Duas Baterias?

Quaresma
✘✘✘✘✘

Duas Baterias?

Post by Quaresma »

Boas

Para os que não sabem estão a ler um post colocado por um gajo que não percebe nada de mecanica, por isso agradeço que nas vossas respostas sejam claros e sucintos como se estivessem a falar para um menino de 5 anos :oops:

Queria montar na Westfalia duas baterias, tenho la uma montada a alimentar o motor e quando páro para campismo fico a gastar a carga dessa bateria. Como tenho lá o espaço do outro lado e tenho uma bateria que ainda funciona a minha ideia é fazer um sistema em que em andamento carrego as duas ao mesmo tempo e depois quando parado ter ali um permutador que possa gastar só da suplente. Isto é possível???

O motor é 1600 cc a gasolina :mrgreen: , isto eu sei!
Não sei é se o alternador depois tem capacidade de carregar as duas?

:wink:
Tudo sabe melhor dentro duma Kombi...

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

Bom! isto é para um bom electricista estudar e responder.
eu só sei que antigamente os "creme nivea" eram de 6V, e tinham 2 dinamos para carregar as baterias. agora aqui é o inverso.
não posso ajudar! :shock:
um abraço
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Bem!

Lá do lado das estrelas davam-te essa resposta com todos los matadores! :D

Mas, posso apenas dizer-te que isso não só é possível, como é o que acontece com todas as autocaravanas.

A bateria original do carro fica apenas a alimentar a parte mecânica, não sendo nunca descarregada pelos outros componentes: frigorífico, luzes interiores, computador, televisão, etc.

A 2ª bateria tem umas características diferentes da 1ª. Ou seja, carrega mais lentamente e descarrega mais lentamente. Não serve para dar ao motor de arranque. É uma bateria mais cara e as melhores, (segundo me disseram)são as de gel.

Essa segunda bateria que aí tens, se é uma normal para motores, não é a ideal para o fim que pretendes.

Aí próximo de ti não há nenhuma casa da especialidade: Roulotes, autocaravanas ou coisa que o valha.

O vulgar electricista de automóveis, nem sempre domina este campo convenientemente. Eu tenho um exemplo comigo!

Como te disse procura um que perceba da poda.
Image

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Isto esta algures no fórum, e o JSCE tinha feito uma resposta esclarecedora sobre o assunto.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

tenho qualquer coisa sobre isso, mas tenho que procurar onde... não prometo nada sobre quando vou encontrar.

nezz
★★

Post by nezz »

esse tópico foi criado por um membro com essa dúvida. penso que seja este
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Nunca tinha desembarcado nesse tópico.

Fui lá e achei interessante. Lembrou-me os meus tempos de rapazola, em que eu tinha que encornar aquelas leis todas (Proust - joule - Lavoisier etc).

Era o tempo dos papagaios: Não percebíamos o significado daquilo, mas cantaroláva-mos tudo na ponta da língua.

Outros tempos!
Image

jnar
✘✘✘✘✘

Re: Duas Baterias?

Post by jnar »

Quaresma wrote: Queria montar na Westfalia duas baterias, tenho la uma montada a alimentar o motor e quando páro para campismo fico a gastar a carga dessa bateria. Como tenho lá o espaço do outro lado e tenho uma bateria que ainda funciona a minha ideia é fazer um sistema em que em andamento carrego as duas ao mesmo tempo e depois quando parado ter ali um permutador que possa gastar só da suplente. Isto é possível???

O motor é 1600 cc a gasolina :mrgreen: , isto eu sei!
Não sei é se o alternador depois tem capacidade de carregar as duas?

A segunda bateria devia ser uma bateria de descarga lenta.... para te aguentar mais. Se ligas muita coisa à bateria normal, ficas sem ela num instante... é fácil ver isso... é só fazer as contas a quantos amperes/hora estás a sacar e de quantos amperes é a bateria.

