travoes 1300/1968
-
BERMORAIS
- ✘
travoes 1300/1968
peço ajuda de como mudar os tambores traseiros e os bombitos
-
Ricardo Vieira
1º Com o carro travado alivia a porca central do tambor com uma chave 32;
2º Soltar os cabos do travão de mão;
3º Desafinar os calços, (rodar os afinadores no sentido contrário aos ponteiros do relógio, estes afinadores estão por trás dos tambores em baixo, se tiveres dúvidas diz);
4º Tirar completamente a porca central e puxar o tambor, com a roda montada é mais fácil (se os travões estiverem colados será melhor arranjares um saca grande!!!);
A partir daqui vais vendo e desmontando, não é difícil.
2º Soltar os cabos do travão de mão;
3º Desafinar os calços, (rodar os afinadores no sentido contrário aos ponteiros do relógio, estes afinadores estão por trás dos tambores em baixo, se tiveres dúvidas diz);
4º Tirar completamente a porca central e puxar o tambor, com a roda montada é mais fácil (se os travões estiverem colados será melhor arranjares um saca grande!!!);
A partir daqui vais vendo e desmontando, não é difícil.
Saudações VW
Ricardo Vieira
Ricardo Vieira
-
nelsonfelix
- ✘
-
trukas
- ✘✘
sim..
o bombito (ao pisares o travão) abre e encosta os calços ao tambor..
na parte debaixo tens os afinadores(essas rodas dentadas) vão se afinando consoante o desgaste do calço.. da parte detrás do prato tens um tapa-furos. é por aí que normalmente se afinam..
em tempos trabalhei numa linha de montagem a montar pratos e tambores, discos..
nós utilizávamos um apalpa-folgas para afinar(acertar a folga).
o bombito (ao pisares o travão) abre e encosta os calços ao tambor..
na parte debaixo tens os afinadores(essas rodas dentadas) vão se afinando consoante o desgaste do calço.. da parte detrás do prato tens um tapa-furos. é por aí que normalmente se afinam..
em tempos trabalhei numa linha de montagem a montar pratos e tambores, discos..
nós utilizávamos um apalpa-folgas para afinar(acertar a folga).
-
Eduardo Pinela
- ✘✘✘✘
Afina-lo
Para afinares, levantas o carro e, sem tirar as rodas, regulas o aperto pelos furos existentes na parte de traz, um furo e para mover a roda e o outro e para verificares a distância entre o tambor e os calços. Apertas ate ficar a arrastar. Com calços novos convem reafinar passado uns kms...
Mas porque não adequires um bom manual? O melhor é sem duvida o da Bentleys que é a edição americana do manual da VW. Para mim são dos melhores manuais do mundo (n~estou a gozar) e tudo esta esplicadinho na melhor forma!E assim podes sempre tirar todas as duvidas!
Mas porque não adequires um bom manual? O melhor é sem duvida o da Bentleys que é a edição americana do manual da VW. Para mim são dos melhores manuais do mundo (n~estou a gozar) e tudo esta esplicadinho na melhor forma!E assim podes sempre tirar todas as duvidas!
- Hong Kong Syndicate
- ✘✘✘✘✘
Eu acho o Haynes é um pouco enjoativo
iBetter! How to keep your Volkswagen Alive! Mais simples e mais barato, e mesmo dirigidos ao leigos em mecanica e principiantes! Sempre tive um exemplare nos meus VW, é indispensavel!!
Para que motivos queres trocar tambores e bombitos?
iBetter! How to keep your Volkswagen Alive! Mais simples e mais barato, e mesmo dirigidos ao leigos em mecanica e principiantes! Sempre tive um exemplare nos meus VW, é indispensavel!!Para que motivos queres trocar tambores e bombitos?
Now I have a machine gun HO-HO-HO
-
Eduardo Pinela
- ✘✘✘✘
Yeah!
Tb um engraçado e o "Guide to purchase and DIY restauration". Bom ate para quem e um wannabe! O Haynes e estranho a meu ver, eles querem ver as coisas de um prisma as vezes mais complicado que a propria VW. Para q complicar? Tenho o manual do 1200 e acho uma seca!
