Travão de mão

veronique

Travão de mão

Post by veronique »

olá amigos fui com o meu carocha 1300 de Novembro de 1966 ontem a inspeção e embora tenha passado o inspector disse-me que a roda de tras do lado direito não travava nada com o travão de mão. Afinei o travão de mão nos cabos e quando puxo o travão de mão eles ficam bem esticados mas a roda continua sem travar nada, será que isto quer dizer que tenho que mudar as cintas ou será outra coisa?

Paulo Pinto
Paulo Pinto

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Tens é que afinar os travões nas porcas de estrela que se encontram tirando umas borrachinhas que estão a tapar uns buraquinhos no prato interior da poli.

Com a roda colocada e o carro no ar.

Uma chave de fendas. Apertar as duas porcas até a roda ficar presa e depois aliviar um pouco de modo que caiba só um pin.......o entre a poli e o ferodo da maxila.

Sacaste a poli para ver o estado em que se encontram os calços?
Image

veronique

Post by veronique »

Não, não saquei mas espreitei pelos buracos e pareceu-me que as maxilas não estavam muito mas, também afinei nas tais anilhas dentadas e nada, o que é estranho é que os cabos junto ao travão de mão estão bem esticados quando o carro está travado. Vou ter que tirar o tambor da roda mas o que me está assustar é desapertar a femea que aperta no eixo, já uma vez tentei desapertar uma de um carro que estou a restaurar e vi-me aflito.
Paulo Pinto

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Isso é uma porca 36. Sacas o freio à porca e com a roda bem assente no chão e um bom rabo acoplado à chave, desapertas 1 ou duas voltas à porca, apenas para a aliviar.

Depois, é que levantas o carro com o macaco, não, sem aliviar tambem as porcas da roda.

Depois é só desapertares o que resta da porca 36.

Atenção que o desaperto dessa porca é normal. Desaperta no sentido retrógrado, (para a esquerda)e provávelmente quando for para a aliviar (com a roda no chão) vais ter que te pôr em cima da chave e dar balanço para cima e para baixo. Tu sabes como é!

Muito cuidado com essa manobra, ao desapertar a porca, porque fácilmente nos podemos aleijar. A chave pode escapar, o rabo pode escapar e o imprevisto acontece.

Sem a poli, pede a quem te puxe o travão de mão e vê se ele actua bem.

Se nada estiver partido ou fora do sítio, o problema será certamente, de afinação.

Boa sorte!
Image

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

O cabo pode estar partido ou não ser o indicado...ou estar mal montado.
Plastic cars sucks!

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Mas ele diz que os cabos junto ao travão de mão estão bem esticados!
Image

veronique

Post by veronique »

É isso mesmo os cabos junto ao travão de mão estão bem esticados, por isso é que acho estranho não travar, se não são as cintas a travar o que está a fazer com que os cabos fiquem esticados? quando travo com o travão de mão só vem para cima dois ou três dentes.
Paulo Pinto

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Os cabos são do tamanho certo?
Now I have a machine gun HO-HO-HO

veronique

Post by veronique »

Isso não sei mas eram os cabos que vinham com o carro quando o comprei.
Paulo Pinto

Fernando Palmela
★★★

Travão de mão

Post by Fernando Palmela »

Caros

Posso dar a minha modestia opinião, já me aconteceu o mesmo numa inspecção, o problema eram os bombites que estavam entupidos e velhos foram substituidos problema resolvido. :D
Não quero confusões para o meu lado :D
Bom trabalho.
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

marcog

Post by marcog »

Não entendo o que querem dizer, com prato, poli (é mesmo falta de know-how)...a situação deverá ser simples, saca o tambor fora e puxa o travão de mão que ficas logo com ideia do que se passa.

Para sacar isso fora, tens de tirar os tampões da jante, puxar um freio fora e tens uma porca em forma de castelo, precisas de uma boa ferramenta e possivelmente de um tubo para fazer bastante força. Quando a porca já tiver a rodar, levanta o carro, e puxas o tambor, se não vier tens uns furos atrás com uns afinadores e é questão de desafinar isso até sair.

Sem o tambor pedes a alguem para trabalhar com o travão de mão, claro que nesta altura tens o carro levantado preso nuns suportes porreiros e com uns calços nas rodas que estão no chão.

Depois de teres isso aberto, qq duvida tira foto e mete aqui.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Tenta o seguinte:
Carro com a traseira por cima, travão de mão por baixo. Afina os tambores de modo a bloquear e depois desperta de um dente. E e puxa o travão de mão.
Deves bloquear as rodas assim.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

e o travão de pé, estava bom?
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Como é que o carro passa na inspecção ????? :shock: :shock: :shock:
Pare que servem as inspecções ????? :? :?

Tens que tirar a roda fora e ver o que se passa.
Se o travão de pé trava o problema não está no bombito, mas no cabo mal montado já que fica esticado.

João

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Curioso!

Então não é que isto foi mesmo transmissão de pensamento! :D

O post colocado pelo nosso companheiro marcog, tem precisamente as mesmas características do meu que havia sido colocado cerca de 24 horas antes.

Só não sei é o que é o"know-how."

Sinceramente, não conheço essa peça num carocha. Agora "poli" e "prato" conheço e penso que 90% dos garagistas sabem ao que me refiro.

Ou esses nomes não estão correctos?
Image

Post Reply