O sistema para carregar as baterias, não carrega as duas ao mesmo tempo.
Carrega uma e depois de totalmente carregada, carrega a outra... o próprio sistema corta o fornecimento às baterias, para não as queimar.
Não sou entendido na matéria, mas como já estou a pensar em fazer o mesmo, já me andei a informar sobre isso...
aliás, esse procedimento vem totalmente documentado no livro que referi na primeira página do meu tópico:

[red]How to convert Volkswagen BUS or VAN to camper [/red](da veloce)

http://www.amazon.com/gp/search/ref=br_ ... -%20veloce

ou:

http://www.amazon.com/gp/product/190370 ... oding=UTF8

se nenhum funcionar correctamente:

Image

Image

é um excelente investimento.

Por outro lado, tens todas as peças necessárias e o esquema que te faz falta, na Justkampers...

2ª bateria

tens aqui as ditas baterias de descarga lenta:

baterias 100 Ah

depois de devidamente instaladas, faz-te falta um sistema destes, para poderes ver o estado da tua segunda bateria:

PAINEL CONTROLE TENSÃO BATERIAS VISU – SCHEIBER

deixa-te de ser mariquinhas e começa a meter as "mãos na massa"...
:lol:

rato

Post by rato »

eu também já me tinha lembrado disso, isso dá um jeitão!!! thanks!!
imagination is the only weapon in the war against reality.

ricardo neves

Post by ricardo neves »

Nem de propósito.

Também estou de roda da mesma situação. Até porque vou andar com aqueles megafones em cima da carrinha a publicitar o nosso festival Rastafest.

Estou mesmo interessado em saber o abc das duas baterias. Que é como quem diz o Faça Voçe Mesmo. O tópico que o Nezz colocou levantado por outro membro de facto tem alguma informação, mas acaba por não ser esclarecedor.

Todas as ajudas simples e páticas são bem vindas :D Pelo que percebi o processo não é simples nem universal e tem multiplas variantes. Mas no caso de uma bay? Que será talvez o mais procurado por aqui como será?

Muito obrigado amigos
de novo na estrada... muito obrigado ao fórum

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

oh ricardo....

mas qual é a tua dúvida??

nos links que meti, tens lá tudo o que precisas para fazeres as ligações em casa....

:roll:

se tivesses aberto o link da Justkampers, verias que até têm um esquema, que vem juntamente com as peças:

esquema e peças

Quaresma
✘✘✘✘✘

Post by Quaresma »

Quanto custam essas bat de gel? é que a minha ideia era usar uma que tenho ca normal,nao dará?

Já alguem tem um sistema destes a funcionar?

Tudo sabe melhor dentro duma Kombi...

ricardo neves

Post by ricardo neves »

"oh ricardo....

mas qual é a tua dúvida??"

leigo remenber? :cry: Mas sim, ai tá o esquema acho que vou lá.
Mas isso com um bateria que à partida pode ser igual à principal correcto? E isto é 12V 44 amperes. Certo?

Sim porque as de gel e respondendo à questão do Quaresma rondam bem para lá dos 200€ e isso para mim tá fora de questão.

Abraço
de novo na estrada... muito obrigado ao fórum

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

sim... leigo, eu sei.
mas como podes ver, está lá o esquema.. e isso, para um sistema básico é apenas do que precisas... se reparares, não tem mesmo nada de complicado.
É só meteres esse relé entre as duas baterias e está feito!

Agora, a questão das baterias "normais": o que se passa é que uma bateria de 44A, não te dá muita energia para ser uma verdadeira 2ª bateria... não faço ideia de quanto é que consome, por exemplo, uma arca termo-eléctrica da Campingaz, mas tenho a certeza que deve deixar uma bateria normal nas lonas, num instante...
Para já não falar, de um sistema de audio potente....

superalex
✘✘✘✘

Post by superalex »

então mas qual é o inconveniente de colocar as duas baterias em paralelo normalmente? o alternador carrega as duas por igual e a capacidade de armazenamento aumenta, é como se tivesse uma bateria maior.

Post Reply