Máquina de afinar motores

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Caros amigos, estou eufórico! Consegui obter uma máquina antiga de afinar motores, que funciona em volkswagens a ar!
Finalmente, a afinação certa com a “máquina electrónica” de tecnologia antiga!
Image
Na realidade a história é já um pouco longa, mas acho que tem interesse contar. Quando estava para vir abaixo a antiga concessionária Guérin, entre Belém e Algés, junto à marginal, andei lá dentro a vasculhar, em busca de ainda encontrar algo de material VW. E foi então, que encontrei esta máquina, que na altura não sabia para que servia.
Image
Image
Image
Pela frente tinha uma tampa, cheia de botões e com um mostrador com um quadrante marcado. Atrás, várias saídas para terminais eléctricos.
Como a coisa tinha bom aspecto, e ar sofisticado, mas antigo, trouxe para casa, dentro da Gilda, na esperança de usar aquilo para algo.
No entanto, nunca percebi como pôr aquilo a funcionar. Ficou esquecida durante muito tempo, arrumada num canto da garagem…
Image
Até que… Quando o HKS começou a explicar como afinar o ponto de ignição, comentei isso com o meu mecânico, que referiu que antigamente havia umas máquinas sofisticadas (para a época) que permitiam fazer isso, e medir diversos parâmetros.

Falei-lhe na minha “descoberta” e ele disse que devia ser isso. Indicou-me um antigo mecânico da Guérin, perdi tempos infinitos à procura do homem, pois ele já não morava no local para onde telefonei, tive que ir ao café onde ele costuma ir, à “Pérola da Junqueira” e aí disseram-me para estar lá na sexta-feira à tarde, quando ele costumava aparecer.

Finalmente conheci o senhor, muito simpático e acessível, e explicou-me (num guardanapo…) onde ligar os diversos fios na máquina.
Depois de muito agradecer (e pagar o lanche…), fui aos electricistas para confeccionar os cabos e terminais para poder fazer a experiência. Eles ficaram entusiasmados com o assunto, também percebiam um bocado daquilo, visto serem pessoas do antigamente, cedo nos arriscámos a ligar a máquina ao motor.
Image
É preciso escolher do lado de trás quais os terminais onde ligar os fios, dependendo da tarefa a executar. A máquina permite avaliar da carga da bateria, da integridade do circuito eléctrico, detectando fugas e erros de ligações, isto com o motor desligado.

Depois existem opções de monitorização de funcionamento, que indicam através de luzes e pontos luminosos que surgem no quadrante iluminado da parte frontal do equipamento, em pontos diversos, consoante o bom ou pior funcionamento do equipamento eléctrico do motor.
Image
Alterando a posição do distribuidor, rodando-o na sua base, depois de aliviado o parafuso 10mmm da fixação, o mostrador ilumina-se de modo diferente, servindo de guia para uma correcta afinação. Em simultâneo, a ligação ao regulador de voltagem e à bobine, vai permitir medir de forma integrada o equilíbrio do sistema, para uma performance máxima, de maior suavidade, ou maior potência, etc. No fundo, é como um banco de ensaio, mas “à moda antiga”.
Image
Na fotografia, com o motor desligado, podemos ver a máquina com o painel de controle visível, os fios de ligações eléctricas para o motor, e o conjunto montado de forma a podermos intervir no carburador, e distribuidor, enquanto monitorizamos as alterações no mostrador de fundo verde. Tem um escala circular na periferia e marcações que dividem o círculo em 5 quadrantes de controle, relacionados com o avanço do ângulo de ignição.

A opção de diversas leituras de parâmetros prende-se com a possibilidade de este aparelho medir diversas possibilidades de aplicação das Equações de Maxwell. Para quem está familiarizado com estudo de correntes eléctricas e magnéticas, trata-se do grupo de quatro equações, atribuídas a James Maxwell, que descrevem o comportamento dos campos eléctrico e magnético, bem como suas interacções com a matéria.

As quatro equações de Maxwell expressam, respectivamente, como cargas eléctricas produzem campos eléctricos (Lei de Gauss), a ausência experimental de cargas magnéticas, o modo como a corrente eléctrica produz campo magnético (Lei de Ampère), e como variações de campo magnético produzem campos elétricos (Lei da indução de Faraday).

Acertando coordenadamente estes efeitos no motor do carocha, optimizamos o funcionamento da bobine, do regulador, e da eficácia na queima da mistura de ar e combustível, extraindo assim, mais cavalos e km’s por litro de gasolina.

