afinar / desafinar travões de trás no tambor

Post Reply
surfistaprateado
✘✘✘

afinar / desafinar travões de trás no tambor

Post by surfistaprateado »

ppl, alguem dá uma ajudinha e me diz qual é o procedimento para se desafinar um pouco os travões de trás do meu menino?
Antes de "E" e de "I" NUNCA se usa "Ç" :-)

BERMORAIS

Post by BERMORAIS »

tens de os desafinar nos afinadores

levantas o carro e na parte de tras dos tambores tem um orificio onde podes meter uma chave de fendas e desafinas a gosto e vais experimentando rodar a roda á mao ate ficar como queres

convem teres uma gambiarra á mao para veres como é o afinador

marcog

Post by marcog »

Viva,

para afinar/desafinar os travões tens de levantar o carro. Idealmente para teres mais espaço podes tirar a roda fora. Deves ter umas tampinhas de borracha no tambor que tens de tirar. Tens 2 afinadores que ajustam o calço de cima e o de baixo.

Tem atenção que o sentido não é o mesmo. Se rodares ambos no mesmo sentido um estás a dar mais folga e noutro a tirar folga. Convém tb ires pressionando o pedal do travão para centrar os calços. Tem tb atenção a não ficares com a travagem desiquilibrada, ie uma roda a travar mais do que outra

É uma beca chato, mas depois de apanhares o jeito faz-se num instante.

surfistaprateado
✘✘✘

thanks!!! E fotos do sitio onde enfio a chave? Alguem tem?

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

Image

a polie tem uns furos onde metes a chave e chegas a essa "rodas dentadas" que se vêem parte inferior da fotografia...rodando, apertas ou desapertas, fazendo com que o calço raspe mais ou menos no interior do tambor....
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Essas rodas dentadas têm ressaltos para metermos a chave de fendas e proceder ao acerto. São o que eu costumo chamar de "estrelinhas".
Last edited by Miguel Brito on 16 Apr 2008 19:12, edited 1 time in total.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

split4ever
✘✘✘✘

Post by split4ever »

Para dares bem com os afinadores, vês onde está o sagrador na parte de trás e os afinadores estão no lado oposto (abaixo), tal como se pode perceber pela foto.
O grande meste dos travões é o 51reuter, crava-o para te der uma mão :wink:

Cmps,
Rocha
Vendo material para vw's antigos. Visitem os meus anúncios.
Quando me fizerem alguma compra, votem imparcialmente no meu feedback.

surfistaprateado
✘✘✘

Gracias pessoal! Vou desafinar o bicho para poder ir para a CARRAPATEIRA 8)

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

desafinar? não será melhor afinar, colocando os calços o mais proximo possivel dos tambores? se por algum motivo desta forma não funciona bem o melhor é ir à procura da origem do problema. Curar os sintomas e deixar ficar a doença não é boa solução.

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Isso de desafginar é um pouco bizarro, a não ser que as rodas fiquem demasiado quentes por excesso de fricção.

De qualquer maneira não se afina o travão com a roda fora da poli, a roda deve de estar no sitio com o carro levantado, só assim se tem a sensibilidade para sentir o arrastar ligueiro da roda.

Nos travões de traz primeiro afina-se o travão de mão (afinador do lado de traz) e so depois o outro afinador
Plastic cars sucks!

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

vw

Post by Carlos Baptista »

O calço de cima e o calço de baixo? :wink:

Não será o da esquerda e o da direita?

E tal como aqui foi dito, os travões afinam-se com a roda no ar e no sítio.

Aperta-se tudo até ao fim e depois vai-se aliviando muito ao de leve e apalpando com a nossa sensibilidade, de modo a que a roda fique aliviada, mas com o calço a cagagésimos da poli.

Os toques vão-se dando aos poucos, num e noutro afinadores.

Será bom verificar o nível do óleo de travões, no reservatório e se houver um amigo para ajudar, aproveita-se para dar uma sangradela, começando pelo lado do tubo mais comprido.

Injecta

Carrega

Injecta

Carrega

Injecta

Carrega :D
Image

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Pois, o resto esta descrito em outros topicos ou, podem consultar o manual, é facil e ajuda nos procedimentos basicos como...!
Plastic cars sucks!

surfistaprateado
✘✘✘

Pois é, estragou-me o fim de semana na carrapateira, mas n ha-de ser nada! Uma visita ao Fernando Valentim vai curar decerto esta constipaçãozita! Depois segue para a OSGA para rebaixar e depois vai visitar o Jean Melim para uma cartada na manga :wink:
E por fim, só falta mais uma pequenina coisa!!!
Quando estiver pronto, vai servir de modelo a muitos... trust me!!!

marcog

Post by marcog »

O calço de cima e o calço de baixo? Wink
no meu carro, um 1200 de 70 os calços são em cima e por baixo. Provávelmente nos vossos e do Surfista, é como na foto colocada, daí a necessidade de tirar a roda para ter mais espaço, pq o afinador de cima com a roda lá não dá jeito mesmo nenhum (especialmente atrás). Em termos de sensibilidade, com a roda ou sem roda, rodando o tambor para mim é o mesmo, sente-se e ouve-se perfeitamente o metal a roçar.

Uma dica, se tiver dificil de rodar os afinadores, provávelmente estão com ferrugem ou com porcaria, mais vale abrir o tambor, tirar fora e limpar que depois roda sem esforço nenhum.

Aliás, se alguem da zona de Lisboa precisar de ajuda com os travões, desde mudar bomba, liquido, bomnitos, calços, afinar, sangrar, etc... pode contar comigo.

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

çuo

Post by Carlos Baptista »

Ricardo!

Com uma oferta destas de que é que estás à espera!
Image

Post Reply