Carocha 68, algumas dúvidas...

Post Reply
jorgemvo

Carocha 68, algumas dúvidas...

Post by jorgemvo »

Boa noite.

Ando ultimamente com o bichinho dos carochas, e decidi-me a tentar dar "vida" ao carocha que o meu pai comprou há cerca de 5/6 anos, talvez mais, e que nunca teve qualquer tipo de manutenção... Era praticamente leva-lo à inspecção, passava (com alguma ajuda...) e ia de novo para a garagem. Era raro pegarmos nele (uma vez até teve que se levar os travões a um torneiro-mecânico porque tinham "colado"). É um 1500 de 68.

Tenho o um manual técnico dele, que cobre praticamente tudo, especificações técnicas, etc, e já consegui aprender algumas coisas sozinho, e neste momento está a andar quase bem... Tenho algumas dúvidas, que de momento são:

1º Na parte da frente, ao lado do pneu, tem coisa tipo mola, para prender alguma coisa que pelo que já li, é para o macaco, mas ja tentei de todas as maneiras possíveis e não consigo mete-lo lá, e fechar aquilo, ainda para mais com o pneu, não cabe mesmo... Alguém me sabe explicar como fazer?

2º No manual que tenho, mostra a bomba da gasolina desmontada, as várias peças, e tem lá um filtro dentro (não é diafragama), que tem a forma de um pino daqueles que se põe na estrada e que está virado para a traseira do carro, atrás de um parafuso sextavado, tipo "porca", que diz para se tirar de vez em quando e limpar com "solvent" (inglês), que julgo que seja algum género de diluente, não sei... Eu tenho um produto cor de rosa que se chama "solvente stoddard", serve para limpar o filtro? já procurei em vários sites, foruns, etc, e não encontro nenhuma referência quanto à limpeza desse filtro. Alguém costuma limpa-lo? Com quê? É aconselhavel? De qualquer das maneiras acho que aquele carro não vem com pré-filtro de gasolina, daqueles que se põe em linha no tubo de gasolina, e que acho que no super-beetle vem por baixo do depósito da gasolina, mas na versão do meu há quem o ponha junto ao cabo de embraiagem, por trás da roda de tras do lado esquerdo, e acho que vou tentar tb colocar aí um filtro.

3º Tenho reparado que ultimamente, ao andar mais com ele, quando meto a 3ª ou 4ª e largo a embraiagem, se acelerar a fundo o motor ganha aceleração, mas que não é proporcional ao andamento do carro. Mas se larga-lo e voltar a acelerar, já agarra. Provavelmente a embraiagem tá a patinar, mas é só na 3ª e 4ª. Alguém me sabe dizer se é grave, ou se há algum ajuste que possa fazer? E também às vezes a meter a 2ª arranha, mas só a meter a 2ª. Se fosse no meu corsa, esticava um bocado o cabo da embraiagem e pronto, mas pelo que já pesquisei, no carocha não dá para fazer isso.

4º e útimo por agora: Já tentei fazer a afinação do ponto de ignição estático, acertando o entalhe da roda (que em portugues não sei, em ingles é "camshaft pulley) nos 7,5º (tem 3 entalhes), com o rotor do distribuidor apontando para o entalhe do distribuidor. Mas o rotor fica apontado para a frente do carro, em vez da traseira, que é onde tá o entalhe. Mas estranhamente, os cabos das velhas estão bem ordenados a partir desse ponto (1-4-3-2). É um distribuidor de avanço por vácuo. Será que o antigo dono desmontou o distribuidor, e montou aquilo ao contrário? Julgo que não será uma coisa muito grave, dado que a ordem de ignição está correcta na mesma...

Qualquer ajuda que possam dispensar é muito bem vinda.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Carocha 98, algumas dúvidas...

