Motor 1300 com pistões 1600- Opiniões precisam-se

rmoreira
✘✘✘

Motor 1300 com pistões 1600- Opiniões precisam-se

Post by rmoreira »

Pessoal, é assim: Como alguns de voces sabem, estou a tentar devolver à vida e às estradas um carocha 1300, de 1971, é o meu 1º carocha de sempre e por isso a experiência é pouca ou nenhuma.

Está a ser, não um restauro, mas o possível para o bicho voltar a andar, depois de 10 anos parado. O maior problema é o motor que tem uma biela gripada. Biela já tenho, graças ao júlio da montyparts que me ofereceu uma usada (a ele o meu muito obrigado).

Ora, como isto é uma recuperação daquelas "ao menor custo possível", devido à falta de verbas, tenho uma questão para vos colocar: uns pistões 1600 são bastante mais baratos do que os 1300 e o que eu gostava de saber era as vantagens e desvantagens desta alteração e possíveis complicações.

Venham de lá essas opiniões e desde já o meu obrigado :wink:

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Não te metas nisso. Esse jogo 1600 vai criar mais calor que tera de ser refrigerado por um radiador maior e por uma bomba de oleo mais potente. As cabeças tambem devem de ter umas valvulas menores, reduzindo a sua dessipação.

Resumindo: Para colocares o kit 1600 tens de fazer adaptações que te vão se calhar ficar mais caras que o jogo de 1300...e inventar sem saberr pode sair mais caro...
Plastic cars sucks!

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Qual é o teu orçamento?
Now I have a machine gun HO-HO-HO

rmoreira
✘✘✘

Post by rmoreira »

Eduardo, muito obrigado pela opinião, as vossas opiniões são muito importantes, porque eu não percebo nada do assunto!!!

HKS, o orçamento é o menor possível. Estou desempregado ha 2 semanas e embora queira muito por o carocha a andar, tem de ser pelo mínimo dos mínimos.

Estou seriamente a ponderar a opção de por apenas uns segmentos novos. O mal do carro era uma biela gripada, mas isso ja resolvi. Queria por o carro novinho, mas talvez tenha de seguir pela opção mais em conta...

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

As vezes mais vale um motor usado em bom estado, consegues a brincadeira por alguns euros, se calhar o mesmo que o jogo de cilindros/pistons e sem gastares dinheiro em mão de obra.

Exprimenta por um post nas procuras, pode ser que te safes! Tambem tenho um motor 1300 mas não sei em que estado esta, prefiro não enganar ninguêm..
Plastic cars sucks!

rmoreira
✘✘✘

Post by rmoreira »

Como ja tenho o motor todo desmontado, secalhar vai mesmo os segmentos e estrada com ele.
Isto de querer fazer omeletes sem ovos é uma grande chatice :cry:

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

Bom! vamos lá a ver!
nada se perde em meter camisas e pistons 1600, num bloco 1300, ainda por cima num bloco de 71.
as válvulas são precisamente iguais, 1.3, ou 1.6
posso dizer que:
o motor não tem problemas de aquecimento.
o motor tem muito melhor rendimento, subidas que fazias antes em 3ª, passas a fazer em 4ª.
reduz sensivelmente o consumo.
e assim sucessivamente, só melhorias.
todos os motores 1.3, que reparo em minha casa, ficam todos a 1.6 (sem admissão, carburador e embraiagem) e até ao momento nenhum deles teve problemas, mas nenhum mesmo, e já foram pelo menos 7 motores a fazer esta operação. tenho actualmente um em curso.

um abraço.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Bom, quem sabe sabe! Afinal os 1600 das brazilias teem radiador na turbina.
Plastic cars sucks!

rmoreira
✘✘✘

Post by rmoreira »

rolando lima wrote:Bom! vamos lá a ver!
nada se perde em meter camisas e pistons 1600, num bloco 1300, ainda por cima num bloco de 71.
as válvulas são precisamente iguais, 1.3, ou 1.6
posso dizer que:
o motor não tem problemas de aquecimento.
o motor tem muito melhor rendimento, subidas que fazias antes em 3ª, passas a fazer em 4ª.
reduz sensivelmente o consumo.
e assim sucessivamente, só melhorias.
todos os motores 1.3, que reparo em minha casa, ficam todos a 1.6 (sem admissão, carburador e embraiagem) e até ao momento nenhum deles teve problemas, mas nenhum mesmo, e já foram pelo menos 7 motores a fazer esta operação. tenho actualmente um em curso.

um abraço.
Rolando, so para confirmar, então quer dizer que se colocar apenas as camisas e pistons 1600, sem mais alteração nenhuma, só tenho a ganhar, certo?! E alargar os buracos onde entram as camisas, será coisa barata?

Nada como alguém que faz isto diariamente para nos orientar :wink:

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

no bloco do motor onde entram as camisas, nada é preciso fazer, possivelmente, possivelmente nas cabeças, depende do modelo, será necessário rectificar para a medida das camisas. nem todas as cabeças precisam de ser mexidas. se for preciso fazer não ficam caros, depende da rectificadora que fizer o trabalho.

um abraço.
Um abraço.

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Se estás desempregado há dois meses, o melhor é venderes o carro!
Image

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

Ò amigo Baptista, ele não precisa de vender, está desempregado, mas tinha um bom salário!! :D :D e foi poupado durante muito tempo! :D

um abraço
Um abraço.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

É só à duas semanas.

As modificações são as seguintes:
1- Alargar ligueiramente a abertura nas cabeças onde entram os cilindros para não ficares com muita compressão. Um torneiro faz isso barato.

Image

2- colocar no carburador um gigler maior.

João

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

por aquilo que tenho feito, nada de mexer em gigleres do carburador. funciona perfeitamente com os de origem 1300.

a abertura das cabeças é simplesmente para entrar a camisa, mainada.

um abraço.
Um abraço.

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Para modificares as cabeças deves de procurar um torneiro que faça reparações nas mesmas.

Caso ñ conheças nenhum, qui em Sintra há um sr. que tem muito boa fama e em cuja oficina se repara todo o tipo de avarias em motores tanto modernos como antigos, coisa que ja pouco se faz hoje. Percebe muito de VW ar (ele ate esta a recuperar um na oficina na ultima vez que la fui) e não é careiro, o sr. Décio, vale uma viagem ate cá.
Plastic cars sucks!

Post Reply