-
jcse
- ✘✘✘
Chave 36... e tens que apertar a 36 kg/m. A força de aperto acaba por não ser muito importante já que tens que alinhar o furo para colocar o freio.
Como vais mudar os tambores e os bombitos também tens que mudar os calços. Há quem não troque os tambores e os rectifique. Quando isso acontece geralmente são colocados calços mais altos para compensar o desgaste e a rectificação.
Se vais trocar os bombitos tens que sangrar os travões. Eu comprei um kit para ajudar (ainda está novo na caixa) Tens que comprar óleo dos travões DOT 4.
Quantos anos têm os tubos de borracha? Em caso de dúvida troca os tubos. Por fora podem parecer bons, mas por dentro podem estar a rebentar e assim sabes que só tens que sangra os travões uma vez
O óleo dos travões é muito corrosivo e dá cabo dos tubos e da pintura por isso cuidado.
Há bombitos de vários tamanhos por isso verifica se tens tudo antes de começar a desmontar.
Um amigo meu depois de arranjar os travões foi à inspecção. Chumbou porque partiu um dos cabos de travão de mão. Foi para casa trocou o cabo, chumbou novamente porque partiu o outro. Tiras a ilações que quiseres desta história verídica. Nos travões não vale a pena poupar, porque mais tarde vais gastar muito mais do que tentaste poupar.
João
Como vais mudar os tambores e os bombitos também tens que mudar os calços. Há quem não troque os tambores e os rectifique. Quando isso acontece geralmente são colocados calços mais altos para compensar o desgaste e a rectificação.
Se vais trocar os bombitos tens que sangrar os travões. Eu comprei um kit para ajudar (ainda está novo na caixa) Tens que comprar óleo dos travões DOT 4.
Quantos anos têm os tubos de borracha? Em caso de dúvida troca os tubos. Por fora podem parecer bons, mas por dentro podem estar a rebentar e assim sabes que só tens que sangra os travões uma vez
O óleo dos travões é muito corrosivo e dá cabo dos tubos e da pintura por isso cuidado.
Há bombitos de vários tamanhos por isso verifica se tens tudo antes de começar a desmontar.
Um amigo meu depois de arranjar os travões foi à inspecção. Chumbou porque partiu um dos cabos de travão de mão. Foi para casa trocou o cabo, chumbou novamente porque partiu o outro. Tiras a ilações que quiseres desta história verídica. Nos travões não vale a pena poupar, porque mais tarde vais gastar muito mais do que tentaste poupar.
João
- Hong Kong Syndicate
- ✘✘✘✘✘
- Hong Kong Syndicate
- ✘✘✘✘✘
- Miguel Brito
- ✘✘✘✘✘
Mais uma dica: se mudares o liquido todo de travões passa para DOT5, mais resistente ao calor, e menos agressivo para o interior das tubagens. A diferença de preço compensa na redução de problemas futuros.
A compra de tambores novos também traz uma GRANDE diferença em termos de qualidade de travagem, e durabilidade dos calços. Digamos que os calços duram 3 vezes mais que em tambores rectificados e empenados. E trava um bocado melhor, e mais a direito.
"pôr todo o sistema novo" para mim consiste em: 4 bombitos novos, tubos flexíveis novos, 4 tambores novos, calços novos (colados, não rebitados), 1 bomba central nova (só duram 60000km/s), liquido DOT5.
Para maior "mariquice" pode-se metalizar algumas peças móveis, para um "look" melhor. Embora depois não se veja... por estar dentro do tambor...
A compra de tambores novos também traz uma GRANDE diferença em termos de qualidade de travagem, e durabilidade dos calços. Digamos que os calços duram 3 vezes mais que em tambores rectificados e empenados. E trava um bocado melhor, e mais a direito.
"pôr todo o sistema novo" para mim consiste em: 4 bombitos novos, tubos flexíveis novos, 4 tambores novos, calços novos (colados, não rebitados), 1 bomba central nova (só duram 60000km/s), liquido DOT5.
Para maior "mariquice" pode-se metalizar algumas peças móveis, para um "look" melhor. Embora depois não se veja... por estar dentro do tambor...
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"