Eliminar Folga na Direcção

Varandas

Eliminar Folga na Direcção

Post by Varandas »

Boas, comprei a pouco tempo um 1303 S e noto alguma folga na direcção, nao é mto mas nota-se um pouco, para alem disso é preciso comer um bife para virar aquelas rodas. Será que estas folgas sao normais ou nao deveria ter folga nenhuma ? será possivel eliminar ?

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

de uma só vez colocaste várias questões.
1º o que entendes por folga na direcção? ouve-se algum barulho ao rodar o volante? se sim pode ser alguma rótula a cair, folga grave. podes ter também folga no interior da caixa de direcção, o que é um pouco mais dificil de comprovar. Normalmente isto averigua-se tendo em conta a relação entre o movimento do volante e as rodas, não deve ser nunca superior a 45º (1/8 de volta), rodas o volante, se as rodas só começarem a virar depois de o volante ter rodado 45º então provavelmente existe folga na caixa (isto tendo já excluído a possibilidade das rótulas que podem causar o mesmo efeito).
Direcção pesada, a causa disto pode ser também o atrás referido, mas também uma coisa tão simples como pressão dos pneus abaixo do normal.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Que largura de pneus é que tens no carro? Tens a pressão correcta (20psi)

Também pode custar muito a virar as rodas, se alguém na tentativa de tirar a folga ajustou o parafuso da caixa de direcção de forma incorrecta, por pensar que a folga estava na caixa de direcção e a deixou muito justa. Se assim foi, vais destruir a caixa de direcção em 3 tempos e elas são bem caras.

As caixas de direcção dos 1302 e 1303 são muito resistêntes e geralmente não ganham folga. Nestes carros, o que ganha folga é um eixo com duas rotulas que liga a caixa de direcção à coluna. Tens que levantar o depósito de gasolina para substituir essa peça. Atenção aos procedimentos de segurança quando estamos a trabalhar com depósitos com gasolina.

NUNCA esquecer de desligar a bateria primeiro.

João

Image

Varandas

Post by Varandas »

Ontem estive a verificar com mais calma e conforme viro o volante de um lado para o outro ouve-me um pequeno bater algures na direcção.

Os pneus sao uns 165/R15 em relação a pressao vou verificar é mesmo provavel que nao estejam correctas

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

Se ouves o bater é da peça que eu te disse com uma certeza de 98%.
O meu tem o mesmo problema...

João

ricardoliveira

ora bem...

Post by ricardoliveira »

a folga do meu... eu vou a direito, rodo o volante para direira ou para a esquerda uns 20º e só depois é que o gajo se lembra de virar... não ouço peças a estalar ou do género... como afino a direcção para ficar em concordância volante rodar e pneus tambem rodarem ?

Obrigado.
Vw Fuscão 1500 - www.mygarage.tk

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Post by Hong Kong Syndicate »

Podes ter folga nas ponteiras de direcção.Ao abanar o volante consegues anotar um "vazio" antes da direcção comecar a oferecer resistançia?
Now I have a machine gun HO-HO-HO

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Houve melhoramentos na direcção dos 1303 em 74 (alteração do camber) e 75 (Substituição da caixa), portanto isso só vem confirmar que em 73 algo não estava perfeito.
(o\ | /o)

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

estevo wrote: portanto isso só vem confirmar que em 73 algo não estava perfeito.
:lol: E se olharmos para um split chegamos à conclusão que muita coisa não estava perfeita...mas são os que mais valem :wink:

João

ricardoliveira

BINGO!

Post by ricardoliveira »

Podes ter folga nas ponteiras de direcção.Ao abanar o volante consegues anotar um "vazio" antes da direcção comecar a oferecer resistançia?
Exactamente... o que será ?

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Muito provalmente tens ou a caixa de direcção a precisar de manutenção (vazia, ou com folgas a mais, ou simplesmente a necessitar de afinação) ou as ponteiras de direcção velhas. Eu ia mais a caixa de direcção sem oleo.

dleitao

Post by dleitao »

Tenho o mesmo problema com o volante da bay. a circular a direito posso virar o volante ai uns 5 ou 6º sem haver resistencia. presumi que fosse normal num carro com 33 anos.
Gimbras, uma sueca em Portugal...
Image

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Ter um pouco de folga tanbem não é nada de anormal

ricardoliveira

pois...

Post by ricardoliveira »

pf ajudem-me entao a consertar...

o que devo fazer para verificar cada hipotese e o que devo fazer para consertar... gracias...

estevo
✘✘✘

Post by estevo »

Espanta-me como é que alguém conduz com folga na direcção, isso a mim dá-me uma sensação de insegurança que eu não tolero.

Eu também tenho um 1303-S de 73, mas que obviamente não tem folga na direcção (pelo menos perceptível). A única coisa que eu fiz foi substituir as rótulas e o amortecedor, além dos respectivos alinhamentos e afinações.
(o\ | /o)

Post Reply