento em Tomar tinha tido sérios problemas, pois não tinha conseguido apertar a porca da turbina de refrigeração)
Saudações VW
Ricardo Vieira
Ricardo Vieira
- toiga
- Site Admin
Boas,
Ricardo: Copia a lista para um post e faz as alterações que aches necessárias.
Lista:
-martelo
-alicate
-chave de fendas(x2)
-chave de 10, 13, 17, 21
Peças de 1ª necessidade:
-velas
-correia de dinamo/alternador
-Kit de lâmpadas
-Óleo Motor
-Óleo travões
Peças de 2ª necessidade:
-cabos de velas
-chave de tubo ou caixa 36
Achas que é isto?
Ricardo: Copia a lista para um post e faz as alterações que aches necessárias.
Lista:
-martelo
-alicate
-chave de fendas(x2)
-chave de 10, 13, 17, 21
Peças de 1ª necessidade:
-velas
-correia de dinamo/alternador
-Kit de lâmpadas
-Óleo Motor
-Óleo travões
Peças de 2ª necessidade:
-cabos de velas
-chave de tubo ou caixa 36
Achas que é isto?
Fiquem bem .::. Tiago Baginha .::. White Rhino - '71 vw 1200 .::.
-
jcse
- ✘✘✘
Vocês estão a contabilizar o peso extra que estão a pôr nos vosso carochas?
Uma correia de distribuição é o suficiente. Chamamos a assistência em viagem e eles têm a ferramenta e só temos que ter a correia porque eles não devem ter. Eu em 34 anos nunca parti nenhuma.
Se fizerem uma manutenção cuidada, para que raio precisam de tanta tralha?
As velas é para trocar cada 10 000km, mas podem trocar uns km antes ou depois
Hoje em dia vendem óleo de 200m em 200m
MARTELO...para bater em alguém. Quem é o idiota que vai dar marteladas num carocha.
Cabos de velas isso dura mais que o carocha. Quem tem tampas de distribuidor fatelas convêm andar com uma extra.
Peso extra só tenho o triangulo e o colete. Claro que eu sei como tenho o carro. Se comprasse um carro velho sem saber como ele está, arranjava uma bicicleta, para pôr no tejadilho.
Um carro que me deixe na estrada rifo-o logo no dia seguinte.
João
Uma correia de distribuição é o suficiente. Chamamos a assistência em viagem e eles têm a ferramenta e só temos que ter a correia porque eles não devem ter. Eu em 34 anos nunca parti nenhuma.
Se fizerem uma manutenção cuidada, para que raio precisam de tanta tralha?
As velas é para trocar cada 10 000km, mas podem trocar uns km antes ou depois
Hoje em dia vendem óleo de 200m em 200m
MARTELO...para bater em alguém. Quem é o idiota que vai dar marteladas num carocha.
Cabos de velas isso dura mais que o carocha. Quem tem tampas de distribuidor fatelas convêm andar com uma extra.
Peso extra só tenho o triangulo e o colete. Claro que eu sei como tenho o carro. Se comprasse um carro velho sem saber como ele está, arranjava uma bicicleta, para pôr no tejadilho.
Um carro que me deixe na estrada rifo-o logo no dia seguinte.
João
-
Enz0
- ✘
-martelo
-alicate (de corte e de pontas, em vez de universal, ou os 3 se possivel)
-chave de fendas(x2)
-chave philips(x2)
-chave de 10, 13, 17, 21
-ponta de provas/busca pólos
Peças de 1ª necessidade:
-velas
-Kit de lâmpadas
-Óleo Motor
-Óleo travões
-Fusíveis
-Alguns metros de fio elétrico
-conjunto chaves sextavado
-Punção
-"Escopro"
Peças de 2ª necessidade:
-cabos de velas
-correia de dinamo/alternador (o estado da correia é facilmente visivel e perceptivel quando está em mau estado)
-Lixa
-chave de tubo ou caixa 36, 32 (transmissão, penso que seja a medida) e 27 (para polie da correia, penso que seja tambem esta medida)
-conjunto chaves sextavado (pelo menos a medida para o parafuso que aperta a "porca", que por conseguinte aperta o tambor/disco à frente (carocha))
-super cola e patex em barra
-garrafinha de co2(?) para enchimento rápido
-tubo borracha (universal que dê para tubagens gasolina, oleo travões (deposito até à bomba))
não pode ser muito mais, senão levamos mais para caso aconteça alguma coisa, que outra coisa
concordem e discordem
Jorge
-martelo
-chave de fendas(x2)
-chave philips(x2)
-chave de 10, 13, 17, 21
Peças de 1ª necessidade:
-velas
-Kit de lâmpadas
-Óleo Motor
-Óleo travões
-Fusíveis
-Alguns metros de fio elétrico
-conjunto chaves sextavado
-Punção
-"Escopro"
Peças de 2ª necessidade:
-cabos de velas
-correia de dinamo/alternador (o estado da correia é facilmente visivel e perceptivel quando está em mau estado)
-Lixa
-chave de tubo ou caixa 36, 32 (transmissão, penso que seja a medida) e 27 (para polie da correia, penso que seja tambem esta medida)
-conjunto chaves sextavado (pelo menos a medida para o parafuso que aperta a "porca", que por conseguinte aperta o tambor/disco à frente (carocha))
-super cola e patex em barra
-tubo borracha (universal que dê para tubagens gasolina, oleo travões (deposito até à bomba))
não pode ser muito mais, senão levamos mais para caso aconteça alguma coisa, que outra coisa
concordem e discordem
Jorge
Automotive Technical Support and Training
-
RDF
-
f_valentim
- ✘✘
A minha opinião e experiência:
-martelo
-chave de fendas(x2)
-chave philips(x2)
-chave de 8,10, 2x13,
-serra cabos( partiu-se o cabo de acelerador e foi o que safou juntamente com uma sextavada pequena)
-chave inglesa
17( não vejo necessidade) ,21(chave de rodas chega)
Peças de 1ª necessidade:
-velas
-Kit de lâmpadas
-Óleo Motor
-Óleo travões
-Fusíveis
-Alguns metros de fio eléctrico (???)