Mas melhor que isto, permite medir o Ângulo de Dwell, e apresentar o resultado em tempo real no visor, que nos dá a relação dos graus de rotação da polie em função dos tempos em que o platinado deve estar fechado, completando o circuito de passagem eléctrica.

Para que tudo isto funcione, é preciso ligar três fios ao terminal inferior de controle do regulador (isto no meu caso, com um regulador electrónico Bosch/México)
Image
É preciso ligar também duas tomadas de carga à bobine, e a parte mais chata, e difícil de executar, que são as ligações a vários pontos no interior do distribuidor. É preciso retirar a campânula (“cor de tijolo”) e ter dedos e mãos para conectar as pontas dos terminais, de forma a não bloquear o movimento das partes móveis, e fechar de novo o conjunto.
Image
Depois de tudo ligado, terminais no motor e extensões à traseira da máquina, só depois de tudo ligado, e com a bateria conectada (pois o seu estado de carga também influi, e é necessário testar o motor ao ralenti e em aceleração), é que podemos ligar um fio (ou extensão, com terminal de adaptação) à corrente geral de 220V, e depois ligamos o botão geral ON da máquina.

É preciso assegurar que todos os terminais estão bem inseridos, e seleccionar as diversas combinações de comandos do painel, para obter os resultados desejados, mudando os botões para resultados diferentes, e porque tem apenas um mostrador, este serve de “display”apenas para os comandos seleccionados naquele momento. Note-se que tem os comandos e legendas em inglês, sendo essa a sua proveniência, tal como tanto material dos anos 1950-60’s.

Também tem a possibilidade de funcionar a 12V, mas depende de uma bateria externa, para portabilidade a qualquer lugar. Não experimentei, e pode ser ligada à corrente de 220V com um adaptador para 12V, mas na prática não me parece útil.

Isto no fundo é um aparelho para gestão de combustão Engine Management System (EMS), que controla o avanço da ignição em relação à ordem de disparo dos cilindros, no caso VW 1-4-3-2 . Como não existem sensores primários acoplados ao motor, este é um modo externo de controlar o angulo da cambota e o ponto do “Top Dead Center (TDC)” position), a mistura de ar/gasolina que entra pela admissão e a posição da haste de aceleração do carburador, ao ralenti e em aberto. O circuito determina e demonstra no quadrante o momento do disparo da faísca em relação a cada um dos quatro cilindros. É ainda um sistema externo ao carro, tal como se pode ver neste excerto retirado da Internet:

“Early EMS systems used analogue computer circuit designs to accomplish this, but as embedded systems became fast enough to keep up with the changing inputs at high revolutions, digital systems started to appear.”

Hoje em dia, a electrónica incluída no automóvel moderno monitoriza e corrige em permanência diversos parâmetros, “automaticamente”, enquanto que no carocha, o processo pressupõe que o sistema não se altera por si, ou melhor, que deve haver uma intervenção humana, periódica, no sentido de verificar e se necessário corrigir elementos que estejam fora dos limites de tolerância para um funcionamento eficaz e seguro. Daí as revisões periódicas de intervalos relativamente curtos por comparação aos actuais dos carros modernos, e a necessidade de ajuste de platinados, folgas, substituição de velas e condensador, etc.

Por isso, tenho agora assim, o motor “ligado à máquina” e a optimização máxima dos 34 cavalos. VW Power!

Image
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Brutal!
Now I have a machine gun HO-HO-HO

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Muito bem! Grande descoberta! Fantástico! :shock:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

a.s

Post by a.s »

Excelente! essa maquina faz verdadeiras maravilhas.
André Silvino

matos
✘✘

Post by matos »

"Guarda o que é velho, acharás o que é bom", sempre me disse o meu pai.
Cmpts
Os loucos vivem mais aventuras que os normais.
Nunca sejas muito normal

trukas
✘✘

Post by trukas »

shii :P

notas alguma diferença no teu?!

grande sortudo..

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

ainda dizem que tenho sorte a encontrar coisas.
tu encontrar verdadeiras maravilhas.
boa sorte com o maquinao

AlfElísio

Post by AlfElísio »

Excelente!!! Fantastica!!!

A minha é mais recente e não faz 1/3...

Image

Mas já agora o coneceito do Angulo Dwell foi algo que nunca interiorizei a 100%. Alguem tem alguma dica?
Saudações Clássicas.

