A Pão de forma agora começou a dar uns estalos assustadores na direcção quando viro mais, numa inversão de marcha ou numa mudança de direcção de 90º graus.
acontece mais quando rodo o volante para esquerda, mas tambem ja aconteceu para a direita.
É apenas um estalo forte, do tipo fazer pressão e depois faz o ruido e dá a sensação que desprende.
Por vezes tambem faz ao destorcer o volante, mas nem sempre.
O que será direcção mesmo ou suspensão?
Ruido forte na direcção (estalos)
- nezz
- ★★
Re: Ruido forte na direcção (estalos)
parece-me direcção. tem muita folga?
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]
[/center]
[center]
[/center]-
jnar
- ✘✘✘✘✘
andaste em zonas com buracos?
isso começou de repente, em andamento?
se andaste em zonas de buracos, vê lá se não tens a barra estabilizadora partida, junto a uma das curvas.... possivelmente, do lado esquerdo...
isso já me aconteceu e também dava uns estalos marados.
isso começou de repente, em andamento?
se andaste em zonas de buracos, vê lá se não tens a barra estabilizadora partida, junto a uma das curvas.... possivelmente, do lado esquerdo...
isso já me aconteceu e também dava uns estalos marados.
-
Paodeformaverde
ontem fui a Peniche pela nacional e os buracos foram os da zona ali da Atalaia estrada de alcatrao mas cheia de remendos, mas depois foi só já lá a fazer uma inversão de marcha. a partir dai foi até chegar a sintra, sempre que virava mais, fazia. Hoje já dei uma voltinha já so fez uma vez, fui até à Ericeira e vim. Fiz as mesmas manobras para testar e nada...
Nezz ,sim ela tem alguma folga.
a barra estabilizadora ve-se a olho nu ou está dentro de algum tubo?
Nezz ,sim ela tem alguma folga.
a barra estabilizadora ve-se a olho nu ou está dentro de algum tubo?
-
jnar
- ✘✘✘✘✘
vê-se...
metes-te debaixo da carrinha por uma das laterais, junto a uma das rodas da frente.
A barra estabilizadora é uma barra fina que liga as duas rodas e está presa aos dois braços da suspensão de baixo, ou seja, está paralela aos tubos grossos da suspensão.
mete-te lá e vais ver a barra de que falo.
Vê se ela está partida em algum sítio....
eu aposto que deve estar partida do lado esquerdo, junto à "curva" que faz antes de prender no braço da suspensão de baixo (lado esquerdo).
uma imagem da barra estabilizadora:
na justkampers
metes-te debaixo da carrinha por uma das laterais, junto a uma das rodas da frente.
A barra estabilizadora é uma barra fina que liga as duas rodas e está presa aos dois braços da suspensão de baixo, ou seja, está paralela aos tubos grossos da suspensão.
mete-te lá e vais ver a barra de que falo.
Vê se ela está partida em algum sítio....
eu aposto que deve estar partida do lado esquerdo, junto à "curva" que faz antes de prender no braço da suspensão de baixo (lado esquerdo).
uma imagem da barra estabilizadora:
na justkampers
-
Eduardo Pinela
- ✘✘✘✘
Repara lá se não sera uma rotula de suspensão a dar o berro. Não tens ouvido um chiar ou um bater de suspensão em piso em mau estado? Muitas vezes rotulas de má qualidade é o que dá...ou a mesma rotula ainda de origem, tudo é possivel.
Primeiro verifica se nenhum dos guarda-pós das referidas, (tens uma em cada ponta de cada braço da suspensão dianteira, dois braços de cada lado, não confundir com as rotulas mais pequenas da direcção) se nenhum dos guarda pós estará danificado ou destruido, pode ser essa a rotula malvada (nº 19 e 20).

Outra coisa é a folga do pendural, muitas vezes esquecido, até podes passar na inspecção com ele em mau estado mas muito importante na condução de estrada e segurança.

São estes os problemas crónicos do eixo da frente, podes tambem verificar as rotulas da direcção da mesma maneira. De qualquer maneira, se nada disto for, deverás acautelar conselhos aqui dados por outros membros do forum.
P.S.: Já verificaste se não haverá algum amortecedor com o cinobloco f*****do?
Primeiro verifica se nenhum dos guarda-pós das referidas, (tens uma em cada ponta de cada braço da suspensão dianteira, dois braços de cada lado, não confundir com as rotulas mais pequenas da direcção) se nenhum dos guarda pós estará danificado ou destruido, pode ser essa a rotula malvada (nº 19 e 20).

Outra coisa é a folga do pendural, muitas vezes esquecido, até podes passar na inspecção com ele em mau estado mas muito importante na condução de estrada e segurança.