-sextavada 6 (????)
-Punção (???)
-"Escopro" (????)
Peças de 2ª necessidade:
-cabos de velas
-Lixa
-chaves sextavado 6
-chave de tubo ou caixa 36, 32 (transmissão, penso que seja a medida) e 27 (é uma 21) (para polie da correia, penso que seja tambem esta medida)
Chave de fendas e de rodas fazem o serviço.
-super cola e patex em barra (?????????)
Mais tarde confirmo com o que tenho na mala.
-martelo
-chave de fendas(x2)
-chave philips(x2)
-chave de 8,10, 2x13,
-serra cabos( partiu-se o cabo de acelerador e foi o que safou juntamente com uma sextavada pequena)
-chave inglesa
17( não vejo necessidade) ,21(chave de rodas chega)
Peças de 1ª necessidade:
-velas
-Kit de lâmpadas
-Óleo Motor
-Óleo travões
-Fusíveis
-Alguns metros de fio eléctrico (???)
-sextavada 6 (????)
-Punção (???)
-"Escopro" (????)
Peças de 2ª necessidade:
-cabos de velas
-Lixa
-chaves sextavado 6
-chave de tubo ou caixa 36, 32 (transmissão, penso que seja a medida) e 27 (é uma 21) (para polie da correia, penso que seja tambem esta medida)
Chave de fendas e de rodas fazem o serviço.
-super cola e patex em barra (?????????)
Mais tarde confirmo com o que tenho na mala.
- Miguel Brito
- ✘✘✘✘✘
O tópico é interessante, mas daí a ser "inamovível"...
A minha caixa de ferramentas já inspirou Luís Godinho a trazer uma igual na mala da frente do karmann-ghia dele verde e branco.
Eu depois respondo melhor ao tema, mas posso adiantar que o segredo não é trazer as FERRAMENTAS mas sim os SOBRESSELENTES.
Isto porque, como bem referiu o jcse, seja a assistência mecânica, seja um ajudante de ocasião, etc, possuem ferramenta.
O que normalmente falta para "desenrascar" na berma da estrada, em condições de panne, é o material simples mas especifico vw para o carro em causa.
Concretamente: cabo do acelerador, platinado, condensador, correia 900-905-910mm, 4 velas Bosch W8AC, cabo de embraiagem, fusíveis, lampadas diversas, válvula de luz de stops, liquido de travões. Se querem andar com mais peso, acrescentem uma bobine, bomba de gasolina e até (?) um carburador completo e um distribuidor...
Um dos truques que já usei para escolher o que ter no carro, foi depois de usar alguma ferramenta na garagem, guardá-la no carro e não algures. Assim, tudo o que está no carro já foi por mim usado e necessário. Quer dizer que não tenho coisas que não sei para que servem...
Coisa que não uso (e nem sei onde querem bater...) é o martelo...
Muito mais útil é um alicate de grifo, para ajudar a rodar chave de parafusos e soltar coisas que não se soltam.
Luvas de trabalho ajudam a fazer força sem magoar as mãos, e evitam cortes e arranhadelas desnecessárias.
Dentro do útil, é também um rolo de papel de cozinha: limpar vidros, mãos, peças com óleo, o rabinho nas moitas, etc.
A minha caixa de ferramentas já inspirou Luís Godinho a trazer uma igual na mala da frente do karmann-ghia dele verde e branco.
