Lubrificação

Fernando Palmela
★★★

Lubrificação

Post by Fernando Palmela »

Pessoal, explicação e não só, o carocha tem na parte da frente na barra da direcção, e não só vários pontos de lubrificação chamados bombites, onde se pode colocar massa consistente com uma máquina manual, máquina essa que tem um reservatório onde se coloca a massa e uma ponteira onde encaixa nesses bombites,e depois se dá tipo alicate mas grande ao braços para injectar massa para dentro dessas peças, alguém sabe dizer onde se pode comprar uma máquna dessas, para lubrificar o meu carro, alguém tem fotos dessa máquina, sei que é antiga já estive com um na mâo mas onde se pode adquirir.
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

jnar
✘✘✘✘✘

Re: Lubrificação

Post by jnar »

fernando, duvido que isso se chame "bombites"...
em inglês chamam-se "grease nipples" que traduzido no google dá "lubrificadores"... seja como fôr, tens este tipo de pistolas à venda:

http://www.frost.co.uk/item_Detail.asp? ... cellaneous

procura numa casa que venda Wurth ou acessórios para automóveis.
Tens uma grande que deve vender isso, na estrada que liga Tires a Mem-Martins (IC 19). Não sei bem o nome mas fica do teu lado direito (direcção IC-19) à "frente" da Fabory (?) ... não tenho a certeza do nome ....

Também preciso de uma, mas não é para já e por isso, nunca as procurei realmente. Se encontrares à venda aqui na zona, diz-me.
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

Fernando Palmela
★★★

Pessoal, ja tenho o problema resolvido fui ao Leroy e ja esta maquina custou 16,95€ mais uma embalagem com 400g custou 6,95€ que se mete dentro da maquina e pode ser depois enchida com massa consistente hoje ja tenho serão foi o fvalentim que dei a dica, mâos à obra.................jnar esta aqui a resposta vou experimentar hoje depois dou informações do resultado...............jnar ja fui roubado comprei a N760 no site custa £9,50 ca custou o preço mencionado em cima, ja vi por aqui escrito que mais vale comprar fora do que comprar em Portugal da para o iva e para o enviu porra............................estive a ver melhor o site fui roubado 2x a embalagem fora custa £2,45 porra 2x .................................
Last edited by Fernando Palmela on 25 Nov 2009 15:52, edited 2 times in total.
(ô\_!_/ô)

30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

pronto.... resolvido então.
O fvalentim é um "pai" :mrgreen:

já agora: os "lubrificadores"...

http://www.vwheritage.com/vwh/VW-Camper ... lateID=vwh

e não te esqueças de os desapertar ligeiramente para a massa consistente passar :mrgreen:

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Fernando Palmela wrote:"...bombites..."
O nome correcto é: pinos de lubrificação. :roll:

Image
(o\ | /o)

Fernando Palmela
★★★

jnar explica ai tem de se desapertar os "bombites" = copos de lubrificação ,é o que tenho no manual do carocha mas passa à frente, no manual o que transcrevo
"Antes de se proceder à lubrificação, é necessário limpar com um trapo os copos de lubrificação, para evitar a entrada de impurezas. Apoia-se a embocadura da bomba de lubrificação no respectivo copo e enche-se até o lubrificante começar a sair pelos lados."
Não falam em desapertar nada :shock: :shock: :shock: mas falem os mecânicos que anda por aqui para o pessoal ficar ilucidado.
(ô\_!_/ô)

30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

fernando, não fiques "triste" por causa dos preços... com o preço da libra (que ainda é mais cara que 1 €) mais o transporte, não poupavas assim tanto... ficava quase na mesma e nesta loja online, até tens a desvantagem de haver um montante mínimo de 38£ que representa 30 kg's (se não estou em erro - é ver, já não me lembro bem).
Portanto, ficava-te a pistola e tubo de massa consistente mais caros do mundo :mrgreen:

No entanto, gosto bastante desta loja, da loja online e dos seus catálogos em papel, porque de facto têm tudo o que se possa imaginar.... só é pena é ser em Inglaterra e não cá... :roll:
Mas como referência, é o ideal... depois é preciso andar à procura por cá e se não houver, fazer as contas e saber se compensam os portes :roll:

em relação ao "desapertar ligeiramente" esquece :oops: . devia ter ficado "calado" :oops:
Nunca fiz isso e portanto, é bem provável que o funcionamento não seja igual ao dos sangradores de travões.... provavelmente, esses pinos de lubrificação só funcionam com pressão elevada... provavelmente terão uma mola e uma esfera interior, que tapam o orifício de passagem da massa.... ou um outro sistema semelhante, que veda de dentro para fora...
Não sei, não faço ideia.
Já mexi neles mas não os observei como devia ser.
Segue-te pelo manual :mrgreen:

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Lubrificação

Post by Hong Kong Syndicate »

Não tens de desapertar nada, e são como o João descreveu. é uma pequena esfera que vede a entrada do copo e empurrada por um mola, como o conjunto mola/ esfera tem uma pressão de fecho inferior a pressão da massa a entrar, a massa consistente empurra o conjunto e passa . 8)
É limpar, encaixar e bombear com forca, e podes deixar um pouco de massa no copo. Em inglês tem o nome romântico de grease nipple Image
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Fernando Palmela
★★★

Pessoal, gosto disto à cachaporra como se diz lá para a minha terra Alentejo.......... assim é que o meu povo gosta gostei desta conversa, estamos sempre a aprender uns com os outros......... a seguir ao porto/chelsea serao ate as tantas.........
(ô\_!_/ô)

30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Muito bem!
Copos de lubrificação era o nome que a malta dava a isso há 40 anos atrás!
Nas feiras tambem vendem dessa balhana. Eu comprei o meu na feira do 23 no Bombarril.
Tambem comprei lá uma seringa de botar valvulina na caixa.
É certo que não é produto de 1ª. Mas para a utilização que lhe damos chega e sogra!
Image

Fernando Palmela
★★★

Pessoal, aconselho a maquina estive ate agora a bombar 5******`s, pergunta pode acontecer um copo de lubrificação estar entupido, estragado, pode ser substituido????? :shock: :shock: :shock: o copo tem rosca com uma simples chave francesa sai fora :?: :?: :?: HELP
(ô\_!_/ô)

30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Lubrificação

Post by Hong Kong Syndicate »

Pode ser subsistido sem problema, esta simplesmente enroscada. O que pode acontecer é o conjunto esfera/ mola preso pela falta de uso, a massa consistente um pouco rija e a ferrugem. Podes tentar é empurrar um pouco a esfera com uma chave de parafuso, dois gotas de óleo, empurrar de novo, e de la usar de novo a bomba de massa, mas pelo preço muda os copos, podes encontrar isto numa boa loja de peças para automóveis ou mesmo de manutenção industrial.
PS: ainda não encontrei os encostes :/
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Fernando Palmela
★★★

HKS obrigado pela dica vou substituir por novo esta-s esempre a aprender assim e qu o meu povo gosta

ps:quando encontrares o o encosto o JE agradece, ficava mesmo matar para levar a patroa bem instalada fico a aguardar..................
(ô\_!_/ô)

30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP

diogonike

Post by diogonike »

Qual é a melhor lubrificação a usar?
Cumps

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Referes-te ao tipo de massa a usar? É isso?
Image

Post Reply