São estes os problemas crónicos do eixo da frente, podes tambem verificar as rotulas da direcção da mesma maneira. De qualquer maneira, se nada disto for, deverás acautelar conselhos aqui dados por outros membros do forum.
P.S.: Já verificaste se não haverá algum amortecedor com o cinobloco f*****do?
Last edited by Eduardo Pinela on 26 Oct 2009 00:14, edited 1 time in total.
Plastic cars sucks!
-
Carlos Baptista
- ✘✘✘✘✘
farum - do latim
Nome por que era conhecida a cidade de Faro, antes de D. Afonso III ser nomeado rei de Portugal e dos algarves.
Nome por que era conhecida a cidade de Faro, antes de D. Afonso III ser nomeado rei de Portugal e dos algarves.

-
Paodeformaverde
Estive a ver a barra estabilizadora e parece-me estar intacta.
De facto como refere o Eduardo ela em piso menos bom chia bastante sobretudo da roda dianteira esquerda. é uma chiadeira terrivel, mas nem sempre chia, só apos alguns km's ou piso mau, mesmo de alcatrão.
Tambem acontece na minha rua, que é um largo e tem pequeno lancilo que temos de subir para arrumar em frente á casa, ao desce-lo em andamento lento para a frente, bate de uma forma muito seca a roda dianteiro do lado do condutor. a outra não.
Mas como verifica, já indentifiquei todos os elementos, mas não sei ver a folga do pendural. o guarda pós é uma cena estilo fole que protege aquilo certo. o que entendes por danificado é estar cretado, desfeito?
Qualquer um destes problemas é grave, não é? o que pode acontecer? não convém andar devo chamar reboque para a levar a um mecanico?
Quem me aconselham para tratar disto aqui pertinho de sintra para não andar muito assim, se for ao meu fico sem ela meses?
De facto como refere o Eduardo ela em piso menos bom chia bastante sobretudo da roda dianteira esquerda. é uma chiadeira terrivel, mas nem sempre chia, só apos alguns km's ou piso mau, mesmo de alcatrão.
Tambem acontece na minha rua, que é um largo e tem pequeno lancilo que temos de subir para arrumar em frente á casa, ao desce-lo em andamento lento para a frente, bate de uma forma muito seca a roda dianteiro do lado do condutor. a outra não.
Mas como verifica, já indentifiquei todos os elementos, mas não sei ver a folga do pendural. o guarda pós é uma cena estilo fole que protege aquilo certo. o que entendes por danificado é estar cretado, desfeito?
Qualquer um destes problemas é grave, não é? o que pode acontecer? não convém andar devo chamar reboque para a levar a um mecanico?
Quem me aconselham para tratar disto aqui pertinho de sintra para não andar muito assim, se for ao meu fico sem ela meses?
-
Eduardo Pinela
- ✘✘✘✘
A Rotula tem uma borracha que liga e protege as duas partes da mesma, se estiver rota já perdeu toda ou parte da lubrificação, daí essa chiadeira. Convem trocar senão começa a ganhar folga e má condução. Podes ver na foto o eixo do meu carro que é semelhante ao da carrinha, aqui sem a manga de eixo e com as rotulas perfeitamente visiveis.

Quanto ao pendural, é mais complicado de ver mas se tens de trocar rotulas, aproveita e manda verificar essa folga.
Eu sou de Sintra tambem e acho que ainda outro dia me cruzei com a tua carrinha, é uma verde escura e branca não?
Podes me ligar e podemo-nos encontrar e eu te indicar alguêm que te possa ajudar.

Quanto ao pendural, é mais complicado de ver mas se tens de trocar rotulas, aproveita e manda verificar essa folga.
Eu sou de Sintra tambem e acho que ainda outro dia me cruzei com a tua carrinha, é uma verde escura e branca não?
Podes me ligar e podemo-nos encontrar e eu te indicar alguêm que te possa ajudar.
Last edited by Eduardo Pinela on 27 Oct 2009 01:49, edited 1 time in total.
Plastic cars sucks!
-
Carlos Baptista
- ✘✘✘✘✘
-
Paodeformaverde
Hoje dei mais uma volta com a carrinha e nada de barulho, estranho...
No entanto, penso que deve ser dessa rotula, pois a borracha está em muito mau estado.
Sim é verdade, foi ali perto de Vila Verde...
Se calhar vou aproveitar a proximidade e ligar-te quando puder. Como sabes não tenho a carrinha há muito tempo e gostava de colocar algumas dúvidas, pois já vi que tens bastante conhecimento destes carros.
Obrigado então, assim que puder ligar-te ligo, se tiveres algum momento mais oportuno para eu o fazer, diz.
No entanto, penso que deve ser dessa rotula, pois a borracha está em muito mau estado.
Sim é verdade, foi ali perto de Vila Verde...
Se calhar vou aproveitar a proximidade e ligar-te quando puder. Como sabes não tenho a carrinha há muito tempo e gostava de colocar algumas dúvidas, pois já vi que tens bastante conhecimento destes carros.
Obrigado então, assim que puder ligar-te ligo, se tiveres algum momento mais oportuno para eu o fazer, diz.