aos Gurus,...setas ou não....

Post Reply
berto53
✘✘

aos Gurus,...setas ou não....

Post by berto53 »

ora boas !
recebi este email, e não pensei duas vezes...aqui fica o texto/dúvidas deste carochista, quem souber responder, força:)
obrigado!

Tenho um carocha VW 1/11 Limousine de luxe de Novembro de 1958, com numero de chassis 2185411. Está quase todo restaurado, mas estou algo confuso com o facto de o carro ter, ou não ter piscas setas, na origem quando foi fabricado.
O livro “Coccinelle VW” de Dominique Pagneux, diz que em Julho de 1960 as setas desaparecem de vez, para dar lugar aos piscas montados no cimo dos guarda-lamas, que até aí só equipavam alguns modelos De luxe, para exportação.
O livro 30 anos de evolução carocha, refere que a partir de Agosto 1958, nos modelos Deluxe, os piscas passam a ser colocados no cimo dos guarda-lamas.
O meu carro vem com os piscas mais antigos, e ao inspeccionar o interior das colunas, descobri que não existe nas mesmas, quaisquer vestígios ou sinais de terem sido tapados os orifícios onde as setas estavam eventualmente colocadas.
Assim sendo, teria ou não, o meu carro setas de origem? E se as tinha, como explicar que as colunas no seu interior se apresentem sem quaisquer vestígios de soldaduras?

Obrigado
Paulo C.

split4ever
✘✘✘✘

Post by split4ever »

Que eu saiba, todos os carocha Europeus tiveram setas até 59. Em 60 sairam sem setas e com os farolins trazeiros ainda do modelo de 59 (pequenos).
O ano de 60, é talvez dos mais complicados pq ainda se usaram peças da década de 50 para acabar com o stok.
Portanto, se é de 58 e Europeu, deverá ter setas.
Por outro lado, se for americano, deixaram de sair com setas em Agosto de 55. Saindo com piscas sobre os guarda lamas da frente e com farolins trazeiros dos pequenos.
Portanto eu diria que o teu carro pode ser de origem americana. Já vi alguns por aí, n é assim tão raros.
Tenta pedir o certificado à alemanha e tiras as dúvidas

Cmps
Split4ever

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Setas ou Piscas???
A foto de um 59 Rag-Top modelo DeLuxe para o mercado Europeu
Image
Note-se mal devido ao flash, mas ve-se la a seta no pilar. Note os farolins e os piscas nos guarda lamas são mais modernos.
Creio que no livro do Paulo haja confusoes entre ano de produção e ano/ modelo e fala dos VW do mercado EUA e provavelemte canadiano. A setas de facto vão desaparecer na Europa em 1960, MAS no millesimo 61, seja Agosto 60!
Now I have a machine gun HO-HO-HO

split4ever
✘✘✘✘

Post by split4ever »

Oi,

Desculpa HKS, mas acho que ainda n levavam esses farolins, esses só sairam em Agosto de 60.
Levava os mais antigos, de oval.
Inclusivé, as setas siram de produção ainda antes desses farolins começarem, saindo carros em 60, sem setas e com farilins de oval.

Já agora, o gato é de série? Ou é um extra?

Cmps,
split4ever

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Hong Kong Syndicate wrote: Note os farolins e os piscas nos guarda lamas são mais modernos.

split4ever
✘✘✘✘

Post by split4ever »

Ok, HKS, pensei q tavas a dizer que os correctos seriam os mais modernos.
Interpretei mal a tua frase :oops:

Cmps
Split4ever

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

No problemo :wink:

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Hong Kong Syndicate wrote:Setas ou Piscas???
A foto de um 59 Rag-Top modelo DeLuxe para o mercado Europeu
Image
Note-se mal devido ao flash, mas ve-se la a seta no pilar. Note os farolins e os piscas nos guarda lamas são mais modernos.
Creio que no livro do Paulo haja confusoes entre ano de produção e ano/ modelo e fala dos VW do mercado EUA e provavelemte canadiano. A setas de facto vão desaparecer na Europa em 1960, MAS no millesimo 61, seja Agosto 60!
Há uns anos fui ajudar um amigo meu a buscar um '58 e o carro ñ tinha setas, sim piscar e lentes dos anos 60! Sera q foi uma alteração de fundo? E nós andamos á procura sim sr!

El Yorn

Post by El Yorn »

O meu carro vem com os piscas mais antigos, e ao inspeccionar o interior das colunas, descobri que não existe nas mesmas, quaisquer vestígios ou sinais de terem sido tapados os orifícios onde as setas estavam eventualmente colocadas.
A mim cheira-me que a uma dada altura, houve uma troca de carroçaria por uma outra pós-60 :wink:

EL Yorn
Cool as air!!

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Sabes Eduardo, as vez os carros foram tão modificados que por vez é complicado encontrar explicaçoes

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

1958 = setas, e farolins traseiros pequeninos arredondados.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Setas se é um modelo europeu! Nos EUA e provavelmente igualmente no Canada os tipo 1 não tinha setas

Air cool - Silvério

Post by Air cool - Silvério »

Em 58" tinham setas...

Se o carro da foto é um modelo de 58", apresenta várias alterações... começando pela colocação dos piscas em cima dos guarda lamas (nunca saiu com as duas coisas) e os farolins são dos mais pequenos, iguais aos dos ovais.
Um abraço,
Air Cool - Silvério

http://www.sucata-vw.blogspot.com

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Existem também alguns modelos de outros países que também não tinham setas, export também.
Os piscas é como dizem, nos guarda lamas, tipo os das carrinhas split, os "bala".
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Post Reply