Post by Hong Kong Syndicate »

Na ordem
1/ De facto a arrumação do macaco de origem é muitas vez uma coisa muita estranha, as vez parece que não cabe dentro do espaço.
De origem fica assim:
Image

Mesmo assim, aconselhe-te vivaente em teres um macaco a serio dentro do carro, um de 1.5 tonnelada de capacidade com 4 rodas é mais seguro do que o de origem

2/ Para o filtro de gasolina, simplesmente um pouco de gasolina para o limpar é qb. Para o filtro, existe um dentro do deposito, convém o limpar de vez em quando, só que é 31 do carraças porque tens de esvaziar o deposito por completo e desmontar a torneira :? Para o filtro descartavel, podes o colocar debaixo do deposito, é de longe o mais simples e o mais cómodo em caso de substituição porque para o mudar não tens de passar debaixo do carro.

3/ Eu diria ou cabo laço, ou disco/ mecanismo cansado/ sujo. Tens que folga ao pedal?

4/ ou tem o carrete mal colocado. Sem importância :wink:
Now I have a machine gun HO-HO-HO

jorgemvo

Re: Carocha 98, algumas dúvidas...

Post by jorgemvo »

Obrigado pela resposta rápida. És dos utilizadores que mais vejo aqui no forum, mas por acaso não estava à espera que fosses logo tu a responder. :)

O macaco realmente fica muito esquisito... Tenho que experimentar amanha.

A folga no pedal estive a ver por alto hoje, quando reparei nisso, e ainda me parece bastante, mais de 2 ou 3 cms. Pelo que me recordo, é no máximo entre 1 e 2 cms, nao é? tenho que ver isso melhor, mas ja estou a ver que vou ter que ajustar aquela borboleta por trás da roda, e fazer uma manutenção ao cabo, ou substituir. E já agora, estavas a referir-te a isso quanto ao facto de ele patinar, ou se arranjar na 2ª? É que doi-me mais o coração quando ele arranha, do que quando patina, e queria resolver isso rapidamente. :lol:

E mais uma vez obrigado pela resposta, vou seguir o teu conselho quanto à colocação do filtro.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Para o pedal a folga é a volta de 15mm ( mais 5 mm, menos 5mm) é uma questão de gostos. Eu sou mais do genro o mínimo, tipo o disco agarra logo :mrgreen:

Verifica igualmente a curvatura do tubo no qual se desloca o cabo de comando

Image

Em B deves ter de 25 à 45 mm. Tu consegues acertar a curvatura colocando ou tirando anilhas espaçadoras em A, isto feito acerta a folga com a porca de orelha na ponta do cabo. As vezes (e nos modelos mais antigos tens uma porca e uma contra parca)

Bem vinda a ti. VW Tipo 1 de 1998. Mexicano?

jorgemvo

Re: Carocha 98, algumas dúvidas...

Post by jorgemvo »

Obrigado. Enganei-me, é 68, e nao 98. :) Não, é Europeu.

Quando puder vou ver isso, ja tou a ver que vou ter com que me entreter. Vou ter que retirar a roda de tras do lado esquerdo, certo? E achas então que uma afinação dessas pode resolver o problema de arranhar a meter a 2ª?

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Basta levantar o carro com um macaco de jeito e o colocar sobre um pare de preguiças seguras (umas da Norauto servem muito bem).
Para ser sincero não posso afirmar que o simples esticar (ou deslaçar) vai resolver, mas convém verificar e caso seja necessário eliminar os pontos clássicos associados a problemas de caixas e proceder por eliminação e são bastantes. Digamos que a verificação dos parâmetros do cabo e da guia do mesmo é um dos primeiros passos, a pare com a verificação do nível do óleo da caixa (a substituir na duvida, ou se desconheceres o histórico da manutenção é uma boa ideia). Depois é o estado do conectores comando de caixa/ nariz da caixa. O estado dos vários silents blocs da caixa (podes o verificar enquanto estas a verificar o cabo de comando)
Se continuar... há mais para te entreter umas horitas :mrgreen:

Post Reply