Embraiagem "colada" ?

Post Reply
marcog

Embraiagem "colada" ?

Post by marcog »

Olá,

no fim de semana depois de parar na bomba para abastecer, ligo o motor e não consigo colocar mudança nenhuma :(

Ao carregar no pedal da embraiagem ouço um barulho metálico relativamente esquisito. Verifiquei o cabo e parece-me bom, pelo menos puxa a "manivela" na zona do eixo traseiro do lado do condutor.

Já aconteceu isto a alguém? Há maneira de levar o carro para casa assim (sem ser de reboque) ? É complicado desmontar a embraiagem?

Obrigado

Parece-me q depois dos travões, chegou a vez de tirar um curso acelarado em embraiagem...ou é melhor por no mecanico

carocha57

Post by carocha57 »

Isso parece ser sinal que a embraiagem chegou ao fim e pode estar já a roçar os cravos do disco no prato e prensa.

Como tal,sugiro que o leves ao mecânico, se não souberes como trocar a embraiagem.

Abraço

marcog

Post by marcog »

Viva,

provávelmente é ignorância com os vw ar, mas normalmente quando a embraiagem chega ao fim, não acontece exactamente o contrário (ficar a patinar) :?

efectivamente nunca troquei a embraiagem, tempo ao fim de semana e paciência tenho (até 1 mês atrás tb não percebia nada de travões de tambor), é muito complicado trocar a embraiagem? quanto é em mèdia o custo de trocar num mecânico?

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Na troca da embraiagem custa é tirar o motor e o colocar de novo no sitio, o reste não é grande espiga.
Agora pode ser o teu cabo a desfiar-se, o que faz que como ja não consegue-se dar ao suficiente na alavanca na caixa para fazer descolar o disco e por consequençai não consegue passar as mudanças, porque a desfiar a afinação esta alterada=> Comença para verificar isto, e caso seja neçessario o trocar.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Com o carro desligado, engata a segunda. Dás à chave, arranca aos saltos e ficas a andar entre os 15-45-km/h, que dá para ir até uma oficina.
Se precisares parar, desligas o motor e repetes o processo. :wink:
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

robalo

Post by robalo »

Se houves o barulho esquesito só quando carregas no pedal e não meches na alavanca de mudanças, penso que seja o rolamento de encosto ou então as molas do disco e como tal não será bom poulo em andamento

Ricardo Dias
✘✘

Post by Ricardo Dias »

Isso não tem nada de especial, quer dizer mais ou menos... É só tirares o motor.

Vê em que condições está o cabo, aquilo tem la uma borboleta para apertar e tal

Se fosse a embraiagem que tivesse ido, o mais certo era partinar, tive o mesmo problema...

Se tiveres como tirar o motor fora, substitui o disco, é simples, o que dá mais trabalho é tirar o motor fora. Há quanto tempo não leva um disco novo, em quilometros? Isso até pode ser que com afinação vá ao sitio e aguente mais uns quilometros bons...

Ah é verdade, olha que com a embraiagem vem mais uns problemas, nomeadamente, o "já agora"! Quando me aconteceu arranjei o motor todo, caixa e travões por tanto cuidado :P :P

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

O Meu julgo que seja "só" o cabo por afinar!! :roll: Espero...

O Mestre Vasco põe ok!

( O meu " Blue Machine " nunca deu problema até a uns 15 dias atrás, que a trabalhar " recusa " a 1a e a marcha-atrás! Faz um ruído como que a "arranhar"...

Mas se eu engrenar a 1a antes de o pôr a trabalhar, não há problema...a 2a-3a e 4a velocidades " entram" bem em andamento...

Espero que seja só o cabo! :roll:

Caro MarcoG:

Pensamento positivo! :wink:

Boa sorte!
Last edited by MarcoVW61 on 05 May 2008 23:27, edited 1 time in total.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Pode ser a haste onde encaixa o rolamento de encosto.

Image

João

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Parece que sofremos todos do mesmo... Agora o karmann-ghia, depois de estar tudo bem, resolveu também "dificultar" o engrenar das mudanças... Ou é cabo , ou é haste... Veremos se é fácil...
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Post Reply