AlfElísio

PutoMaluko

Post by PutoMaluko »

Bem grande descoberta oh Miguel! :D
Image

Enz0

Post by Enz0 »

grande preciosidade essa máquina...se já não é, daqui a uns anos deve ser uma peça :shock:

tentando responder ao alfelisio, existe o ângulo de Dwell e o ângulo de permanencia de Dwell, que muitas pessoas fazem confusão com estes dois. O ângulo de Dwell tem a ver com o tempo em que a came interrompe o circuito, e o ângulo de permanência tem a ver com o tempo em que o circuito fica "energizado", em que está a carregar a bobine.

consoante o numero de cilindros, o número de cames. cada came, significa uma interrupção no circuito primário, uma descarga para a vela.

aproveitando uma imagem que se encontra facilmente juntamente com explicações sobre o assunto...esta imagem demonstra "a e b", igual ao ângulo de permanência.

Image

com uma breve pesquisa, se encontram esquemas muito bons, demonstrativos e explicativos sobre o assunto...

Jorge
Automotive Technical Support and Training

Air cool - Silvério

Post by Air cool - Silvério »

Mais um post de grande interesse.

Parabéns Miguel pela descoberta.

Penso que agora só falta o pessoal do fórum organizar-se e fazer uma excursão à oficina Guerin Brito testar a máquina... :wink:
Um abraço,
Air Cool - Silvério

http://www.sucata-vw.blogspot.com

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

O Dwell é interessante mas aos nosso nível é pouco relevante, digamos que afinar o dwell, não é necessário mas é melhor.
O que é o angulo de Dwell?
Como explico MUITO BEM e de modo claro o EnzO, o angulo de permanencia de Dwell (por vez também chamado de modo errado Angulo de Dwell ou ainda correctemente angulo de excêntricos (em francês no texto :/ ) corresponde ao tempo durante o qual o ruptor (que nos chamamos por comodismo “platinados)” esta fechado, permitindo que a bobina acumula carga. O Dewell é medido/ exprimido Dwell ou º e mede-se com um medidor de Dwell.
Image
Por exemplo
45º da {45º/90)x100= 50 Dwell
Mas porque o Dwell?
Na pratica os 0.4mm de afinação da folga dos platinados são poucos precisos, dai a afinação em XPTOº exprimida em Dwell que corresponde ao angulo percorido durante o tempo de contacto dos pontos (Trigonometria), mas nada obriga a o fazer, é mais digamos um preciosismo. A afinação com o apalpa folga já é muito bom, e com aperfeiçoamento final com a lâmpada estroboscopica será bem mais do que suficiente
Ao que serve?
Permite medir a qualidade do contacto entre os platinados.Permite igualmente de ver o desgaste dos pontos ou de um distribuidor porque o angulo de Dwell não deve variar muito ao acelerar do motor. Permite que a bobina carregue como deve ser, nem muito (aquece) nem pouco (e tens o motor nas lonas com um rendimento de fazer dó)
O valor de referencia admitido é de 47º (obter 45º a 50º é muito bom), mas mais uma vez varia entre cada motor, distribuidor, bobina e uma carrada de pormenores (platinados novos ou não) etc... mas para simplificar ao extremo, o angulo de Dwell é entre coisas capaz de nos dizer em que estado estão os platinados
E quero o fazer porque eu tenho a maquina em casa, então como é se afina?
Como pachorra :/ Porque tem de se sacar a tampa do distribuidor, e mudar o valor de afinação da folga dos platinados (grande pincel)
Mas também permite obter um ralenti mais estável (se é que se nota alguma coisa) e o controlo dos valores de avanço total
Bem eu acho que é desta... tenho de ler-me uma 15 vezes a cada vez :roll: e estava eu a confundir coisas. Agora esta OK. EnzO, JSCE se ha erros corrige-me sff
Last edited by Hong Kong Syndicate on 02 Apr 2007 06:06, edited 9 times in total.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

estou verdadeiramente impressionado com a descoberta (e claro, com a máquina em si)..... :wink:
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

Bela descoberta! Já sabes que tens de levar isso para o II BBQ para o pessoal ver uma demosntração ao vivo. O rato pode ser a cobaia que eu não me importo :lol: :lol:

nelsonfelix

Post by nelsonfelix »

Fenomenástica aquisição, gostava de ver isso ao vivo e a cores :wink:
Abraço
Nelson Félix

1300 1967, REDTROLLEY 1303S "Cabrio"1974, SIS-Sachs V5 1979, Macal M70 Sport 1978, Vespa 50S 1976, Pasteleira anos 40

Post Reply