Eu depois respondo melhor ao tema, mas posso adiantar que o segredo não é trazer as FERRAMENTAS mas sim os SOBRESSELENTES.
Isto porque, como bem referiu o jcse, seja a assistência mecânica, seja um ajudante de ocasião, etc, possuem ferramenta.
O que normalmente falta para "desenrascar" na berma da estrada, em condições de panne, é o material simples mas especifico vw para o carro em causa.
Concretamente: cabo do acelerador, platinado, condensador, correia 900-905-910mm, 4 velas Bosch W8AC, cabo de embraiagem, fusíveis, lampadas diversas, válvula de luz de stops, liquido de travões. Se querem andar com mais peso, acrescentem uma bobine, bomba de gasolina e até (?) um carburador completo e um distribuidor...
Um dos truques que já usei para escolher o que ter no carro, foi depois de usar alguma ferramenta na garagem, guardá-la no carro e não algures. Assim, tudo o que está no carro já foi por mim usado e necessário. Quer dizer que não tenho coisas que não sei para que servem...
Coisa que não uso (e nem sei onde querem bater...) é o martelo...
Muito mais útil é um alicate de grifo, para ajudar a rodar chave de parafusos e soltar coisas que não se soltam.
Luvas de trabalho ajudam a fazer força sem magoar as mãos, e evitam cortes e arranhadelas desnecessárias.
Dentro do útil, é também um rolo de papel de cozinha: limpar vidros, mãos, peças com óleo, o rabinho nas moitas, etc.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"
- Nirvana
- ✘✘✘✘✘
É isso e gasolina no depósito!Miguel Brito wrote: Dentro do útil, é também um rolo de papel de cozinha: limpar vidros, mãos, peças com óleo, o rabinho nas moitas, etc.
Como o jcse disse, prefiro poupar em ferramentas e gastar na revisão/manutenção, por si só muito mais fiável!
Além disso só cabem 4 miúdas nos bancos.. quero ver quando precisarem da mala
Ditado VW: Devagar que tenho pressa
-
estevo
- ✘✘✘
Só o jcse com o seu apurado sentido de humor para me fazer rir...
Mas agora a sério, não posso deixar de concordar com jcse, pois uma manutenção cuidada evita a maioria dos problemas.
Além de que dessa maneira estaríamos a dar um atestado de falta de fiabilidade aos nossos clássicos, o que contraria a sua mítica fama de robustez.
Para aqueles mais pessimistas, um seguro de assistência em viagem...
Mas agora a sério, não posso deixar de concordar com jcse, pois uma manutenção cuidada evita a maioria dos problemas.
Além de que dessa maneira estaríamos a dar um atestado de falta de fiabilidade aos nossos clássicos, o que contraria a sua mítica fama de robustez.
Para aqueles mais pessimistas, um seguro de assistência em viagem...
(o\ | /o)
-
RDF
-
jcse
- ✘✘✘
Mas é como eu digo...para quê?
O Miguel no outro dia mesmo que tivesse uma caixa de velocidades na mala do carro para trocar nunca tinha conseguido trocar a caixa
Este carro têm uma coisa boa...mesmo com problemas conseguimos chegar a casa. Olha o rato do Tioga... chega sempre a casa, mesmo com umas peças a menos.
Sangra os travões...isso é bom mas eu já fiz algumas centenas de km sem travões e cheguei a casa. Só não chego sem correia do dinâmo.
Basta a ferramenta que vem no carro e uma correia do dinâmo.
João
O Miguel no outro dia mesmo que tivesse uma caixa de velocidades na mala do carro para trocar nunca tinha conseguido trocar a caixa
Este carro têm uma coisa boa...mesmo com problemas conseguimos chegar a casa. Olha o rato do Tioga... chega sempre a casa, mesmo com umas peças a menos.
Sangra os travões...isso é bom mas eu já fiz algumas centenas de km sem travões e cheguei a casa. Só não chego sem correia do dinâmo.
Basta a ferramenta que vem no carro e uma correia do dinâmo.
João
-
fan
- Site Admin
Viva
Penso que só será necessário levar mais ferramenta que a que vem com o carro, quando se quer ir de ferias durante um período grande. Depois o mais importante …. É preciso saber o que fazer com a dita ferramenta…
Com a lista que se esta a gerar é preciso um atrelado com uma caixa de ferramentas da FACOM
:D:D:D:D:D:D

Muitos e bons KM…
Abraço
Penso que só será necessário levar mais ferramenta que a que vem com o carro, quando se quer ir de ferias durante um período grande. Depois o mais importante …. É preciso saber o que fazer com a dita ferramenta…
Com a lista que se esta a gerar é preciso um atrelado com uma caixa de ferramentas da FACOM

Muitos e bons KM…
Abraço