O carro soluça até ganhar rotação ... Qual o problema ???

Post Reply
marcodores

O carro soluça até ganhar rotação ... Qual o problema ???

Post by marcodores »

Boas !
Tenho um 1300 de 1969. Todo original ...
O carrinho está um mimo, mas... De repente começou a engasgar ligeiramente quando lhe trocava de mudança, ou seja , enquanto não ganha rotação sente-se mais ainda esse engasgar e depois com o andamento não se sente tanto.
Embora ao relantim esteja certinho...
Já troquei as velas, os platinados, condensador e até a bobine. Afinei os platinados a 0,4 e com o auxilio de uma lampada de 12v afinei o ponto do motor (pelo processo que já afinei de outras vezes : (depois de afinar a folga dos platinados, rodar a polie do motor até que fiquem centradas as marcas da polie com as marcas existentes no motor, desapertar o destribuidor, rodá-lo no sentido dos ponteiros do relógio até unir os polos dos platinados e de seguida rodar no sentido inverso até a lampada acender. depois apertar o destribuidor. )
Mesmo assim continua a engasgar e parece-me que cada vez pior.
Coloquei um filtro de gasolina à 10.000KMS atrás , poderá ser o filtro já entupido ??
Agradeço desde já a todos os que me derem dicas úteis para que possa tentar resolver este problema sem ir ao mecânico.
Obrigado. :wink:

Marco Dores

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Sempre difficil via net esta dos carburedores. A 1er vista, eu iria bomba de retoma sem debito ao suficiente.
Now I have a machine gun HO-HO-HO

carocha57

Post by carocha57 »

Isso parece o avanço do distribuidor que não está a trabalhar

marcodores

Post by marcodores »

Boas mais uma vez.
Obrigado pela vossa ajuda, penso ter resolvido o problema ao reafinar o ponto do motor no distribuidor.
Conforme descrevi afinei-o pelo processo que conheço com a lampadazinha de 12v e tal... Mas não me lembrei que o motor ganha folgas e não pode ser afinado da mesma forma do que em novo. Daí que ao trocar velas, platinado e bobine tive de reafinar o avanço e a partir daí começarem os engasgos.
Solução : depois de ter aproximado a afinação do ponto do motor com o processo tradicional acima referido, com o motor a trabalhar aliviei o aperto do distribuidor e rodei-o com muita precisão para um lado e para o outro e reparei que ao rodar no sentido do ponteiro do relogio o motor começa a ter quebras, mas se o rodar no sentido inverso noto que passo por um "ponto" onde o motor mesmo ao ralanti gaha uma nova "alma" e foi nesse ponto que o voltei a fixar (apertar). Tendo ficado numa posição diferente da afinação anterior com a lâmpada. (penso que ficou mais avançado). O que é certo é que já não engasga e ficou a "desenvolver "muito mais do que antes. :lol:
Penso não ter feito asneira com este processo e que esta minha experiência possa ajudar também mais alguém que se veja numa situação idêntica.
Por favor comentem se este processo de afinar o ponto do motor no distribuidor está correto. :idea:
Obrigado . :wink:

Marco Dores
Last edited by marcodores on 15 Apr 2008 16:16, edited 1 time in total.

marcodores

Post by marcodores »

carocha57 wrote:Isso parece o avanço do distribuidor que não está a trabalhar
Em relação ao avanço automatico acho estar a funcionar porque fiz o teste.
Retirei o tubo que vai do carburador ao avanço do distribuidor e ao fazer sucção no mesmo :lol: reparei que aciona o avanço no interior do distribuidor. :wink:

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

marcodores: fizeste tal e qual como eu faço... Primeiro acerto "pelo manual", depois dou o jeitinho para ficar melhor. Testa-se em andamento, e já está!...
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

marcodores

Post by marcodores »

Miguel Brito wrote:marcodores: fizeste tal e qual como eu faço... Primeiro acerto "pelo manual", depois dou o jeitinho para ficar melhor. Testa-se em andamento, e já está!...

Obrigado! Folgo em saber que não andava a fazer asneira...

Cumps.

Marco Dores

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

É engraçado essa maneira tradicional que falas...pensava que já ningu~em usava isso.

Quando comecei as primeiras apalpadelas na distribuição tenha uma enguenhoca com uma lampada e um fio que usava para procurar o ponto.

Se usares uma pistola, vez o que o avanço oscila num motor ja velhinho... é mesmo uma questao de sensibilidade!
Plastic cars sucks!

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

A olho e de ouvido dificilmente o motor fica no ponto certo apesar de haver muitas pessoas de opinião contrária,.

O que acontece é que por vezes, quando afinam com a pistola se esquecem que a marca na poli já tem o avanço que o motor precisa e por isso a pistola tem que estar a 0º. Já vi carros a trabalhar a 15º de avanço com as pessoas convencidas que estavam a 7.5º :shock:

João

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

vw

Post by Carlos Baptista »

Eu uso precisamente esse sistema da lâmpadazinha.

Coloco a poli no ponto e depois rodo com o distribuidor no sentido retrógrado até a lâmpada acender.

Agora a minha pergunta é a seguinte:

-Tendo a poli um traço e mais uns grauzitos à frente, dois traços, qual deles deve coincidir com a união dos cárters?

Isto, na operação inicial. Porque depois, com o motor a trabalhar dou-lhe mais um toque.

Mas não deixa de ser uma operação a olhómetro :D
Image

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

A 1º marca deve ser 0º a segunda 7.5º e a terceira 10º

Se o teu motor for um 1300 deve ser 7.5º se for 1200 deve ser 10º.

Qual o é o o número do teu motor?

Parece que afinas a 0º como não fica a andar o que querias dás um toque e ficas sem saber o avanço. :lol: engenheiros!!!!

A primeira marca a 0º usa-a para afinar as válvulas.

João

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

vw

Post by Carlos Baptista »

Não tenho o nº de cór.

O burro está na garagem.

A afinar válvulas faço assim:

1º a contrabalançar - afino o 3º

3º a contrabalançar - afino o 1º

2º a contrabalançar - afino o 4º

4º a contrabalançar - afino o 2º

Dou 015 justo em todas.

É assim?
Image

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Eu ponho a poli na marca 0ª (TDC) e afino as válvulas de admissão do cilindro 1 e 2 e as de escape do 1 e 4. Depois rodo a poli mais 360º e afino as outras. (folga de 0.15mm)

É dificil rodar a poli apenas 180º, porque não há nenhuma marca nos 180º :?

João

Post Reply